O que é social commerce? Veja como apostar nele para o seu ecommerce

o que é social commerce

Em 2020 foram mais de 1,3 milhões de novos usuários brasileiros por dia nas redes sociais. As vendas via redes sociais saltaram para 34% e somente o Instagram é responsável por 87% das vendas, mostrando o seu alto potencial para social commerce.

Por isso, vender pelas redes sociais já é um caminho importante para o lojista, que além de aproximar a sua relação com o cliente, também ganha mais um canal de vendas efetivo e lucrativo para o negócio. Neste conteúdo, a gente vai falar sobre o social commerce e como apostar nele para uma estratégia de ampliar as vendas online. 

O que é o social commerce? 

Trocando em miúdos, o social commerce é um termo que significa, em bom português, comércio social. Ou seja, que se utiliza das redes sociais pra realizar vendas. Atualmente o consumidor pode fazer vendas através do Instagram, Facebook, Pinterest e até mesmo Whatsapp.

O social commerce é uma estratégia alinhada com o nosso tempo, onde o público é impactado por anúncios, influenciadores e produtos antes nas redes sociais para depois fazer a pesquisa e efetuar a compra. 

Como criar uma estratégia de Social Commerce?

Todas as redes sociais podem ser um canal para abrir vendas e contato com o consumidor. Pra iniciar essa integração entre a loja virtual e as redes sociais o primeiro passo é ter um sistema de gestão pra administrar o negócio de forma simples e dinâmica.

Com a ferramenta, fica mais fácil manter a integração entre o estoque, cadastros e vendas, assim como ocorre com os marketplaces. Depois basta seguir os seguintes pontos:

  • Ter uma conta no Instagram ou canal que deseja vender e criar um perfil comercial, que contém funções diferentes das contas pessoais. Também é preciso criar uma fanpage no Facebook, para então vincular os dois perfis. 
  • É preciso ter um domínio do site onde você vende os produtos para conseguir fazer a integração entre o catálogo de produtos do Facebook e a sua loja. 
  • Cadastrar os produtos no catálogo de produtos do Facebook e pra isso se utiliza o Gerenciador de Negócios do Facebook. Esse catálogo é válido para iniciar as vendas no Facebook e também no Instagram. 

Através da integração com o Catálogo do Facebook, a pessoa lojista consegue sincronizar produtos, estoque e valores da rede social com os demais canais de venda online ou físico.

A integração permite:

  • Exportar os produtos cadastrados no Bling para vender no Facebook por meio do Catálogo.
  • Sincronizar o estoque do Catálogo do Facebook com o sistema de gestão e os demais canais de venda.
  • Fazer alteração do valor do produto pelo ERP e sincronizar com o catálogo. O gestor também consegue adicionar mais este ponto de visibilidade para os seus produtos e controlá-lo de forma unificada com os demais canais de venda. 

O Social commerce é indicado pra todo mundo?

Como a gente comentou, as redes sociais atingem um público bastante significativo na esfera das vendas. Desde prestadores de serviços até vendedores de produtos, as vendas acabam se potencializando pela estratégia de social commerce.

Por isso, é sim indicado pra todos os negócios que possuem integração entre a loja e o canal de vendas. Como o alcance de público será maior, é preciso o negócio também estar preparado para a ampliação do mercado, e os consumidores de social commerce demandam um atendimento próximo, antes, durante e depois da compra.

Se quiser saber um pouco mais, confira o vídeo a seguir e veja como funciona o social commerce. 

Ampliando a presença digital 

No ecommerce, quanto mais canais de venda o seu negócio estiver inserido, maiores são as chances de venda. Apostar em diferentes estratégias, marketplaces, redes sociais, email marketing, é um caminho promissor para quem deseja ampliar a presença digital e vender mais. 

A interação dinâmica e direta que as redes sociais permitem, é uma estratégia potente de comunicação e aproximação com o consumidor. Aposte também em bom atendimento nas redes, com retornos rápidos e despojados.

O olhar do lojista deve estar voltado para os multicanais, a fim de escalonar o negócio de forma descomplicada e contando com a tecnologia do ERP online e em nuvem para atualizar a gestão do negócio de qualquer lugar. Desta forma, também é possível olhar para o negócio de forma mais ampla, metrificando os resultados e melhorando sempre as estratégias de venda.

Conte com um ERP que tenha a integração ao catálogo de produtos do Facebook para que a estratégia saia do papel e vire realidade. Além disso, a ferramenta também mantém a sincronização das vendas, estoque e entregas em um único sistema.

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Alfredo Soares
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