Quais são os custos para abrir uma loja online?

A pergunta de 1 milhão de reais: Quanto realmente custa para abrir uma loja online?

Tudo vai depender do tamanho do seu projeto e operação, além da questão principal como estoque de produtos, que é um dos maiores gastos no início da operação. 

Lógico que uma loja grande que já existe no ambiente físico terá gastos muito maiores para se digitalizar do que uma loja que está iniciando as operações agora. 

Na metodologia da Doutor E-commerce, temos 9 pilares que são a base da sua loja. Vamos simplificar alguns custos e necessidades aqui. 

Mas, deixando os custos variáveis de lado, o que realmente é um custo indispensável na hora de abrir um e-commerce?

O que é um custo indispensável?

Entendemos por custo indispensável ferramentas ou soluções cujo e-commerce não funciona sem elas. 

Claro que existe variações de preços dadas as inúmeras soluções e fornecedores que o mercado disponibiliza. Aqui, no entanto, vou listar o que realmente sua operação não pode começar sem. 

Plataforma

Não é possível começar um e-commerce, profissional, sem uma boa plataforma para acomodar sua operação. 

O mercado disponibiliza planos gratuitos, como o da Loja Integrada, que são para os e-commerces iniciantes. Para os empreendedores que estão começando a molhar o pé no mundo digital e querem experimentar uma plataforma de qualidade, por preços justos. 

Da mesma forma que estão disponíveis os planos profissionais e plataformas mais robustas para acomodar os grandes projetos que possuem plano de crescimento. 

ERP e cadastro de produtos

As ferramentas que permitem um cadastro de produto mais simples e facilitado, bem como fazem a gestão do estoque para o gestor, são fundamentais.

Nada de começar na mão ou na planilha do excel. 

Estes são custos que valem a pena serem investidos desde o começo, para evitar sofrimento quando a operação começa a crescer. 

Comunicação Visual

Com a concorrência aumentando todos os dias, não dá para iniciar uma operação de e-commerce de qualquer jeito. 

A parte estética da loja é muito importante para atrair clientes e melhorar o tempo de navegação no site. 

Mesma coisa que ver uma vitrine de loja física extremamente bagunçada e sem a menor organização na disposição dos produtos. Como vamos saber que produtos a loja oferece ou se é minimante interessante?

No começo, aposte nos layouts disponibilizamos que conversam com a clientela do seu e-commerce e posteriormente você pode fazer alterações para uma personalização maior do ambiente. 

Conteúdo

Aqui entra uma das partes mais importantes quando falamos em loja online. 

Uma foto de qualidade e descrições bem feitas fazem toda a diferença, nas vendas e para o buscador também. 

Um dos maiores medos do consumidor é o produto ser diferente da foto, seja em questão de tamanho, cor ou pequenos detalhes. Por isso imagens reais que mostram a qualidade do seu produto fazem toda a diferença. 

As descrições bem feitas ajudam na indexação da página, e também ajudam os consumidores a entender como usar o produto e por que precisam daquele item. 

Logística

Como trabalhar com e-commerce sem alguém que faça as entregas?

Trabalhar com os correios é essencial para um país das proporções do Brasil. Mas, dependendo da onde estiver seu fluxo de vendas, fazer contato com transportadoras pode garantir menores preços e entregas mais eficientes. 

Pagamento

Sistemas de pagamento, antifraude, regras e análises são investimentos mais do que fundamentais. 

Estoque e mídia

Como começar a vender sem produtos a serem vendidos?

Como anunciar seus produtos em mídia paga? Não dá para depender apenas do orgânico, especialmente no começo. Os consumidores precisam conhecer sua loja! 

Estes custos são os mais variáveis já que dependem muito de cada projeto e cada objetivo. 

Mas são cálculos que com certeza precisam fazer parte da conta inicial.

O os custos dispensáveis?

Listamos ferramentas e custos que sem eles não dá para iniciar uma operação minimamente profissional. 

Demais ferramentas são necessárias para profissionalizar suas vendas e aumentar o faturamento da loja. 

Ferramentas como e-mail marketing, análise de dados, hubs, chat, e outros não são exatamente dispensáveis. Mas a loja pode iniciar sem elas. 

Hoje o mercado disponibiliza diversas ferramentas e soluções para profissionalizar as vendas e otimizar seu tempo, de acordo com o tamanho da sua loja. 

É preciso ter um planejamento bem estabelecido, antes mesmo de abrir o e-commerce, para que não sejam gastos dinheiros à toa e sejam feitas as melhores escolhas e curto, médio e longo prazo. 

Então, bora começar sua loja? 

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