Plataforma de ecommerce é uma ferramenta para criar lojas virtuais. Com ela a pessoa empreendedora consegue personalizar e gerenciar todo o negócio. Desde fazer o cadastro dos produtos, cobrar aos clientes, gerenciar a logística, estoques e preços, até diversas outras funções importantes que fazem parte do dia a dia de quem vende internet.
Além de tudo isso, a concorrência também aumentou. Então, para se diferenciar dos concorrentes, passar confiança e realmente atrair os consumidores, é super importante ter uma boa estratégia e contar com ajuda da tecnologia.
Você pode fazer isso, investindo em diversos canais de venda, mas que sejam integrados por um um principal: uma plataforma de ecommerce.
Para tudo ficar bem explicado e mais fácil de entender, neste conteúdo você vai encontrar tudo o que precisa sobre plataforma de ecommerce.
Ajuste a luz do seu celular ou computador, fique confortável e vamos começar.
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O que é uma plataforma de ecommerce?
Plataforma de ecommerce é um software, uma tecnologia, que permite você criar sua loja virtual para vender na internet, sem precisar ter conhecimento técnico para isso. Ou seja, você consegue colocar a mão na massa e sem muito mistério começar a vender na internet de um jeito profissional.
Por exemplo, na Loja Integrada, que é uma plataforma de ecommerce, você consegue criar sua loja virtual em cinco passos: faz um cadastro básico, prepara o visual da loja, adiciona os produtos, escolhe as formas de pagamento, seleciona os métodos de envio e pronto!
Além de permitir criar a sua loja virtual e ter a vitrine dos seus produtos online, com a plataforma de ecommerce você pode fazer toda a gestão do seu negócio em um só lugar.
Então, por exemplo, se você já tem uma loja física, ao usar uma plataforma você vai conseguir centralizar a gestão do seu negócio e, assim, ter controle do estoque, de questões fiscais e de comunicação de um jeito mais simples.
A seguir você vai entender melhor como funciona uma plataforma de ecommerce.
Como funciona uma plataforma de ecommerce?
Como comentamos no tópico anterior, uma plataforma de ecommerce permite que você crie sua loja virtual e faça a gestão do seu negócio. Porém, para que isso aconteça ela precisa estar conectada a outras plataformas, o que chamamos de integrações. Como assim?
Imagine que você vai começar o seu negócio online. Na plataforma de ecommerce você vai colocar as suas informações, preparar o visual, cadastrar os produtos (imagens, descrição e preço), definir as formas de pagamento, configurar as formas de envio e preparar cupons de descontos para atrair a clientela.
Destas ações que listamos, para pelo menos duas delas, você vai precisar ter integrações na sua loja virtual. Ao configurar as formas de pagamento, é necessário conectar a plataforma de ecommerce da sua loja a uma adquirente (Ex: Stone, a Cielo e a Rede) ou um intermediador de pagamento (Ex: Pagali, Mercado Pago e Pagseguro).
Para as formas de envio acontece a mesma coisa, é necessário conectar sua plataforma de ecommerce a uma empresa de envio (Ex: Enviali, Correios e Melhor Envio).
Então, para que uma plataforma de ecommerce funcione ela precisa contar com boas integrações, que vão permitir que tudo funcione bem e você consiga focar no que realmente importa: conquistar vendas!
Quais são as vantagens de uma plataforma de ecommerce?
Por falar em focar no que realmente importa, ao contratar uma plataforma de ecommerce para o seu negócio, você conta com algumas vantagens.
Quais são os tipos de plataformas de ecommerce?
Antes de escolher a melhor plataforma de ecommerce para sua loja virtual, é importante conhecer quais são os tipos disponíveis no mercado. Existem diferentes tipos, que atendem negócios com tamanhos e necessidades variadas. Para encontrar a melhor opção para você, é importante analisar a sua realidade, assim como as suas prioridades e o seu orçamento disponível.
Os tipos de plataformas de ecommerce são os seguintes:
Plataformas SaaS (Software as a Service)
SaaS é uma sigla em inglês para software as a service, que em bom português quer dizer software como serviço. Neste modelo, você contrata o serviço de uma plataforma, o sistema é disponibilizado na nuvem e você pode acessar de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Exemplos de plataformas SaaS que provavelmente você conhece e até usa: Netflix e Spotify
Sendo assim, essas empresas ficam responsáveis pelo suporte e pela atualização da tecnologia e cobram o pagamento para o uso da infraestrutura.
