Plataforma de ecommerce

Tudo o que você precisa saber sobre plataforma de ecommerce

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Plataforma de ecommerce é uma ferramenta para criar lojas virtuais. Com ela a pessoa empreendedora consegue personalizar e gerenciar todo o negócio. Desde fazer o cadastro dos produtos, cobrar aos clientes, gerenciar a logística, estoques e preços, até diversas outras funções importantes que fazem parte do dia a dia de quem vende internet.

As pessoas passaram a fazer muita coisa na internet, se comunicar, trabalhar, se divertir, estudar, comprar produtos e contratar serviços. (Você, por exemplo, está aqui aprendendo sobre plataforma de ecommerce na internet). Com as mudanças de hábitos dos consumidores e o crescimento das vendas onlines nos últimos, vender pela internet passou a exigir muito mais que ter um perfil nas redes sociais.

Além de tudo isso, a concorrência também aumentou. Então, para se diferenciar dos concorrentes, passar confiança e realmente atrair os consumidores, é super importante ter uma boa estratégia e contar com ajuda da tecnologia.

Você pode fazer isso, investindo em diversos canais de venda, mas que sejam integrados por um um principal: uma plataforma de ecommerce.

Para tudo ficar bem explicado e mais fácil de entender, neste conteúdo você vai encontrar tudo o que precisa sobre plataforma de ecommerce.

Ajuste a luz do seu celular ou computador, fique confortável e vamos começar.
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O que é uma plataforma de ecommerce?

Plataforma de ecommerce é um software, uma tecnologia, que permite você criar sua loja virtual para vender na internet, sem precisar ter conhecimento técnico para isso. Ou seja, você consegue colocar a mão na massa e sem muito mistério começar a vender na internet de um jeito profissional.

Por exemplo, na Loja Integrada, que é uma plataforma de ecommerce, você consegue criar sua loja virtual em cinco passos: faz um cadastro básico, prepara o visual da loja, adiciona os produtos, escolhe as formas de pagamento, seleciona os métodos de envio e pronto!

Além de permitir criar a sua loja virtual e ter a vitrine dos seus produtos online, com a plataforma de ecommerce você pode fazer toda a gestão do seu negócio em um só lugar.

Então, por exemplo, se você já tem uma loja física, ao usar uma plataforma você vai conseguir centralizar a gestão do seu negócio e, assim, ter controle do estoque, de questões fiscais e de comunicação de um jeito mais simples.

A seguir você vai entender melhor como funciona uma plataforma de ecommerce.

Como funciona uma plataforma de ecommerce?

Como comentamos no tópico anterior, uma plataforma de ecommerce permite que você crie sua loja virtual e faça a gestão do seu negócio. Porém, para que isso aconteça ela precisa estar conectada a outras plataformas, o que chamamos de integrações. Como assim?

Imagine que você vai começar o seu negócio online. Na plataforma de ecommerce você vai colocar as suas informações, preparar o visual, cadastrar os produtos (imagens, descrição e preço), definir as formas de pagamento, configurar as formas de envio e preparar cupons de descontos para atrair a clientela.

Destas ações que listamos, para pelo menos duas delas, você vai precisar ter integrações na sua loja virtual. Ao configurar as formas de pagamento, é necessário conectar a plataforma de ecommerce da sua loja a uma adquirente (Ex: Stone, a Cielo e a Rede) ou um intermediador de pagamento (Ex: Pagali, Mercado Pago e Pagseguro).

Para as formas de envio acontece a mesma coisa, é necessário conectar sua plataforma de ecommerce a uma empresa de envio (Ex: Enviali, Correios e Melhor Envio).

Então, para que uma plataforma de ecommerce funcione ela precisa contar com boas integrações, que vão permitir que tudo funcione bem e você consiga focar no que realmente importa: conquistar vendas!

Quais são as vantagens de uma plataforma de ecommerce?

Por falar em focar no que realmente importa, ao contratar uma plataforma de ecommerce para o seu negócio, você conta com algumas vantagens.

Confira quais são:

1.Facilidade de uso

A primeira vantagem de uma plataforma de ecommerce é sua facilidade de uso. Isso porque a maioria é criada para que qualquer pessoa consiga criar uma loja virtual, mesmo sem ser uma pessoa profissional de TI ou ter experiência prévia no assunto.

