Como fazer gestão de estoque no ecommerce?

A gestão de estoque no ecommerce é algo essencial para garantir mais sucesso nas vendas da sua loja. Confira nossas dicas.

A gestão de estoque é um ponto muuuuito importante pra quem possui uma loja, seja física ou virtual. Ao ter uma gestão de estoque eficaz, você garante que seus produtos estejam sempre disponíveis pros seus clientes. Por outro lado, armazenar produtos que não têm saída é um desperdício de dinheiro. E agora? Confira nossas dicas pra deixar tudo organizado e fazer uma boa gestão de estoque no seu ecommerce.

O que é gestão de estoque?

Gestão de estoque nada mais é do que o controle dos produtos que são comprados dos fornecedores (ou fabricados por você), armazenados e enviados para os clientes. Com a gestão de estoque, você:

  • Evita disponibilizar um produto sem estoque e frustrar um cliente;
  • Consegue elaborar uma estratégia de reposição de estoque;
  • Sabe o que está parado há muito tempo no estoque para fazer promoções.

Tipos de estoque

O estoque é algo que faz parte de todo o processo produtivo de uma empresa. Desde a compra da matéria-prima até a disponibilização do produto para a venda. No entanto, existem diferentes tipos de estoque. Alguns deles são:

Estoque compartilhado

Este tipo geralmente é usado por um ecommerce que também possui loja física. Ele é compartilhado, ou seja, os produtos do mesmo estoque são utilizados para ambas as operações.

Estoque único

Lojistas que possuem operação exclusivamente online preferem este formato de gestão de estoque. O estoque único possui produtos para pronta entrega e possui apenas um ponto de distribuição.

Estoque terceirizado

Costuma ser utilizado por lojistas que fazem revendas ou possuem pouco capital de investimento. Essa modalidade se divide em duas:

Dropshipping: o estoque e as entregas ficam sob a responsabilidade do fornecedor. 

Cross-docking: o fornecedor entrega o produto a um centro de distribuição, e este entrega o produto ao cliente.

Estoque descentralizado

Este tipo de estoque garante mais rapidez e agilidade na entrega, pois o estoque é dividido entre diferentes locais (que podem estar espalhados por várias regiões). Isso reduz despesas com transporte e tempo de envio, porém aumenta os custos de armazenagem.

Estoque consignado

Nesta modalidade de estoque, o lojista compra uma quantidade de produtos e pode devolver o que não for vendido. É uma boa opção para revender produtos novos no mercado, por exemplo.

Estoque sazonal

Um estoque destinado a atender demandas de alto volume que ocorrem em datas ou períodos específicos, como a Black Friday.

Métodos de gestão de estoque pro ecommerce

Definir o melhor método de gestão pro seu ecommerce é fundamental pro setor de distribuição e logística, pois influencia diretamente os aspectos operacionais e financeiros dos negócios. Veja a seguir os principais:

Custo específico ou preço específico

Neste modelo, pra cada unidade, é atribuído um valor. Ou seja, é usado apenas quando é possível apurar o preço ou o custo dos itens. O valor total do estoque é a soma dos valores específicos. Esse método é recomendado apenas para estoque de produtos grandes e/ou com poucas unidades, como carros, já que é preciso fazer a precificação individual.

PEPS

Este método de gestão de estoque é um dos mais praticados. PEPS significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai” e trata-se da saída dos produtos de acordo com a ordem cronológica. O PEPS é muito indicado quando se quer reduzir desperdícios em lojas que trabalham com produtos perecíveis.

Custo médio

Para calcular, soma-se o valor dos produtos em estoque com os novos dividindo-se pelo total de mercadorias. Assim, você consegue obter o custo médio.

Curva ABC

A Curva ABC direciona o planejamento e controle dos itens mais relevantes para o negócio. Eles são classificados em A, B e C, com base em fatores como giro, faturamento e lucratividade, sendo os itens A de maior importância. Este método é baseado no princípio de Pareto, no qual 80% dos seus resultados são provenientes de 20% dos itens.

Giro de estoque

Esse modelo é usado para identificar a rotatividade das mercadorias em determinado período. Pra isso, é preciso avaliar a saída dos produtos, ou seja, quanta vezes o estoque foi vendido em um intervalo específico.

4 dicas para fazer uma gestão de estoque eficiente

Pra fazer uma gestão de estoque eficiente, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Veja algumas dicas:

1. Saiba quais mercadorias saem mais

Um dos maiores erros de quem tem um ecommerce é não ter controle sobre os produtos que mais (e menos) vendem. Programe a reposição daqueles de mais saída com uma frequência maior do que outros produtos, evitando perder vendas por falta de estoque ou ter muitos produtos “encalhados”.

Se você não quer sofre o problema de estoque “encalhado”, confira essas dicas da Alê Moraes!

2. Aproveite as sazonalidades

Datas comemorativas como Black Friday, Natal, dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados são ótimas oportunidades pra vender mais. Por isso, prepare seu estoque com antecedência e assertividade, baseando-se em dados do seu ecommerce e estimativas do mercado.

3. Faça boas parcerias

Procure ter proximidade com os parceiros da sua loja virtual. Converse com fornecedores e transportadoras, negocie prazos, valores, frequência de compra, formas de pagamento etc. Além disso, observe quem é mais confiável e disposto a colaborar em momentos de dificuldade ou imprevistos no seu ecommerce.

4. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do seu negócio. Por isso, investir em softwares que te ajudem na operação logística e na sua gestão de estoque é fundamental pra ter resultados melhores. Isso agiliza, automatiza, diminui erros e integra os processos do seu negócio. Uma boa dica é aproveitar os parceiros de gestão da Loja Integrada e contar com um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa), que pode ser facilmente integrado à plataforma.

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