Ecommerce é um formato de negócio onde todo o processo de venda de um produto ou serviço acontece na internet. Desde a escolha dos itens, atendimento, pagamento e acompanhamento do envio, tudo é feito online.
Então, quando você ler ou ouvir por aí ecommerce ou comércio eletrônico, pode ter a certeza que estão falando sobre a mesma coisa.
Esse modelo de negócio tem ganhado muito espaço nos últimos anos e tem mudado a vida de muitas pessoas empreendedoras no Brasil. Isso porque, muitos têm tido a oportunidade de realizar o sonho de ter um negócio próprio vendendo produtos na internet.
Para entender mais sobre o assunto, confira nesta página tudo o que você precisa saber sobre ecommerce. É tudo mesmo, ein!
Então, ajuste a luz do seu celular ou computador, fique confortável e vamos começar.
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O que é ecommerce?
O ecommerce acontece quando uma empresa organiza todo o processo da venda de produtos ou serviços na internet. Ou seja, desde quando o cliente escolhe um produto, até a conclusão da venda com o pagamento, tudo acontece online.
Na maioria das vezes, no comércio eletrônico, a única etapa que vai pro físico é a parte da entrega dos produtos. Mas pode acontecer também, quando uma mesma empresa tem loja física e ecommerce, dela disponibilizar para o cliente a possibilidade de comprar o produto online e retirar na loja física, ou até mesmo, de ir até a loja física fazer a troca de algum produto que comprou na internet.
Por estar em um ambiente online, além desses processos de compra e venda, o ecommerce costuma utilizar muitas estratégias de marketing digital para atrair novos clientes.
Quem trabalha com comércio eletrônico também costuma usar ferramentas que facilitam outros processos do negócio, como as relacionadas à parte logística, contábil, pessoas, etc.
Mais pra frente você vai encontrar um tópico mostrando tin-tin-por-tin-tin como um ecommerce funciona.
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Fazer cursoComo o ecommerce surgiu?
Há mais de 40 anos! Isso mesmo, no final de 1979, o inglês Michael Aldrich, apresentou um projeto revolucionário para a época. Um sistema que permitia fazer compras através de uma televisão modificada, que ele chamou de Videotex.
Essa ideia foi a precursora do ecommerce e foi chamada de “Teleshopping”. Dois anos depois, ele foi utilizado pela empresa Thomson Holidays UK, no ramo de turismo. Mas só em 1995 que a empresa lançou seu primeiro site.
Também em 1995, foram criadas o Ebay e a Amazon, que começou vendendo livros pela internet. Aqui no Brasil, no mesmo ano, surgiu a Booknet, um dos primeiros ecommerces do país, fundado por Jack London. Quatro anos depois, a empresa foi vendida e renomeada como Submarino, que anos depois se uniu à Americanas dando origem ao Grupo B2W.
No ano seguinte surgiram a Brasoftware (loja de softwares) e o Ponto Frio. Mas, muitas lojas só se consolidaram após o início da popularização da Internet discada no país, em 1999.
Desde então, o ecommerce tem ganhado cada vez mais espaço no hábito de consumo das pessoas, principalmente depois de 2020.
Quais são os tipos de ecommerce?
Existem alguns tipos de ecommerce que você pode se deparar no mercado. Talvez você já tenha até visto algumas siglas por aí, mas ainda não sabia o que elas significavam. Todas elas são siglas em inglês e neste tópico vamos explicar em bom português, pra todo mundo entender o que elas querem dizer.
