Thiago Sarraf é especialista em ecommerce e internet, consultor, professor, palestrante e empresário, ele é o nosso convidado e vai dar dicas preciosas pra você usar o frete da melhor forma na sua loja virtual. Continue a leitura!
Existem diversos fatores pelos quais seu site pode estar com a conversão baixa. E o frete pode ser um deles.
O valor do frete ainda é um dos grandes vilões quando falamos de entrega e desistência de compra. Não para menos, o Brasil é um país de proporções continentais e nem sempre é tão barato transportar um produto do Rio Branco para São Paulo.
O grande centro das vendas online é São Paulo e não vamos nem listar os diversos meios de enviar um produto que há na capital. Com maior número de transportadores disponíveis, não é para menos que condições comerciais muito melhores sejam possíveis quando a sede da loja se encontra em São Paulo, ou pelo menos perto dele.
Porém, em algumas regiões do país, apenas os Correios têm acesso. Com cobertura nacional, e apesar de críticas, estes conseguem cobrir com eficiência diversas regiões do país, porém a um preço.
Como o frete pode influenciar suas vendas?
- Entendendo o cálculo do frete
Em primeiro lugar é preciso entender o cálculo do frete em relação ao seu produto. A loja precisa inserir no exercício de precificação o valor que custa enviar o produto até seu consumidor.
O valor inteiro, se não quando porcentagens significativas devem entrar na conta final sobre o preço do produto. Afinal, você não pode pagar para o consumidor adquirir o seu produto. Pelo menos não todos os dias.
Por isso é tão instigado a compra de 2 ou mais produtos por pedido. Quanto mais produtos forem comprados de 1 vez, mais é este retorno que temos em relação ao custo do frete, visto que o custo de envio da loja será apenas um.
- Frete fixo
Uma boa estratégia quando falamos de frete é fixar o valor. Fazendo contas para entender uma média de custo, independente se for para território nacional ou apenas algumas regiões, é uma estratégia inteligente e pode dar muito certo para aumentar a taxa de conversão.
Em muitos casos, fixar o valor do frete seja em datas específicas ou por tempo indeterminado, é mais vantajoso que garantir frete grátis.
- Frete grátis
Uma grande polêmica para quem trabalha com ecommerce, oferecer frete grátis por alguns dias não vai fidelizar a clientela. A opção do frete grátis, quando não bem utilizada, pode atrair consumidores temporários e que não voltarão a comprar.
A estratégia do frete grátis é uma ótima opção para alavancar as vendas em momentos oportunos, como meses com vendas baixas, poucas conversões no site e assim por diante.
Tabela de frete e abandono de carrinho
O valor do frete é um grande incentivo para o abandono de carrinho. Ou melhor, a falta dele.
Não colocar o valor do frete antes do início do checkout ou ainda uma calculadora de frete pode levar ao abandono de carrinho. Isso porque o consumidor pode se assustar com o valor do frete, e acabar desistindo no último minuto.
Disponibilizar o cálculo do frete logo na página do produto ajuda o consumidor a entender os preços e colocar na ponta do lápis se vale a pena o trabalho de sair para adquirir o produto ou então fazer a compra online.
Deixar o consumidor ciente de todos os custos dentro do processo de compra, deixa menor espaço para surpresas futuras e diminui a possibilidade de abandono de carrinho.
Como usar a tabela de frete a seu favor?
Deixe disponível e em fácil visualização, a calculadora de frete e também as opções de envio pós cálculo.
Caso sua loja utilize de estratégias como frete grátis (ou fixo) a partir de determinado valor, deixe isso à mostra para seu consumidor também. Pode funcionar como incentivo para aumentar o ticket médio do seu ecommerce.
Faça sempre o exercício da precificação para definição de preço correto do seu produto, e para considerar todos os gastos, incluso frete.