Além disso, a partir de pesquisas sobre a experiência do usuário, de modo geral, as plataformas fazem constantes melhorias em seus serviços. Dessa forma, o sistema estará sempre funcionando de forma acessível aos lojistas.

2.Estabilidade da plataforma

Por falar em sistema, quando você usa uma plataforma de ecommerce, você cria o seu site a partir de servidores estáveis e seguros. Isso porque os investimentos em infraestrutura costumam ser prioridade das empresas que desenvolvem plataformas de ecommerce.

Por causa disso, você não vai precisar se preocupar com servidores, sistemas e outros fatores complicados. Seu foco total será as vendas!

3.Integrações com outras soluções

Mais uma vantagem de uma plataforma de ecommerce é a possibilidade de fazer integrações com diversas outras soluções, como meios de pagamento e de envio para sua loja virtual de forma simples.

Em uma plataforma de ecommerce boa, com poucos cliques, você consegue ativar um meio de pagamento e disponibilizá-lo como uma opção para os seus clientes.

Além disso, como as plataformas negociam com os adquirentes ou intermediadores de pagamento e de envio considerando o total de lojas que utilizam o serviço, conseguem melhores taxas e condições do que uma pessoa empreendedora sozinha que contratasse os serviços.

Tipos de integrações que não podem faltar na sua loja virtual.

4.Suporte

Quando você cria um site de vendas por conta própria, não terá um suporte com o qual contar caso tenha algum problema. Mas quando você usa uma plataforma de ecommerce, a empresa responsável oferece atendimento para auxiliar as pessoas lojistas.

Esse suporte pode ajudar desde em casos quando você não consegue usar algum recurso ou até os momentos em que acontecer algum bug em seu site que precise ser corrigido.

5.Custos

Criar um site do zero demanda mais investimento e quando o assunto é um ecommerce mais ainda. Isso porque ele exige muitas páginas de produtos e categorias, além de especificidades para envio e pagamentos. Além disso, cada vez que você precisar de algum ajuste ou alteração, terá de pagar ao profissional que criou seu site por seu tempo de trabalho.

Já com uma plataforma de ecommerce SaaS (vamos explicar melhor no próximo tópico), você paga uma mensalidade para ter tudo o que citamos até aqui, sem precisar gastar um tantão de dinheiro.

Mas, afinal, como escolher uma boa plataforma de ecommerce? Vamos descobrir!

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Quais são os tipos de plataformas de ecommerce?

Antes de escolher a melhor plataforma de ecommerce para sua loja virtual, é importante conhecer quais são os tipos disponíveis no mercado. Existem diferentes tipos, que atendem negócios com tamanhos e necessidades variadas. Para encontrar a melhor opção para você, é importante analisar a sua realidade, assim como as suas prioridades e o seu orçamento disponível.

Os tipos de plataformas de ecommerce são os seguintes:

Plataformas SaaS (Software as a Service)

SaaS é uma sigla em inglês para software as a service, que em bom português quer dizer software como serviço. Neste modelo, você contrata o serviço de uma plataforma, o sistema é disponibilizado na nuvem e você pode acessar de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Exemplos de plataformas SaaS que provavelmente você conhece e até usa: Netflix e Spotify

Sendo assim, essas empresas ficam responsáveis pelo suporte e pela atualização da tecnologia e cobram o pagamento para o uso da infraestrutura.

Plataformas open source

As plataformas open source possuem um código-fonte aberto, disponibilizado para uso gratuito. O que isso quer dizer? Quer dizer que elas permitem mais personalização, podendo ser alteradas de acordo com as necessidades e preferências do negócio.

No caso das plataformas open source, a implementação e manutenção exigem um conhecimento técnico avançado e possuem um maior risco de segurança, já que o código do sistema é facilmente acessado por qualquer pessoa.

Por isso, neste caso, é necessário contratar pessoas desenvolvedoras especializadas na implementação e personalização da plataforma, além de mantê-la protegida contra possíveis ataques.

Plataformas proprietárias

Já nas plataformas proprietárias, o código do sistema pertence a uma empresa que desenvolveu. Isso quer dizer que a pessoa lojista, que deseja criar uma loja virtual, encontra a grande parte dos serviços de criação e gestão da loja já prontos para serem usados, sem precisar contar com time de desenvolvimento para fazer a integração.

Esse tipo de plataforma é interessante para quem precisa de uma solução pronta para usar, conhecida como plug & play. Mas, é importante lembrar que as possibilidades de personalização muitas vezes são mais limitadas.

