Todo negócio, seja ele físico ou digital, passa por momentos de crise. No ecommerce não é diferente. Essas crises podem ser internas – quando há dificuldades dentro da própria empresa – ou externas – quando situações e períodos difíceis afetam o país e a economia, como a pandemia da Covid-19. Independentemente de qual seja a situação e quanto tempo ela dure, é preciso se planejar e criar estratégias para passar por ela.
Considerar os prazos de recebimento dos pagamentos pode ser essencial nessas estratégias, já que eles impactam diretamente o fluxo de caixa e podem ser a diferença entre passar pelas crises ou permanecer nelas.
Principalmente nas vendas online, onde os recebimentos não são instantâneos – na maioria dos casos – e podem levar 14 ou até 30 dias para caírem na conta da loja. Isso sem falar nos parcelamentos, que são recebidos também de forma parcelada de acordo com a compensação de cada parcela.
O poder de escolher
Quando tem a possibilidade de escolher quando vai receber os pagamentos por suas vendas, o lojista fica mais empoderado, já que tem um melhor controle de contas a pagar e receber e do que entra e sai da sua loja online, permitindo programar e planejar bem de perto pagamentos de fornecedores, colaboradores e parceiros, e ainda investir o restante no seu negócio. Isso é essencial em momentos de crise, que exigem um controle ainda mais próximo das contas.
Outros benefícios de poder escolher quando receber por suas vendas – e antecipar os recebimentos – são:
Oferecer parcelamentos sem dores de cabeça
A maioria dos consumidores digitais quer poder parcelar o pagamento por suas compras, principalmente em produtos que têm um ticket médio mais alto. Contar com essa possibilidade é sinônimo de aumentar as vendas em qualquer ecommerce.
Podendo escolher a data de recebimento dos pagamentos e até antecipá-la, você pode oferecer parcelamentos sem dores de cabeça ou prejuízos para o seu negócio.
Garantir mais facilidade na organização das contas
A gestão financeira de um ecommerce exige o controle de diversas informações para que possa ser mais acertada. E é claro que os prazos de recebimento entram nessa equação. Quando pode escolher a melhor data para receber o seu dinheiro, você facilita a organização de todas as contas, tendo controle de tudo que vai entrar, quando vai entrar e também do que precisa sair.
Investir no próprio negócio
Crescer é essencial em qualquer negócio, inclusive no e-commerce. E isso, na maioria das vezes, exige investimentos em melhorias – seja na qualidade dos produtos, nos melhores fornecedores, no atendimento ao cliente ou, até mesmo, na experiência de compra oferecida.
Controlar os prazos de recebimento por suas vendas e alcançar uma melhor gestão das finanças te ajuda também a ter uma visão mais clara do quanto tem para investir e quando pode fazer isso. Em outras palavras, te ajuda a desenvolver melhor a sua loja.
Prever taxas
Não importa o prazo escolhido para o recebimento de pagamentos, ele sempre inclui taxas. Normalmente, mais altas para recebimentos mais rápidos. Escolhendo quando quer receber, você também escolhe quais taxas quer pagar e encontra um equilíbrio importante para sua loja online, podendo ter mais previsibilidade de custos. O que é essencial em períodos mais difíceis.
Criar capital de giro
O capital de giro é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, já que é um recurso que funciona como um “estoque” e ajuda a arcar com os custos e despesas fixos e variáveis de uma empresa. Ele diz muito sobre a saúde financeira do seu e-commerce. Com o controle dos seus prazos de recebimento e a possibilidade de antecipar valores – ou até recebê-los instantaneamente – fica mais fácil criar um capital de giro ideal para você.
Os prazos de recebimento do Mercado Pago
Para garantir um melhor controle do fluxo de caixa na sua loja online, vale a pena integrar o Mercado Pago como meio de pagamento. Além de oferecer as melhores soluções para pagamentos online, permitindo uma ótima experiência de checkout para os consumidores, a plataforma também conta com as melhores condições para os lojistas, principalmente para que possam seguir com suas empresas em momentos de crise.
Quando se trata de prazos de recebimento pelos pagamentos, a plataforma oferece a possibilidade de escolher as opções:
- D0 – para recebimentos no mesmo dia em que o pagamento ocorre;
- D14 – para recebimentos depois de 14 dias;
- D30 – para recebimentos depois de 30 dias.
O melhor é que todas as opções contam com taxas justas e é o próprio lojista quem decide qual prazo deseja usar, podendo alterar essa opção quantas vezes quiser. Afinal, é você que sabe quais as melhores condições para o seu negócio em cada período.
Além disso, o Mercado Pago oferece outros benefícios essenciais para qualquer momento de um e-commerce, principalmente os mais delicados, como: altas taxas de aprovação de pagamentos – o que significa menos problemas com pagamentos legítimos sendo recusados -, segurança robusta nas transações – bloqueio automático de tentativas de fraude e transações inseguras -, análise de risco – informações claras sobre tudo o que acontece no seu e-commerce em relatórios completos – e cobertura contra chargebacks – ou seja, com os comprovantes de entrega dos produtos, você não precisa pagar pelas contestações de pagamentos.
Controle seus prazos de recebimento com Mercado Pago
Na hora de fazer o planejamento do seu e-commerce, procure a integração com uma plataforma de pagamentos que ofereça as melhores oportunidades para melhorar a sua gestão. Contar com Mercado Pago é estar preparado para todos os momentos: bons ou desafiadores.