Sincronização de estoque para vender em múltiplos canais
O estoque é o coração do negócio, através de um estoque bem organizado é possível fazer uma boa campanha de vendas sem grandes problemas. A presença digital em canais variados também é uma grande tendência, já que os marketplaces vieram com força e os lojistas conseguem aumentar as vendas indo ao encontro do consumidor.
Administrar canais de venda variados exige organização interna e disciplina, mas para auxiliar o sistema de gestão é um facilitador desde cadastrar preços, subir imagens e configurar todas as informações nas diferentes plataformas e também acompanhar estoque, pedidos e logística.
Quando um mesmo sistema de gestão consegue sincronizar informações de venda, torna o trabalho mais facilitado e assertivo, fazendo com que a jornada de compra do consumidor também seja beneficiada com uma loja organizada e pedidos sendo entregues conforme o previsto no momento da compra.
Como fazer a sincronização de estoque?
A sincronização de estoque acontece de forma fluida quando se utiliza um sistema de gestão ERP integrado aos canais de venda. Desta forma, o empreendedor passa a administrar em um único sistema os pedidos, a emissão de notas, estoque e logística de maneira integrada. A excelência do serviço no e-commerce visa a boa experiência de consumo na jornada de compra do cliente.
Além da sincronização de estoque entre os setores da empresa, o ERP também auxilia no controle e pagamento de impostos, assim como geração de notas fiscais, processos estes feitos de forma rápida e descomplicada.
A segurança do gestor se torna um ponto importante, já que uma vez que o produto está cadastrado ele fica ativo no estoque até ser vendido em algum canal de venda. Quando é vendido, automaticamente, o sistema de gestão registra a venda do produto e ele não aparece mais como disponível para venda.
Além de fazer com que os setores da empresa funcionem de forma automatizada e estabilizada, também é possível fazer integrações com canais de venda e parceiros logísticos, o que já automatiza os processos seguintes de venda.
Dicas para vender em múltiplos canais
Automatizar os processos: Ao controlar de forma unificada seu estoque em múltiplos canais de venda, você evita que um mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, garantindo um melhor atendimento ao seu cliente. Conciliar mais do que um canal de vendas é um desafio para o empreendedor, já que tarefas simples como gerenciar o estoque ou controlar a logística vão ficando cada vez mais complexas.
Controle de estoque, financeiro e logístico: Quando há vendas em múltiplos canais, as entradas são variadas, também é preciso fazer o fluxo de caixa acontecer de forma fluida. Para isso, o ERP também é um facilitador, e possibilita o administrador controlar os recursos de forma ampla.
Qualidade no atendimento e na entrega: Mantenha seu negócio aberto para conversar com o consumidor da maneira que ele preferir: por chat, e-mail ou redes sociais. Outra automatização importante é a logística de entrega, já que no e-commerce, o prazo de entrega é determinante em muitas situações de vendas, e por isso ela deve ser integrada também ao sistema de gestão para facilitar os processos e evitar demoras.
Armazenamento online e em nuvem
Quando o objetivo é vender em múltiplos canais, automatizar os processos internos e ganhar mais autonomia na gestão do seu negócio, é preciso atentar para um detalhe importante: o ERP deve ser um sistema online e com armazenamento em nuvem, o que facilita o acesso de qualquer lugar e mantém as informações atualizadas e bastante seguras devido ao cloud computing. Desta forma o lojista passa a pensar no negócio de forma mais criativa, deixando toda a função burocrática e de sincronização para o sistema de gestão. Confira na prática as vantagens utilizando o cupom #lojaintegrada para 4 meses grátis no Bling.