Plataformas de desenvolvimento próprio

Como o próprio nome já diz, esse tipo de plataforma é criado do zero, sem o uso de códigos abertos. Isso envolve criar do zero todos os aspectos da loja virtual, como o visual do site, o checkout e o sistema de gestão, etc.

Neste caso, a personalização é bem ampla, mas também os custos são mais altos e demora mais para tudo ficar pronto, já que precisa contar com o tempo de desenvolvimento e a implementação da plataforma.

Como escolher uma plataforma de ecommerce boa?

No tópico anterior, vimos os tipos de plataformas de ecommerce disponíveis no mercado. Agora, vamos listar o que você precisa levar em consideração para escolher uma boa plataforma para o seu negócio. Vamos dividir em aspectos de negócio e técnicos.

Aspectos de negócio
Aspectos de técnicos

Seu objetivo

O primeiro passo para escolher uma plataforma de ecommerce é definir o seu objetivo. O que você quer para o seu negócio? Quais são as suas metas? O que você deseja conquistar? Ou seja, planejamento! Antes de qualquer coisa, você precisa ter um planejamento bem feito!

Responder a essas perguntas é muito importante para tomar as decisões do negócio. Por exemplo, se você deseja atuar em um mercado altamente competitivo, com um público bastante exigente, com concorrentes de alto nível, acha que os consumidores escolheriam um ecommerce que entrega baixa qualidade e confiabilidade? Com certeza não!

Por isso, avalie os seus objetivos e pense no que você deseja para o seu negócio em termos de estrutura e capacidade.

Seu produto

Outro ponto muito importante é analisar o produto que será oferecido. Afinal, o tipo do produto deve ser facilmente comercializado na plataforma e também condizente com todo o layout da loja virtual.

Por exemplo, imagine que você vende equipamentos hospitalares para o mercado. Será que o seu cliente vai preferir comprar em um site especializado nesse tipo de equipamento ou se arriscaria nas redes sociais ou em marketplaces generalistas?

Seu orçamento disponível

Por fim, claro, não podemos nos esquecer do seu orçamento! O custo benefício de cada plataforma deve ser levantado para que isso não se torne um problema no futuro.

Avalie os pacotes e planos oferecidos por cada plataforma de ecommerce do mercado e determine o que está dentro do seu orçamento e aquelas que estão fora.

Descubra quanto custa para abrir uma loja virtual

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Layout personalizável e responsivo

O visual da loja é muito importante, afinal é a vitrine do seu negócio! Então, ter um layout agradável é fundamental para gerar uma boa experiência de compra para o seu cliente.

Pesquisa por plataformas de ecommerce que oferecem temas padrão com boa usabilidade, com carregamento rápido das páginas e que você consiga customizar de acordo com a identidade da marca. Também é importante que a plataforma de ecommerce ofereça a possibilidade de você contratar uma agência terceirizada que crie um layout personalizado para a sua loja virtual.

A Loja Integrada, por exemplo, possui temas padrão gratuitos que são desenvolvidos pelo Google. E também tem um super ecossistema de agências parceiras para o desenvolvimento de layouts personalizados.

Também é importante que a plataforma ofereça uma versão mobile para a sua loja. Isso porque, as compras online por dispositivos móveis estão em constante crescimento. Cerca de 87% dos brasileiros usam o smartphone nas compras pela internet, segundo a pesquisa “Consumo online no Brasil”.

Quando você facilita a navegação no site e oferece uma boa experiência em qualquer dispositivo, as chances de conquistar mais vendas aumentam.

Meios de pagamento

Outro ponto super importante, é que a plataforma de ecommerce escolhida tenha integração com os principais meios de pagamento do mercado.

Os clientes precisam se sentir seguros e confiantes durante todo o processo de compra. Por isso, priorize integrações com soluções de pagamento que ofereçam um , que seja simples e seguro, para proteger os dados do usuário e diminuir as chances de abandono de carrinho.

Frete e logística

De acordo com o Baymard Institute, 49% das pessoas que compram na internet desistem do produto por causa do valor do frete e outras taxas. Daí, já podemos perceber como é importante contar com uma boa logística e valores de frete competitivos.

Para oferecer as melhores soluções logísticas para o consumidor, contrate uma plataforma ecommerce que tenha integração com os Correios e com as principais transportadoras do mercado.

Quando você disponibiliza diferentes opções de frete para o consumidor, ele pode escolher a mais vantajosa e, assim, aumentam as chances dele finalizar a compra.

Gestão do ecommerce

A plataforma de ecommerce escolhida para a sua loja virtual precisa oferecer ferramentas para a gestão do seu negócio, como acompanhamento de vendas e geração de relatórios.

Também é importante que tenha integrações com soluções externas que facilitem ainda mais a sua vida.

Algumas integrações importantes no ecommerce são:

    Sistemas de gestão (ERPs);

    Marketplaces;

    Ferramentas de marketing digital;

    Ferramentas de monitoramento.

Infraestrutura e segurança

A plataforma precisa oferecer segurança e estabilidade, isso para que a sua loja virtual esteja sempre no ar e aguente possíveis aumentos de tráfego, em datas como a Black Friday e Natal, por exemplo.

A segurança da informação é um ponto muito importante para evitar qualquer problema de invasão e conquistar a confiança dos consumidores no seu site. Para isso, busque uma plataforma que apresente selos e certificados de segurança.

Também é importante verificar se a plataforma está em constante atualização em relação ao mercado, com lançamento de novas funcionalidades e manutenção frequentes.

Escolher a plataforma de ecommerce é um passo fundamental para o sucesso do seu negócio online. Por isso, busque opções confiáveis, que tenham um bom histórico e avaliações positivas no mercado.

Quer saber mais, confira o vídeo que a Bia preparou com dicas para te ajudar a escolher a plataforma de ecommerce ideal.

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Como saber qual plataforma é a mais indicada para o seu negócio?

Diante de tantos aspectos para analisar, como saber qual é a plataforma de ecommerce que se encaixa perfeitamente no seu negócio? A dica aqui é comparar!

Faça uma pesquisa das principais plataformas do mercado. Se possível, converse com pessoas que utilizam essas opções e faça questionamentos profundos. Pergunte como elas funcionam, quais são os pontos positivos e negativos, quais recursos mais utilizam e se recomendam.

Depois disso, pense em todos os pontos que listamos e faça um ranking com as opções de plataformas encontradas. Vá marcando tudo o que é mais relevante para você e em quais delas você terá esses recursos. No final, você terá menos opções do que quando começou, isso se já não achar aquela ideal!

Conheça e se inspire com marcas que estão crescendo no mercado!

Conhecer mais

Já tenho uma plataforma de ecommerce, quais cuidados devo ter ao migrar de plataforma?

Quando a gente vai mudar de casa, precisamos tomar cuidado com vários aspectos, como: medir os espaços do novo lugar, pagar o caução ou ter um fiador, mudar titularidade de contas, e por aí vai…

Quando você quer migrar de plataforma de ecommerce, é do mesmo jeito! Você precisa levar em consideração alguns aspectos super importantes, para evitar surpresas desagradáveis mais na frente.

Confira a lista com os cuidados ao migrar de plataforma e depois todos os detalhes de cada um:

Planejar a migração
Analisar o domínio
Preservar os dados
Cuidado com a segurança
Pensar no visual
Lembrar do SEO
Testar tudo
Encontre uma empresa parceira

O primeiro passo, que costuma ser deixado de lado por muita gente, é o planejamento da migração. Ele dá um pouco de trabalho, mas é muito importante. Isso porque é bem comum que pessoas lojistas queiram mudar de plataforma por estarem insatisfeitas. E quando estamos insatisfeitos, queremos logo resolver.

Mas para mudar de plataforma e não ter dor de cabeça depois é preciso ter paciência e planejar.

No planejamento você precisa analisar as possíveis soluções, ver os prós e contras, conhecer bem direitinho todas as funcionalidades, analisar se consegue fazer a migração por conta própria ou precisa de um profissional, o tempo que vai durar, as etapas, etc.

Planeje com calma a migração da sua plataforma e evite problemas no futuro!

Quando você já estiver colocando a mão na massa, um dos primeiros passos é analisar o seu domínio. Confira no próximo tópico mais detalhes sobre o assunto.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter a certeza que tem todas as senhas de acesso do seu domínio (proprietário e administrador) e que o registro do futuro domínio esteja em ordem.

Isso é fundamental! Afinal, sem acesso ao domínio e sem a gestão do DNS, fica impossível migrar de plataforma.