Plataformas open source
As plataformas open source possuem um código-fonte aberto, disponibilizado para uso gratuito. O que isso quer dizer? Quer dizer que elas permitem mais personalização, podendo ser alteradas de acordo com as necessidades e preferências do negócio.
No caso das plataformas open source, a implementação e manutenção exigem um conhecimento técnico avançado e possuem um maior risco de segurança, já que o código do sistema é facilmente acessado por qualquer pessoa.
Por isso, neste caso, é necessário contratar pessoas desenvolvedoras especializadas na implementação e personalização da plataforma, além de mantê-la protegida contra possíveis ataques.
Plataformas proprietárias
Já nas plataformas proprietárias, o código do sistema pertence a uma empresa que desenvolveu. Isso quer dizer que a pessoa lojista, que deseja criar uma loja virtual, encontra a grande parte dos serviços de criação e gestão da loja já prontos para serem usados, sem precisar contar com time de desenvolvimento para fazer a integração.
Esse tipo de plataforma é interessante para quem precisa de uma solução pronta para usar, conhecida como plug & play. Mas, é importante lembrar que as possibilidades de personalização muitas vezes são mais limitadas.
Plataformas de desenvolvimento próprio
Como o próprio nome já diz, esse tipo de plataforma é criado do zero, sem o uso de códigos abertos. Isso envolve criar do zero todos os aspectos da loja virtual, como o visual do site, o checkout e o sistema de gestão, etc.
Neste caso, a personalização é bem ampla, mas também os custos são mais altos e demora mais para tudo ficar pronto, já que precisa contar com o tempo de desenvolvimento e a implementação da plataforma.
Como escolher uma plataforma de ecommerce boa?
No tópico anterior, vimos os tipos de plataformas de ecommerce disponíveis no mercado. Agora, vamos listar o que você precisa levar em consideração para escolher uma boa plataforma para o seu negócio. Vamos dividir em aspectos de negócio e técnicos.
Como saber qual plataforma é a mais indicada para o seu negócio?
Diante de tantos aspectos para analisar, como saber qual é a plataforma de ecommerce que se encaixa perfeitamente no seu negócio? A dica aqui é comparar!
Faça uma pesquisa das principais plataformas do mercado. Se possível, converse com pessoas que utilizam essas opções e faça questionamentos profundos. Pergunte como elas funcionam, quais são os pontos positivos e negativos, quais recursos mais utilizam e se recomendam.
Depois disso, pense em todos os pontos que listamos e faça um ranking com as opções de plataformas encontradas. Vá marcando tudo o que é mais relevante para você e em quais delas você terá esses recursos. No final, você terá menos opções do que quando começou, isso se já não achar aquela ideal!
Conheça e se inspire com marcas que estão crescendo no mercado!
Conhecer maisJá tenho uma plataforma de ecommerce, quais cuidados devo ter ao migrar de plataforma?
Quando a gente vai mudar de casa, precisamos tomar cuidado com vários aspectos, como: medir os espaços do novo lugar, pagar o caução ou ter um fiador, mudar titularidade de contas, e por aí vai…
Quando você quer migrar de plataforma de ecommerce, é do mesmo jeito! Você precisa levar em consideração alguns aspectos super importantes, para evitar surpresas desagradáveis mais na frente.
Confira a lista com os cuidados ao migrar de plataforma e depois todos os detalhes de cada um:
Conheça os parceiros certificados da Loja Integrada!
Conhecer parceirosQuanto custa uma plataforma de ecommerce?
Como você já deve ter percebido, a plataforma de ecommerce é o coração da loja virtual. Isso porque tudo o que dá vida a este modelo de negócio parte do local no qual ele está inserido - a plataforma.
O custo da plataforma varia muito de acordo com a necessidade do seu negócio. Mas, pesquisando no mercado você encontra valores entre R$39 para modelos mais simples, até R$8 mil numa loja virtual bem elaborada.
Lembre-se! É fundamental levar em consideração o objetivo do seu negócio para escolher a plataforma ideal e até mesmo avaliar o custo-benefício das soluções oferecidas no mercado.