B2C (Business to Consumer):
o mais comum e provavelmente o tipo de ecommerce mais conhecido. B2C é aquele em que uma empresa vende produtos diretamente ao consumidor final.B2B (Business to Business):
nesse modelo a empresa vende para outras empresas. Exemplos: plataformas de marketing, fornecedores de produtos, fornecedores de matéria-prima.C2C (Consumer to Consumer):
Pode parecer que não, mas esse tipo de ecommerce é bem comum. Quando uma pessoa coloca um produto pra vender em sites como a OLX e Enjoei, está fazendo C2C, porque são consumidores fazendo negócios entre si.D2C (Direct to Consumer):
não é tão conhecido, mas nessa modalidade, as empresas industriais vendem produtos no varejo, ou seja diretamente ao consumidor final - o famoso “preço de fábrica”.M-ommerce (Mobile commerce):
esse tipo de comércio eletrônico acontece por meio de dispositivos móveis. Os consumidores acessam lojas virtuais usando um navegador móvel ou aplicativos de vendas. .S-Commerce (Social commerce):
é um tipo de ecommerce que tem ganhado muita força desde 2020 e acontece quando vendas são feitas pelas redes sociais, como TikTok e Instagram.Mas atenção! Não é qualquer venda feita nas redes sociais que se configura S-Commerce. As plataformas de redes sociais precisam oferecer ferramentas nativas de vendas, o que significa que o consumidor não vai precisar sair da rede social para finalizar a compra.
Mas e o marketplace? Será que ela é um tipo de ecommerce? Vamos ver no próximo tópico!
Qual a diferença de ecommerce e marketplace?
Marketplace é tipo um shopping virtual, onde diversas pessoas lojistas vendem seus produtos em um único espaço. Diferente de um shopping físico, onde as lojas precisam pagar aluguel - vendendo ou não, quem vende em marketplace paga apenas quando vende um produto. Ou seja, não tem “aluguel”.
De modo geral os marketplaces são de grandes marcas, como Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza e Shopee, que oferecem grande visibilidade e atraem muita clientela para os lojistas. Mas também existem marketplaces mais nichados, como Dafiti, MadeiraMadeira e Netshoes, que reúnem lojas de segmentos específicos.
O marketplace é apenas um canal de vendas pela internet. Já o ecommerce é mais abrangente e envolve todas as operações online de compra e venda, inclusive em outras plataformas.
Como assim outras plataformas? Quem tem ecommerce pode vender em marketplace também. Ou seja, se você tem um ecommerce na Loja Integrada, por exemplo, você consegue fazer integrações com diversos marketplaces e vender seus produtos, fazendo toda a gestão em um só lugar.
Saiba mais como fazer a integração do seu ecommerce com marketplace.
Como funciona um ecommerce?
Agora que você já sabe o que é ecommerce, como ele surgiu, os tipos e a diferença entre ecommerce e marketplace, chegou a hora de entender como ele funciona na prática.
Vamos imaginar as etapas de compra de um cliente e, assim, conseguimos mostrar bem direitinho como funciona um ecommerce.
Primeiro, o cliente chega à sua loja virtual e escolhe um ou mais produtos. Em seguida, ele coloca o que deseja no carrinho e segue para onde vai finalizar o pedido - conhecida como página de checkout. Nesse momento o consumidor preenche as informações, como email e CEP, para que o frete possa ser calculado.
Logo depois, ele é direcionado para o pagamento. Nessa etapa, vai escolher entre as formas disponíveis — que, em geral, incluem cartão de crédito ou débito, boleto e Pix.
Quando o pagamento é aprovado, vai ser o momento de preparar uma embalagem bem caprichada e enviar os produtos, por meio dos Correios ou de uma transportadora. Pronto! O produto chegou ao cliente e você pode comemorar.
Existem vários fatores para que essas etapas aconteçam, mas podemos dizer que para um ecommerce funcionar ele precisa ter como alicerce três coisas: plataforma de ecommerce, meio de pagamento e formas de envio. Confira mais detalhes sobre cada um deles a seguir.
Plataforma
Toda a jornada pela qual o cliente passa precisa acontecer em um só lugar: no seu ecommerce. Mas para que isso aconteça da melhor forma, você vai precisar contar com recursos e funcionalidades ligadas a vários aspectos, como ao visual da loja, produtos, atendimento, meios de pagamento e formas de envio.
Atualmente a melhor forma de contar com todos esses recursos é utilizando uma plataforma de ecommerce - tipo a Loja Integrada. Com uma plataforma você vai conseguir ter tudo isso de forma integrada sem precisar desenvolver um site do zero.
Então, para que tudo funcione bem, você precisa contar com uma plataforma de ecommerce boa!