Um dos passos principais na mudança de plataforma de ecommerce é a migração dos dados. São informações importantes como: listas de clientes e logins, produtos e descrições, histórico de pedidos e compras em andamento, conteúdos das páginas, inscrições de newsletter, publicações no blogs, etc.

Antes de tomar qualquer atitude, veja se o seu banco de dados vai estar disponível na nova plataforma. Algumas ferramentas permitem a importação automática de informações, como a descrição de produtos e histórico de clientes.

Para evitar que esses dados sejam perdidos, faça backups de todo seu site e mantenha a plataforma antiga disponível para quem administra por algum tempo por precaução.

Talvez seja necessário colocar os dados manualmente. O processo, infelizmente, pode ser lento e exige bastante atenção. Por isso, deve ser previsto no planejamento com antecedência e feito durante um período de baixo tráfego no seu ecommerce, por exemplo durante uma madrugada.

Também é importante levar em conta a migração de dados referentes às soluções de gestão, como ferramentas de ERP, CRM e gateway ou intermediador de pagamentos.

Para ter uma migração de plataforma segura, você precisa conferir se a plataforma de ecommerce nova oferece certificados de segurança, como o certificado SSL. Dessa forma, todos os produtos, pedidos e cadastros vão estar protegidos ao longo do processo.

A ativação do certificado SSL em um ecommerce pode demorar até 24h e, durante esse tempo, a sua loja virtual será apontada como “insegura”. Então, quando fizer a migração, avise aos seus clientes que o site está em manutenção, pode ser um email, mensagens nas redes sociais e até um pop-up no próprio site.

Vale dizer para você não deixar essa mudança para última hora! Isso porque a segurança e confiança do cliente são aspectos bem fundamentais.

Se o layout do seu ecommerce for personalizado, procure pela empresa ou designer freelancer, para te ajudar na migração do visual do seu site.

Dica: não é indicado mudar o todo o layout do seu ecommerce em uma migração, isso porque os seus clientes podem estranhar tantas mudanças ao mesmo tempo.

Investir em técnicas de SEO é fundamental para o sucesso de uma loja virtual. O uso correto de palavras-chave, títulos otimizados e boas descrições de imagens, por exemplo, ajudam ao seu ecommerce a conquistar melhores posições nos resultados de busca orgânica.

Quando uma pessoa lojista migra de plataforma de ecommerce, todas as ações de SEO podem ser perdidas caso não exista o cuidado necessário.. O ideal é que o endereço das páginas não se altere devido à migração, mas caso isso ocorra a loja pode trabalhar com direcionamentos automáticos para as URLs corretas - o redirecionamento 301.

O redirecionamento 301, é um código de status que fala para o Google que uma URL está em um novo lugar. Ou seja, ele garante que não aconteçam erros técnicos, ajuda a conservar o ranqueamento do seu site e mantém o número de visitas orgânicas.

Teste tudo! Faça testes de pedidos e veja se o ecommerce está conectado corretamente ao gateway de pagamento, logística, sistema antifraude, ERP e com os certificados de segurança certos.

Depois de migrar, espere um tempo de funcionamento, e veja pelo Google Analytics se a migração foi bem sucedida e se o número de visitantes refletiu as mudanças.

Todas essas etapas podem ser facilitadas se você encontrar uma empresa parceira para te apoiar na migração de plataforma. Assim, você tem mais garantia de que o processo vai acontecer da forma certa e não ficará na mão.

Além disso, as empresas e profissionais são ótimos aliados estratégicos, oferecendo orientações durante o processo da migração de plataforma.

Para facilitar a sua vida na hora de encontrar a agência ou profissional certo, na Loja Integrada você encontra um super ecossistema de parceiros para personalizar e configurar o seu ecommerce.

Conheça os parceiros certificados da Loja Integrada!

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Quanto custa uma plataforma de ecommerce?

Como você já deve ter percebido, a plataforma de ecommerce é o coração da loja virtual. Isso porque tudo o que dá vida a este modelo de negócio parte do local no qual ele está inserido - a plataforma.

O custo da plataforma varia muito de acordo com a necessidade do seu negócio. Mas, pesquisando no mercado você encontra valores entre R$39 para modelos mais simples, até R$8 mil numa loja virtual bem elaborada.

Lembre-se! É fundamental levar em consideração o objetivo do seu negócio para escolher a plataforma ideal e até mesmo avaliar o custo-benefício das soluções oferecidas no mercado.