A boa notícia é que com a Loja Integrada você pode criar sua loja virtual de um jeito bem prático e não paga comissão por vendas! Isso mesmo, com nossos planos você tem à sua disposição diversas funcionalidades para começar seu negócio com o pé direito. Nosso plano de entrada custa R$39, no modelo anual e R$49 no mensal, e você já tem benefícios como temas padrão grátis e suporte feito por pessoas via Whatsapp.
Para criar sua loja é simples, basta acessar a página, preencher o formulário e seguir os passos que vão aparecer na sua tela!
Botar sua loja no ar? Mais rápido que fazer miojo. Começa aí do lado. É grátis! 🤑
Existe uma plataforma de ecommerce para iniciantes?
Talvez você esteja dando os primeiros passos nas vendas online e busque uma plataforma de ecommerce para iniciantes, que atenda as necessidades de pequenos e médios negócios. A boa notícia é que sim, esse modelo de plataforma existe!
No mercado você encontra algumas plataformas dentro do modelo SaaS que oferecem soluções para quem está começando. A seguir vamos listar algumas opções disponíveis no mercado. Mas, já queremos comentar, que umas das plataformas de ecommerce mais utilizadas no Brasil por pequenos e médios empreendedores é a Loja Integrada.
Isso porque a LI consegue entregar uma solução robusta, mas que é simples de usar. Além de contar com planos que cabem no seu bolso. 😉
Exemplos de plataformas de ecommerce para quem está começando
PrestaShop
Shopify
Nuvemshop
Tray
Dooca
Iset
JetCommerce
Loja Virtual
Bagy
Quem vende em redes sociais e Whatsapp precisa de uma plataforma de ecommerce?
É muito comum pessoas lojistas começarem a jornada das vendas na internet usando as redes sociais e ferramentas de mensagem como Whatsapp. Mas será que com o passar do tempo, a medida em que o número das vendas vai crescendo esses canais são suficientes?
A verdade é que as redes sociais e o Whatsapp são sim ótimos canais de venda, porém dependendo do volume de pedidos, ou até mesmo do tipo de produto e logística, eles não são suficientes para atender às necessidades do lojista e do cliente.
Então, isso quer dizer que usar apenas as redes sociais e o Whatsapp como canais de venda pode fazer a pessoa lojista perder dinheiro. Além disso, existem alguns outros pontos importantes!
Vender só nas redes sociais ou no Whatsapp é como se você morasse em uma casa alugada e a qualquer momento o dono do imóvel pode pedi-lo de volta. Ou seja, você acaba não tendo 100% de controle sobre a loja, já que a qualquer momento a rede social pode ficar fora do ar, ou até mesmo, algum algoritmo mudar e atrapalhar as suas vendas.
Quando você contrata uma plataforma de ecommerce e cria a sua loja virtual, todas essas dificuldades que comentamos ficam de lado. Isso porque, você consegue atender de forma organizada um alto volume de pedidos, consegue ter apoio logístico para o seu estoque e envios e, além de tudo, a loja é sua e você tem total liberdade e segurança para fazer o que quiser!
Estamos dizendo para você não usar as redes sociais e o Whatsapp? Não, não mesmo!
Eles são canais fundamentais, tanto de venda, como de comunicação e podem ser poderosos se trabalharem juntos. Isso mesmo! O cenário ideal, para conquistar mais vendas na internet, é contar com todos os benefícios de uma plataforma de ecommerce e utilizar as redes sociais e o Whatsapp de forma integrada.
Assim temos uma combinação boa demais! Mas e o marketplace, onde entra nessa história? Vamos ver a seguir!
Qual a diferença entre plataforma de ecommerce e marketplace?
Se você está pesquisando sobre plataformas de ecommerce e quer começar a vender na internet, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo vende em marketplaces. Mas será que eles são a mesma coisa? Será que dá para vender em marketplace e ecommerce ao mesmo tempo? Vamos descobrir!
Como vimos, a plataforma de ecommerce é onde você cria a sua loja virtual e pode vender seus produtos online, já o marketplace é um canal de venda, que funciona tipo um shopping virtual, onde diversas lojas vendem produtos no mesmo lugar.
Sendo assim, quando você utiliza uma plataforma de ecommerce você pode integrar a um ou mais marketplaces e vender seus produtos ao mesmo tempo. Na Loja Integrada, por exemplo, você consegue integrar sua loja virtual com dezenas de marketplaces a partir dos aplicativos parceiros.
