Tendências e expectativas pro ecommerce em 2022
O mercado de comércio virtual cresceu muito no último ano. Confira as principais tendências para o ecommerce 2022
Os anos de 2020 e 2021 foram marcantes pro comércio eletrônico. Isso porque trouxeram mudanças significativas como resultado da pandemia que vivemos. O crescimento do mercado e a grande procura do varejo por esse modelo de negócio inspirou novidades que devem ser tendências no ecommerce em 2022.
Desde a automação da inteligência artificial à realidade virtual aumentada, o cenário trouxe novas maneiras de fazer negócios. Quer ficar por dentro do que será tendência no ecommerce 2022? Confira a seguir e prepare-se!
Por que é importante ficar de olho e se preparar?
Em 2020, o ecommerce gerou 87,4 bilhões de reais de faturamento, de acordo com o relatório Webshoppers 43 da Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Além disso, o Brasil chegou à sétima posição no ranking eMarketer de crescimento de vendas do ecommerce em 2020.
E os números do varejo eletrônico de 2021 têm sido promissores. Só no primeiro semestre, o ecommerce atingiu o recorde de R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% comparado com o mesmo período de 2020, conforme dados do relatório Webshoppers 44 da Ebit/Nielsen.
A expectativa é de que esse crescimento se mantenha nos próximos anos. Por isso, acompanhar as tendências de ecommerce 2022 é se preparar para estar à frente da concorrência e atender a uma grande demanda de mercado que cresce a cada dia.
Principais tendências para ecommerce em 2022
Experiência phygital
Phygital, uma combinação das palavras em inglês physical (físico) e digital (digital), é uma experiência que integra os dois meios.
A pesquisa “Market Review: tendências do ecommerce para 2022” da Opinion Box em parceria com a Bornlogic aponta que 74% dos entrevistados já pesquisaram o produto desejado na internet e efetuaram a compra na loja física. O contrário também tem sido muito comum e apresenta uma taxa até maior: 84% dos entrevistados já pesquisaram um produto na loja física e compraram online.
?️ Compras por comando de voz
Muitos consumidores têm utilizado a ferramenta para fazer compras em lojas online. Isso também é conhecido como voice commerce e é uma das grandes apostas para o futuro do varejo.
A Alexa da Amazon é uma assistente virtual cada vez mais utilizada, que interage com o usuário por voz, e tem aberto muitas portas também para o uso deste recurso no ecommerce.
Com o comando de voz, o ato de comprar pode ser mais rápido e prático, sem exigir que o consumidor esteja com o celular em mãos. Por isso, é muito importante que sua empresa esteja preparada para isso. A tecnologia ainda é recente e precisa ser aprimorada, mas isso tende a evoluir rápido. É sempre bom ficar de olho!?
? Inteligência artificial e chatbots
Os chatbots são softwares com inteligência artificial que simulam a interação humana na internet. Muitas empresas já apostam nessa ferramenta e quem não investir no recurso pode ficar para trás.
Os chatbots automatizam o atendimento na sua loja virtual. Ou seja, muito mais pessoas são atendidas em menos tempo e exigindo menos recursos. Também vale lembrar que o software é capaz de prestar atendimento 24 horas por dia e em todos os dias do ano.
É claro que é sempre importante oferecer também um atendimento humanizado combinado com as automações. Afinal, o atendimento de excelência continua sendo um grande diferencial para a experiência do cliente.
Além disso, a inteligência artificial também pode ser usada com base no comportamento do usuário para personalizar resultados de busca. Você pode, por exemplo, configurar uma vitrine inteligente que exibe produtos com base nas pesquisas recentes de um consumidor.
? Realidade aumentada e virtual para compras
Muitos consumidores já passaram pela experiência de comprar um produto que na foto chamava a atenção e parecia ser de qualidade, mas que pessoalmente era totalmente diferente.
Com a realidade aumentada e virtual, esse problema pode ser drasticamente reduzido. Por exemplo, sobrepor elementos virtuais à realidade usando a câmera do celular para: simular uma tintura nova no cabelo; uma cor diferente na parede do quarto; ou até mesmo a localização de um móvel novo no apartamento.
? Diversos meios de pagamento
Considerando a evolução dos meios de pagamento, oferecer uma boa seleção em sua loja virtual é uma forte tendência do ecommerce em 2022. Isso aprimora muito a experiência do consumidor na sua loja.
Investir em ferramentas com recursos que facilitem o pagamento como PIX, carteiras digitais, WhatsApp Pay, além dos tradicionais como cartão de crédito e boleto, é uma ótima aposta para sua loja virtual.
?️ Vendas pelas redes sociais
A vendas nas redes sociais vêm crescendo a cada ano — e o impacto de influenciadores digitais também.
De acordo com a pesquisa “Market Review: tendências do ecommerce para 2022” Opinion Box em parceria com a Bornlogic, 41% dos entrevistados já compraram produtos indicados por influenciadores nas redes sociais. E, dentre estas pessoas, 77% apontaram o Instagram como fonte da influência.
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