A boa notícia é que com a Loja Integrada você pode criar sua loja virtual de um jeito bem prático e não paga comissão por vendas! Isso mesmo, com nossos planos você tem à sua disposição diversas funcionalidades para começar seu negócio com o pé direito. Nosso plano de entrada custa R$39, no modelo anual e R$49 no mensal, e você já tem benefícios como temas padrão grátis e suporte feito por pessoas via Whatsapp.

Para criar sua loja é simples, basta acessar a página, preencher o formulário e seguir os passos que vão aparecer na sua tela!

Se liga na ideia: Abre uma loja virtual

Botar sua loja no ar? Mais rápido que fazer miojo. Começa aí do lado. É grátis! 🤑

8 ou mais caracteres com número, maiúsculas e minúsculas

Quando clicar você concorda com os Termos de Uso e Política de privacidade,tá?

Existe uma plataforma de ecommerce para iniciantes?

Talvez você esteja dando os primeiros passos nas vendas online e busque uma plataforma de ecommerce para iniciantes, que atenda as necessidades de pequenos e médios negócios. A boa notícia é que sim, esse modelo de plataforma existe!

No mercado você encontra algumas plataformas dentro do modelo SaaS que oferecem soluções para quem está começando. A seguir vamos listar algumas opções disponíveis no mercado. Mas, já queremos comentar, que umas das plataformas de ecommerce mais utilizadas no Brasil por pequenos e médios empreendedores é a Loja Integrada.

Isso porque a LI consegue entregar uma solução robusta, mas que é simples de usar. Além de contar com planos que cabem no seu bolso. 😉

Exemplos de plataformas de ecommerce para quem está começando

    Dooca

    Iset

    JetCommerce

    Loja Virtual

    Bagy

Quem vende em redes sociais e Whatsapp precisa de uma plataforma de ecommerce?

É muito comum pessoas lojistas começarem a jornada das vendas na internet usando as redes sociais e ferramentas de mensagem como Whatsapp. Mas será que com o passar do tempo, a medida em que o número das vendas vai crescendo esses canais são suficientes?

A verdade é que as redes sociais e o Whatsapp são sim ótimos canais de venda, porém dependendo do volume de pedidos, ou até mesmo do tipo de produto e logística, eles não são suficientes para atender às necessidades do lojista e do cliente.

Então, isso quer dizer que usar apenas as redes sociais e o Whatsapp como canais de venda pode fazer a pessoa lojista perder dinheiro. Além disso, existem alguns outros pontos importantes!

Vender só nas redes sociais ou no Whatsapp é como se você morasse em uma casa alugada e a qualquer momento o dono do imóvel pode pedi-lo de volta. Ou seja, você acaba não tendo 100% de controle sobre a loja, já que a qualquer momento a rede social pode ficar fora do ar, ou até mesmo, algum algoritmo mudar e atrapalhar as suas vendas.

Quando você contrata uma plataforma de ecommerce e cria a sua loja virtual, todas essas dificuldades que comentamos ficam de lado. Isso porque, você consegue atender de forma organizada um alto volume de pedidos, consegue ter apoio logístico para o seu estoque e envios e, além de tudo, a loja é sua e você tem total liberdade e segurança para fazer o que quiser!

Estamos dizendo para você não usar as redes sociais e o Whatsapp? Não, não mesmo!

Eles são canais fundamentais, tanto de venda, como de comunicação e podem ser poderosos se trabalharem juntos. Isso mesmo! O cenário ideal, para conquistar mais vendas na internet, é contar com todos os benefícios de uma plataforma de ecommerce e utilizar as redes sociais e o Whatsapp de forma integrada.

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Assim temos uma combinação boa demais! Mas e o marketplace, onde entra nessa história? Vamos ver a seguir!

Qual a diferença entre plataforma de ecommerce e marketplace?

Se você está pesquisando sobre plataformas de ecommerce e quer começar a vender na internet, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo vende em marketplaces. Mas será que eles são a mesma coisa? Será que dá para vender em marketplace e ecommerce ao mesmo tempo? Vamos descobrir!

Como vimos, a plataforma de ecommerce é onde você cria a sua loja virtual e pode vender seus produtos online, já o marketplace é um canal de venda, que funciona tipo um shopping virtual, onde diversas lojas vendem produtos no mesmo lugar.

Sendo assim, quando você utiliza uma plataforma de ecommerce você pode integrar a um ou mais marketplaces e vender seus produtos ao mesmo tempo. Na Loja Integrada, por exemplo, você consegue integrar sua loja virtual com dezenas de marketplaces a partir dos aplicativos parceiros.

Como a loja virtual pode impulsionar suas vendas em Marketplaces

Principais diferenças entre ecommerce e marketplace

Investimento

Na loja virtual própria, você será a pessoa responsável por contratar uma plataforma de ecommerce, definir o visual da loja, escolher e conectar a solução de pagamentos, configurar o envio, etc.

No marketplace, existe uma empresa que se ocupa dessa parte. Neste caso, assuntos relacionados a segurança, pagamento, política de privacidade, não estão em suas mãos. O que você terá de fazer é avaliar as taxas, conhecer as exigências da empresa e, se aceitar, passar a vender pelo shopping virtual.

É por isso que ao utilizar uma plataforma de ecommerce e criar sua loja virtual, o investimento inicial tende a ser bem maior.

Divulgação

O marketing digital é uma das melhores formas de atrair pessoas para o seu negócio. Uma loja virtual que não investe em marketing online possivelmente não terá sucesso, já que não terá condições de competir com outros nomes do mercado.
É neste cenário que temos uma das grandes diferenças entre ecommerce e marketplace: no ecommerce o planejamento marketing é todo seu. O investimento e a estratégia dependem de você! Em contrapartida, quem ganha visibilidade também é a sua marca.

No marketplace, a divulgação não passa por você. A plataforma faz todo o trabalho, a publicidade e a propaganda voltadas para promover a marca do marketplace. Por isso tem gente que compra em um marketplace muitas vezes sem saber que, na verdade, os produtos são vendidos por outros lojistas.

Frete e logística

De acordo com o Baymard Institute, 49% das pessoas que compram na internet desistem do produto por causa do valor do frete e outras taxas. Daí, já podemos perceber como é importante contar com uma boa logística e valores de frete competitivos.

Para oferecer as melhores soluções logísticas para o consumidor, contrate uma plataforma ecommerce que tenha integração com os Correios e com as principais transportadoras do mercado.

Quando você disponibiliza diferentes opções de frete para o consumidor, ele pode escolher a mais vantajosa e, assim, aumentam as chances dele finalizar a compra.

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Alcance

Uma das vantagens de vender na internet é a possibilidade de poder ter um grande alcance. Afinal, não existem barreiras físicas para conquistar os clientes. Mas a gente sabe que quem está dando os primeiros passos e criando uma loja virtual nem sempre tem tanto dinheiro para investir em marketing e fazer uma grande campanha.

É aí que o marketplace pode ser um grande aliado. Isso mesmo! Aliado e não uma outra opção. Isso porque o marketplace costuma ter um grande tráfego de visitantes e para quem ainda não é conhecido, é uma excelente maneira de manter as vendas ativas até ganhar uma certa reputação e aumentar o número de visitantes no próprio ecommerce.

Sendo assim, ecommerce e marketplaces são excelentes canais de venda para serem trabalhados juntos.

Veja como fazer integração do ecommerce com marketplace

Pagamentos

As formas de pagamento na internet não param de evoluir, em especial na internet e as pessoas gostam de usar essas novidades. Mas, para que você use todas essas opções de pagamento na sua loja virtual pode haver um custo. E cada solução de pagamento cobrará um valor por isso.

Ao vender seus produtos em um marketplace, a pessoa lojista não tem custos adicionais com formas de pagamento, apenas a taxa administrativa cobrada pelo marketplace como intermediador das negociações (essa taxa merece atenção, ein!).

Ou seja, uma preocupação a menos e você sabe exatamente quanto vai gastar para ter acesso a quantas opções de pagamento forem possíveis.

Concorrência

No ecommerce você pode até demorar um pouco mais para fazer sua marca ser reconhecida, mas uma vez que tenha chegado lá, sua clientela acaba sendo fiel. Você também consegue manter um relacionamento mais próximo, nutrir seus leads e clientes com conteúdo de qualidade e estimular novas compras.

Já no marketplace a concorrência está colada a você e, muitas vezes, o único diferencial é o preço. Afinal, não tem como fugir de ter seu produto lado a lado com o do concorrente, sendo comparado. Você precisa ser relevante no marketplace para conquistar espaço!

Quer mais dicas para vender em marketplace? Confira a edição do ABC da Loja Integrada sobre o assunto!

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Tudo o que você precisa saber sobre plataforma de ecommerce