Como a loja virtual pode impulsionar suas vendas em Marketplaces
Principais diferenças entre ecommerce e marketplace
Investimento
Na loja virtual própria, você será a pessoa responsável por contratar uma plataforma de ecommerce, definir o visual da loja, escolher e conectar a solução de pagamentos, configurar o envio, etc.
No marketplace, existe uma empresa que se ocupa dessa parte. Neste caso, assuntos relacionados a segurança, pagamento, política de privacidade, não estão em suas mãos. O que você terá de fazer é avaliar as taxas, conhecer as exigências da empresa e, se aceitar, passar a vender pelo shopping virtual.
É por isso que ao utilizar uma plataforma de ecommerce e criar sua loja virtual, o investimento inicial tende a ser bem maior.
Divulgação
O marketing digital é uma das melhores formas de atrair pessoas para o seu negócio. Uma loja virtual que não investe em marketing online possivelmente não terá sucesso, já que não terá condições de competir com outros nomes do mercado.
É neste cenário que temos uma das grandes diferenças entre ecommerce e marketplace: no ecommerce o planejamento marketing é todo seu. O investimento e a estratégia dependem de você! Em contrapartida, quem ganha visibilidade também é a sua marca.
No marketplace, a divulgação não passa por você. A plataforma faz todo o trabalho, a publicidade e a propaganda voltadas para promover a marca do marketplace. Por isso tem gente que compra em um marketplace muitas vezes sem saber que, na verdade, os produtos são vendidos por outros lojistas.
Frete e logística
De acordo com o Baymard Institute, 49% das pessoas que compram na internet desistem do produto por causa do valor do frete e outras taxas. Daí, já podemos perceber como é importante contar com uma boa logística e valores de frete competitivos.
Para oferecer as melhores soluções logísticas para o consumidor, contrate uma plataforma ecommerce que tenha integração com os Correios e com as principais transportadoras do mercado.
Quando você disponibiliza diferentes opções de frete para o consumidor, ele pode escolher a mais vantajosa e, assim, aumentam as chances dele finalizar a compra.
Alcance
Uma das vantagens de vender na internet é a possibilidade de poder ter um grande alcance. Afinal, não existem barreiras físicas para conquistar os clientes. Mas a gente sabe que quem está dando os primeiros passos e criando uma loja virtual nem sempre tem tanto dinheiro para investir em marketing e fazer uma grande campanha.
É aí que o marketplace pode ser um grande aliado. Isso mesmo! Aliado e não uma outra opção. Isso porque o marketplace costuma ter um grande tráfego de visitantes e para quem ainda não é conhecido, é uma excelente maneira de manter as vendas ativas até ganhar uma certa reputação e aumentar o número de visitantes no próprio ecommerce.
Sendo assim, ecommerce e marketplaces são excelentes canais de venda para serem trabalhados juntos.
Veja como fazer integração do ecommerce com marketplace
Pagamentos
As formas de pagamento na internet não param de evoluir, em especial na internet e as pessoas gostam de usar essas novidades. Mas, para que você use todas essas opções de pagamento na sua loja virtual pode haver um custo. E cada solução de pagamento cobrará um valor por isso.
Ao vender seus produtos em um marketplace, a pessoa lojista não tem custos adicionais com formas de pagamento, apenas a taxa administrativa cobrada pelo marketplace como intermediador das negociações (essa taxa merece atenção, ein!).
Ou seja, uma preocupação a menos e você sabe exatamente quanto vai gastar para ter acesso a quantas opções de pagamento forem possíveis.
Concorrência
No ecommerce você pode até demorar um pouco mais para fazer sua marca ser reconhecida, mas uma vez que tenha chegado lá, sua clientela acaba sendo fiel. Você também consegue manter um relacionamento mais próximo, nutrir seus leads e clientes com conteúdo de qualidade e estimular novas compras.
Já no marketplace a concorrência está colada a você e, muitas vezes, o único diferencial é o preço. Afinal, não tem como fugir de ter seu produto lado a lado com o do concorrente, sendo comparado. Você precisa ser relevante no marketplace para conquistar espaço!
Quer mais dicas para vender em marketplace? Confira a edição do ABC da Loja Integrada sobre o assunto!