Crie seu ecommerce em 5 passos
Meios de pagamento
Outro pilar para que um ecommerce funcione é o meio de pagamento. Afinal, não dá para vender sem ter como cobrar, não é mesmo?
Para que as transações possam ser realizadas, a pessoa lojista precisa disponibilizar diferentes formas de pagamento para o cliente: cartão de crédito ou débito, Pix, boleto e transferência bancária.
Essas formas de pagamento ficam disponíveis a partir de uma plataforma de pagamento. Em outras palavras, uma ferramenta que disponibiliza esse serviço e permite que o cliente realize o pagamento de um produto ou serviço dentro da sua loja virtual.
Exemplos de plataformas para pagamentos: Pagali, Mercado Pago e Pagseguro.
É importante lembrar de fornecer mais de uma opção. Assim, os clientes podem escolher aquela que se encaixar melhor em seu perfil. Existem, até mesmo, lojas virtuais que permitem a combinação de mais de uma forma na hora de realizar um pagamento, de acordo com a necessidade do consumidor.
Conheça as boas práticas do mercado sobre pagamentos digitais
Meios de envio
Por fim, mas não menos importante, para que os produtos cheguem até os clientes de um ecommerce, é necessário escolher as formas de envio.
As compras podem ser enviadas de diversas maneiras, as principais são: pelos Correios ou por transportadoras.
Assim como os meios de pagamento, para as formas de envio também existem empresas que realizam esses serviços e podem ser integradas à plataforma de ecommerce utilizada pela pessoa lojista.
É importante lembrar, sempre, de comparar opções, prazos e preços, afinal, esse é um fator que impacta diretamente na experiência do cliente e pode levar à desistência da compra. Por isso, pesquise bastante!
Baixe este conteúdo e aprenda tudo sobre formas de envio para ecommerce
Quais são as vantagens de um ecommerce?
Abrir um ecommerce e começar a vender na internet de forma organizada tem várias vantagens para quem decide empreender. A seguir separamos algumas das principais vantagens em ter um ecommerce. Confira!
Dá pra começar com pouco
Vamos começar falando da principal vantagem: baixo investimento inicial.
Isso mesmo, quem tem o desejo de criar um ecommerce, mas não tem tanta grana para investir, não precisa se preocupar. Isso porque dá sim para começar sem precisar de tanto dinheiro.
Isso porque, alguns gastos que normalmente as pessoas têm ao abrir uma loja física, não existem na loja virtual. Como o aluguel do espaço, reformas e a compra de alguns equipamentos — pelo menos para quem está começando.
Por isso, mesmo quem já tem mais dinheiro para investir, ao começar um ecommerce pode usar esse investimento em outras atividades, como criação de um bom estoque, campanhas de marketing etc.
Descubra quanto custa para abrir uma loja virtual
Não precisa de estoque!
Pode até parecer estranho, né? Mas é real! É possível trabalhar com ecommerce sem precisar ter estoque, isso porque além de conseguir trabalhar sob encomenda, você também consegue trabalhar com a modalidade de estoque terceirizado, como o Dropshipping, por exemplo.
Em poucas palavras, o Dropshipping é um modelo de gestão onde a loja virtual vende um produto e passa o pedido para um fornecedor, que tem a responsabilidade de fazer toda a parte logística, desde a separação, embalagem até o envio.
No modelo de Dropshipping existem diversas vantagens e desvantagens, confira a seguir um conteúdo completo sobre o assunto.
Entenda o que é dropshipping e se vale a pena pro seu ecommerce
Maior alcance
Sem dúvidas a segunda maior vantagem em ter um ecommerce é a possibilidade de vender para pessoas em todas as partes do Brasil e até do mundo. A tecnologia permite que você alcance clientes de qualquer lugar por meio da internet.
E, a logística, cada vez mais avançada, já oferece formas para isso acontecer, mesmo que a entrega dos produtos seja em locais bem distantes.
Com um ecommerce sua loja não fica limitada à movimentação da região onde ela está, mas pode atrair clientes de muuuitos lugares.
Melhor retorno sobre investimento
O Retorno Sobre o Investimento - famoso ROI, diz respeito ao lucro conquistado depois de um determinado investimento feito pelo seu negócio. E quando falamos sobre ecommerce é possível crescer o negócio com mais facilidade em relação às lojas físicas.
Sendo assim, um ecommerce é mais fácil de escalar.
Mas o que queremos dizer com “escalar um ecommerce”? Significa dizer que em um ecommerce existem mais chances de aumentar o faturamento sem a necessidade de aumentar os investimentos.
Mais flexibilidade
Diferente das lojas físicas, no comércio eletrônico, não existe hora pra abrir e fechar. Seu ecommerce fica aberto 24 horas por dia e sete dias por semana. Com isso, quem é lojista tem mais flexibilidade e pode definir a rotina de trabalho do jeito que achar melhor.
Além, é claro, de poder vender o tempo todo, até enquanto dorme 😅
Aumentar as vendas da loja física
Quem tem loja física pode aproveitar, e muito, as vantagens do ecommerce para aumentar as vendas.
Além de todas os benefícios que falamos até aqui, ao integrar uma loja física a uma virtual, você pode oferecer aos clientes facilidades como:
Comprar online e retirar na loja física (reduzindo custo de frete);
Trocar produtos que comprou online na loja física;
Testar e provar produtos que viu online.
Com isso você pode oferecer uma melhor experiência ao cliente e aumentar suas vendas!
Como montar um ecommerce?
Chegou a hora de falarmos tin-tin-por-tin-tin quais sãos os passos para criar um ecommerce.
Primeiro preparamos uma lista em tópicos pra você dar uma olhada e depois vamos falar um pouco sobre cada um deles. Bora começar!
Escolher um nicho de mercado;
Definir seus produtos e fornecedores;
Regularizar seu ecommerce;
Registrar sua marca e o domínio;
Escolher sua plataforma de ecommerce;
Escolher os meios de pagamento;
Definir as formas de envio;
Preparar o atendimento;
Divulgar pra todo mundo!
Pra quem está começando agora essa lista pode até assustar! Mas não se preocupe, estudando o conteúdo certo e colocando a mão na massa, você percebe que dá pra fazer tudo e tirar de letra.
Escolher nicho de mercado
No mercado existem grupos de pessoas com interesses específicos. Esses interesses correspondem aos nichos. Ou seja, é uma categoria mais restrita em que seus produtos podem se enquadrar.
Por exemplo, o mercado é moda, o segmento moda infantil, enquanto o nicho pode ser fraldas ecológicas.
Na hora de escolher um nicho de mercado para o seu ecommerce, é muito importante saber qual é o público-alvo que se beneficia com o seu produto. Ao definir um nicho, você cria mais demanda entre pessoas que querem exatamente o que você vende. Ou seja, a chance desse público de fato comprar o seu produto é muito maior.
Se você já definiu o seu nicho de mercado, provavelmente você até já sabe o que vai vender. Mas vale lembrar de alguns detalhes:
Escolha produtos que você tem interesse e conhece bem;
Não foque em procurar um produto estrela (aquele que gera mais demanda);
Com os produtos definidos, você vai precisar encontrar bons fornecedores. Essa etapa é bem importante, afinal, vai refletir na qualidade dos produtos, na experiência dos consumidores e na imagem que sua marca terá para novos clientes.
Encontrar bons fornecedores vai te ajudar a não precisar pagar custos extras, ficar sem estoque e receber avaliações negativas.
Confira dicas que vão te ajudar a encontrar fornecedores nota dez!
Outra etapa bem importante para criar um ecommerce é regularizar o negócio.
Vale destacar que dá para vender na internet apenas como CPF (sendo pessoa física), mas formalizar seu ecommerce vai te ajudar a conseguir melhores custos com fornecedores, pagar menos impostos e transmitir mais credibilidade para seus clientes.
Para isso, você precisa ter um CNPJ, que pode ser como MEI (Microempreendedor Individual). As etapas para formalizar sua empresa como MEI são bem simples!
Confira como abrir um MEI.
Essa etapa é importante pra ter a certeza de que o nome escolhido para o seu ecommerce pode ser usado e também para que no futuro você tenha certeza que ninguém vai usar o nome da sua marca.
É possível registrar a marca online seguindo um passo a passo, mas a nossa sugestão é que você procure uma empresa especializada no registro de marcas, para fazer tudo certinho e evitar surpresas desagradáveis depois.
Em relação ao domínio, já é mais simples! Você pode conferir se o domínio que deseja está livre acessando o Registro.br. Se o nome estiver livre, na página do Registro.br mesmo você consegue fazer o registro do seu domínio sem burocracia.
Etapas para registrar o nome da sua loja virtual
A escolha da plataforma de ecommerce é uma etapa super importante! Isso porque é dentro dela onde toda a experiência de compra acontece e também onde você pode fazer a gestão do seu negócio.
O importante é que você consiga vender online sem dificuldades.
A plataforma de ecommerce escolhida precisa oferecer integrações com outros softwares, possibilidades de usar templates nativos ou layouts personalizados para facilitar a criação do visual, estabilidade e checkout transparente.
A Loja Integrada é uma plataforma de ecommerce brasileira, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, que reúne essas e outras características. Ah! E não cobra comissão sobre as vendas.
Conheça mais sobre todas as vantagens de criar o seu ecommerce com a Loja Integrada.
Conhecer maisQuer saber mais sobre o que levar em consideração para a plataforma de ecommerce a plataforma de ecommerce ideal? Confira o vídeo a seguir!
Escolher os meios de pagamento
Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais clientes consegue atender no seu ecommerce.
Isso porque cada consumidor tem uma preferência de pagamento e entre as mais utilizadas estão: cartão de crédito, PIX e boleto.
Então, garanta que a sua plataforma de ecommerce ofereça diferentes formas de pagamento e trabalhe com integradores confiáveis, que façam uma intermediação segura entre loja, bancos e operadoras de cartões.
Como escolher o melhor meio de pagamento online?
Definir as formas de envio
A compra não termina quando o pagamento do cliente é aprovado. Até receber o produto em mãos, o cliente mantém a expectativa alta.Por isso, você precisa escolher muito bem as formas de envio do seu ecommerce e deixar a gestão da logística bem ajustada.
Para isso, pesquise preços, faça parcerias com transportadoras confiáveis, que tenham uma frota atualizada e trabalhem com tecnologias de rastreamento.
Escolha também parceiros que ofereçam bons prazos de entrega e preços de frete, já que isso é determinante para a compra no ecommerce.
Confira o guia completo sobre formas de envio pra lojas virtuais.
Preparar o atendimento
Comunicação é a alma do negócio! Frase super clichê, mas que no ecommerce faz todo sentido. Na internet tudo acontece muito rápido e os consumidores esperam sempre além de um bom atendimento, ele seja rápido e eficiente.
Então, você precisa pensar com muito carinho nos canais de atendimento do seu ecommerce. Isso vale para antes, durante e depois de uma compra.
Mas vale lembrar que no pós-compra podem surgir as situações mais delicadas, como o atraso na entrega, um produto que chegou com defeito ou simplesmente um pedido de troca ou devolução.
Nesses casos, os consumidores precisam de uma atenção ainda mais especial para manter a boa impressão que tiveram ao longo do processo de compra.
Divulgar pra todo mundo!
Depois de tudo ajustado vai chegar o momento de divulgar o seu ecommerce pra todo mundo! O primeiro passo vai ser definir seu planejamento de marketing, nele você vai pensar nos seus objetivos e metas, analisar a concorrência, definir as ações e os canais, estabelecer o orçamento e cronograma, e por fim, acompanhar e mensurar.
Como criar plano de marketing para aumentar as vendas do seu ecommerce
Dentro do seu plano existem várias estratégias de marketing que você pode colocar em prática. Por um assunto bem extenso e que vale um aprofundamento, vamos listar aqui alguns tópicos principais e conteúdos completos sobre cada um deles.
Redes sociais
Anúncios
Inbound Marketing
SEO
E-mail marketing
Com tudo ajustado vai ser só correr pro abraço e conquistar muitas vendas!
Quais são as métricas do ecommerce?
ROI
Como a gente comentou antes, o ROI é o retorno sobre o investimento. Então, sempre que você investe em algo, seja uma campanha de marketing, produtos novos, matéria prima etc, é esperado que esse dinheiro volte em forma de lucro, certo? Isso é o ROI.
Acompanhar esta métrica é super muito importante para você entender se a estratégia está certa e os investimentos estão sendo bem feitos. Assim você consegue diminuir as chances de perder dinheiro.
Custo de aquisição do cliente (CAC)
O CAC é a métrica que mostra quanto você precisa gastar para conquistar um cliente para o seu ecommerce. Você divide o total dos custos com marketing e vendas pelo número de novos clientes em determinado período, o resultado vai ser o CAC do seu negócio.
É mais um indicador financeiro para saber se as suas estratégias estão valendo a pena.
Ticket médio
O ticket médio diz respeito ao valor médio que um consumidor gasta ao comprar no seu ecommerce. Para chegar no valor do ticket médio você somar o valor total das suas vendas e dividir pelo total de pedidos em um determinado período.
Essa é uma métrica bem relevante, porque pode indicar que seus lucros não estão alinhados ao investimento feito na loja. Nessas situações, é preciso pensar em estratégias para aumentar o ticket médio, como kits de produtos e produtos complementares.
Taxa de conversão
A taxa de conversão vai medir o número de pessoas que, depois de visitarem o seu site, realizaram de fato uma compra.
Essa é a forma de entender o quanto o seu ecommerce está atraindo pessoas que realmente se tornam clientes. Por meio dela, você também pode saber se os seus produtos estão agradando e chamando a atenção da clientela.
Essa é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio. Então, fique sempre de olho neste indicador e trabalhe para que ele cresça cada vez mais.
Abandono no carrinho
A taxa de abandono de carrinho abandonado é outra métrica super importante para o ecommerce. Ela calcula entre os visitantes do site, qual o percentual de clientes que estão deixando produtos sem finalizar a compra.
É importante investigar os motivos para isso e resgatar esses clientes para que voltem e finalizem a compra. De acordo com um estudo da Baymard, custos extras (frete e taxas) são o principal motivo para o abandono.
Como atrair mais clientes para o ecommerce?
Como comentamos no tópico “Como criar um ecommerce”, quando o assunto é marketing, existem diversas possibilidades e estratégias. Então, para facilitar a sua vida, neste tópico organizamos as principais formas de atrair clientes para o seu ecommerce.
Bora começar!
Esteja presente de forma relevante nas redes sociais
Pode parecer até óbvio dizer que para atrair clientes para sua loja virtual é importante estar nas redes sociais. Mas não basta criar o perfil do seu negócio nas principais redes sociais e pronto. É necessário ser relevante e ter estratégia. Afinal, tem tanta empresa produzindo conteúdo que se o da sua marca não for realmente interessante, pode não chamar atenção de ninguém.
O ecommerce que trabalha bem as estratégias nas redes sociais tem mais chances de conquistar autoridade no mercado, destacar a marca da concorrência, além de aproximar a empresa do público-alvo.
Então, pense muito bem no conteúdo que irá compartilhar! Não poste apenas por postar e nem crie perfis em determinadas redes sociais só porque “todo mundo está lá”.
Quer se aprofundar no assunto e criar estratégias incríveis para as redes sociais do seu ecommerce? Confira uma super aula apresentada pela Carolina Lima, líder do time de redes sociais da Loja Integrada e super especialista no assunto.
Social Commerce
Dentro das redes sociais existem diversas formas de conquistar novos seguidores e possíveis clientes, uma delas é por meio do Social Commerce.
O Social Commerce, pode ser definido como uma forma de vender produtos diretamente pelas redes sociais ou plataformas de mensagem, como Whatsapp e Telegram. Neste modelo de vendas, o usuário consegue concluir a compra diretamente na plataforma, sem ter a necessidade de ser redirecionado para outro ambiente.
Então, no Social Commerce, toda a jornada acontece em uma única plataforma, desde a busca pelo produto até a conclusão da compra.
O formato de vendas está deixando de ser uma tendência e está ganhando lugar cativo nas estratégias de diversas lojas virtuais brasileiras.
Veja como apostar no Social Commerce para a sua loja virtual
Invista em anúncios nas redes sociais e no Google
Seja para quem está começando uma loja virtual, ou quem já é bem experiente no assunto, investir em anúncios, ou a mídia paga, é fundamental para atrair novos clientes.
Os anúncios ajudam a destacar o seu ecommerce para pessoas com interesse real no segmento e nicho do seu negócio. Essa é uma das principais vantagens dos anúncios, poder falar com as pessoas certas na hora certa!
Fazendo isso, você não gasta dinheiro com quem não tem interesse no seu produto e fala com pessoas que realmente estão dispostas a comprar na sua loja virtual.
Existem diversas formas para criar anúncios na internet, entre elas as principais são:
Redes sociais;
Google;
Google Shopping;
Remarketing;
Em outros sites.
Como criar uma campanha de marketing digital focada em mídia paga
Utilize técnicas de SEO
De forma resumida SEO - Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), são técnicas para melhorar os resultados orgânicos do seu site. Ou seja, com um SEO bem feito, as chances do seu ecommerce aparecer nos primeiros resultados de busca são maiores.
De acordo com o estudo do Internet Marketing Ninjas, o site que aparece no primeiro resultado do Google tem duas vezes mais cliques do que o segundo, Já os demais alcançam menos de 7% dos cliques. Então, se você quer atrair clientes para o seu ecommerce, é muito importante investir em SEO para ter uma loja bem ranqueada no Google.
Alguns aspectos importantes para rankear bem no Google: ter URL simples, contar com bom carregamento da página, fazer o uso correto das palavras-chave, ter imagens otimizadas e conteúdo de qualidade.
Esses são alguns fatores importantes para ter atenção na tanto na hora de produzir conteúdo para o Blog, quanto na hora de cadastrar os seus produtos.
Trabalhe bem o e-mail Marketing
Ao contrário do que muita gente diz por aí, o e-mail não morreu! Muito pelo contrário, ele pode ser super eficiente nas estratégias de atração de clientes.
O e-mail marketing pode atrair mais visitas para o seu ecommerce, pois incentiva aquelas pessoas que já compraram com você ou que já tiveram algum tipo de contato com o seu negócio a voltarem a visitar sua loja.
Ou seja: é uma pessoa com mais chances de compra e já que está em sua base de contatos.
Para as pessoas que ainda não compraram na sua loja virtual, uma boa forma de conseguir e-mails é pedindo que elas preencham um formulário para receber algum tipo de produto, desconto ou informação mais aprofundada.
Por exemplo, você pode criar um ebook ou um checklist com informações mais detalhadas sobre algum assunto que ele está procurando.
Mas lembre-se de não exagerar muito no envio dos e-mails. Porque ninguém gosta e nem merece ficar recebendo um montão de e-mails todos os dias na caixa de entrada.
Quer saber quais são os melhores horários para enviar e-mails? Confira o conteúdo sobre e-mail marketing no Blog da Loja Integrada .
Baixe este conteúdo e aprenda mais sobre como atrair pessoas para o seu ecommerce
Estatísticas do ecommerce brasileiro em 2024
O ecommerce brasileiro acelerou a partir de 2020 e não para de crescer. Confira algumas das principais estatísticas sobre o comércio eletrônico no Brasil:
No primeiro trimestre de 2024 as vendas online cresceram 12,59%, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. (Dados da Neotrust | Movimento Compre & Confie).
A projeção de faturamento para o ecommerce em 2024 é de R$169,5 bilhões, 12% a mais que o ano anterior, chegando a 83,7 milhões de compradores. (Dados ABComm)
Em relação ao ticket médio, a projeção da ABCom é um crescimento de R$450 para R$460 em 2024.
Em 2021, o meio de pagamento mais utilizado em compras online é o cartão de crédito, presente em 69,7% dos pedidos vendidos. O boleto bancário obteve 16,9% do pagamento das encomendas, 11,1% foram destinados para compras com outras formas de pagamento, como wallet e cashback e 2,3% via Pix. (Dados Neotrust)