Qual tem o menor custo operacional: loja física ou virtual?

O custo operacional de uma empresa é todos os gastos gerados para operar um negócio.

Uma dúvida muito comum entre lojistas, principalmente os de primeira viagem, está relacionada ao custo operacional das lojas físicas e virtuais. Nesse sentido, qual dos dois modelos geram menos encargos e obrigações? Quais as suas vantagens e desvantagens?

A fim de tirar todas as dúvidas referentes a esse assunto, resolvemos trazer esse texto explicando tudo o que você precisa saber sobre essas duas modalidades de negócio, além de pontuarmos algumas das suas vantagens e desvantagens.

Custo operacional: loja física x loja virtual

Quando falamos no custo operacional de uma loja física ou de uma loja virtual, primeiramente, precisamos pensar no tipo de produto que será vendido e onde faz mais sentido comercializá-lo.

ter uma loja virtual

Por exemplo, vamos imaginar que a sua intenção seja trabalhar com produtos artesanais, que por sua vez não possuem tanta saída e que atendem um grupo específico de pessoas. Logo, abrir uma loja física pode não ser uma boa ideia, já que o faturamento do seu negócio não conseguiria cobrir custos como aluguel, energia, manutenções gerais e etc.

Por outro lado, caso você trabalhe em um nicho mais amplo e com um público mais extenso – como por exemplo, moda feminina – abrir uma loja virtual ou uma loja física se mostram duas opções viáveis. Em síntese, ao abrir um ecommerce, independente do seu ramo de atuação, o custo operacional do seu empreendimento tende a ser menor.

Dito isso, para que você consiga entender melhor essa dinâmica, no próximo tópico falaremos sobre algumas vantagens e desvantagens envolvendo essas duas categorias. Acompanhe!

Custos operacional da loja física: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Experiência do cliente: de antemão, as lojas físicas proporcionam uma melhor experiência para o seu cliente, vez que ele poderá tocar, experimentar e visualizar o produto antes de realizar a compra.
  • Entrega: em suma, seu cliente poderá sair com o produto em mãos logo após a realização do pagamento.
  • Confiança: embora o número de lojas virtuais tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda assim vemos pessoas receosas ao comprarem seus produtos pela internet. Nesse sentido, lojas físicas costumam levar vantagem.
  • Atendimento: lojas físicas oportunizam um ambiente mais acolhedor e solícito, com atendentes aptos a tirarem dúvidas sempre que necessário.

Desvantagens

  • Manutenção, aluguéis, licenças e vistorias: o custo operacional de uma loja física costuma ser alto, se você for levar em consideração algumas despesas como aluguel, energia, manutenção, reparos gerais, IPTU, licenças e vistorias.
  • Perigo de assaltos e despesas com seguros: para manter seu empreendimento protegido contra assaltos e outras eventualidades, é fundamental contratar um seguro para empresas. Entretanto, esses serviços não costumam ser baratos e podem comprometer seu orçamento.
  • Maior quantidade de funcionários: por fim, ainda falando sobre custo operacional, um estabelecimento físico, na maior parte das vezes, exige que você contrate funcionários para melhor atender seu público, o que por sua vez gera mais gastos e despesas.

Custo operacional da loja virtual: vantagens e desvantagens

Vantagens

Conexão com clientes em qualquer lugar do mundo

Quando sua loja está situada na rede, você tem a possibilidade de se conectar com pessoas em qualquer lugar do mundo. Logo, basta seu cliente visitar seu site através de algum dispositivo fixo ou móvel para ter acesso a todos os seus produtos e serviços.

Horário de funcionamento 24h

Como sabemos, uma loja física funciona em horário comercial e, na maior parte dos casos, ficando aberta até as 19h. Entretanto, como as lojas virtuais não possuem horário de abertura e nem de fechamento, seu cliente poderá efetuar suas compras a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

Custo operacional baixo

A princípio, o custo operacional de uma loja virtual costuma ser muito menor do que o investimento necessário para se ter uma loja física. Isso porque para abrir um ecommerce, basicamente, seu único gasto será com o domínio do o seu site (considerando que você já tenha um espaço onde colocar as suas mercadorias).Por fim, no virtual você terá outros tipos de custo operacional, como por exemplo tráfego pago para anunciar na internet, sistemas contra hackers, softwares de automatização e etc.

Não é necessário contratar muitos funcionários

Conforme havíamos mencionado, essa é uma das grandes desvantagens ao optar por uma loja física. Por outro lado, dependendo do tamanho da sua loja virtual, você poderá trabalhar sozinho ou, no máximo, contratando apenas um colaborador.

Muito mais comodidade

Em suma, seu cliente não precisa deixar o conforto da sua casa para realizar uma compra no seu ecommerce. Todo processo poderá ser realizado direto do seu celular ou de qualquer outro dispositivo com acesso a internet.

Diferentes formas de se relacionar com o seu cliente

Ao trazer sua loja para o ambiente virtual, você ganha em relacionamento com o cliente. Por meio de informações como o telefone e o e-mail, você consegue manter o contato a longo prazo e de maneira mais confortável com quem comprou de você, além de gerenciar tudo isso de uma forma centralizada e sistematizada (CRM – Customer Relationship Management).

Automatização de processos

A loja virtual possibilita a automatização de diversos processos, tais como: atendimento ao cliente, configuração de preços, controle de estoque, rastreio do pedido pelo cliente até gestão de finanças. Isso permite que você, como gestor, tenha acesso a informações importantes com relação ao desempenho da loja, auxiliando na sua gestão e na tomada de decisões.

Desvantagens

Atrasos

Quando o seu cliente adquire um produto na sua loja, por mais que a sua intenção seja entregar o pedido dentro do período estipulado, imprevistos podem acontecer. Em outras palavras, seja por problemas relacionados ao seu estoque ou a transportadora, atrasos no envio do produto podem ser um problema.

Troca do produto

Comprar artigos de vestuários (como roupas, calçados, etc) ou cosméticos (perfumes, por exemplo) ainda é uma questão delicada para muitas pessoas. Desse modo, é muito importante que, ao comercializar itens desse tipo, o comerciante capriche nas fotos e na descrição dos produtos, reduzindo assim os riscos de uma eventual troca.

Experimentação

Dentre todas as facilidades e benefícios envolvendo as compras online, experimentar não é uma delas. Logo, as lojas físicas levam vantagem nesse sentido, vez que elas permitem que o cliente experimente o produto antes de realizar a compra.

Insegurança

Infelizmente, algumas pessoas não se sentem confortáveis ao inserirem seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. Para contornar essa situação, é primordial adquirir certificados de segurança, além de contratar serviços que ofereçam proteção contra fraudes e hackers.

E então, decidiu qual modelo de loja tem mais a ver com o seu estilo de negócio? Não se esqueça de visitar nossa página para ficar por dentro de todas as novidades que estão rolando no mundo do marketing digital.

Compartilhe este conteúdo: