Passo a passo para apresentação de produto em loja virtual

Os produtos e serviços são o coração do seu negócio. Por isso, é essencial saber apresentá-los de forma eficiente. No ambiente off-line, a vitrine é a porta de entrada e elemento fundamental da loja. No entanto, há outros fatores que podem ser explorados para atrair o cliente para dentro do seu estabelecimento – um cheiro marcante, uma arquitetura diferenciada e/ou o convite de um vendedor carismático.

É por isso que a apresentação de produto em loja virtual é uma das maiores ferramentas do lojista para chamar a atenção de seus clientes e visitantes. Apesar da tecnologia ainda não permitir que se explorem todos os nossos sentidos no mundo online (como o olfato e o tato), muitos recursos podem ser usados a seu favor para ganhar mais destaque!

9 passos para apresentação de produto em loja virtual

Como o fato de operar em ambiente online aumenta o desafio da apresentação de produto, separamos um passo a passo para guiar os lojistas que estão prontos para encantar os clientes. Vamos lá!

1. Escolher as melhores imagens para apresentação de produto em loja virtual

Use imagens bonitas, relevantes, interessantes e de qualidade. Ou seja, aquelas que demonstram os detalhes dos produtos e a sua aplicação. Nesse sentido, use fotos com boa resolução, boa iluminação e focada em pontos estratégicos.

2. Dar atenção aos outros elementos visuais

Nem só de fotos vive um e-commerce. Botões, colunas, listas, banners, cabeçalhos e outros itens são elementos visuais importantes para o e-commerce e que devem ser levados em conta. É especialmente importante que eles combinem uns com os outros a fim de compor um layout harmonioso. As cores têm um papel importante nesse ponto, pois, além de criarem layouts visualmente bonitos, são responsáveis por despertar sensações nos visitantes. 

3. Saber escolher os produtos em destaque

Muitos lojistas perguntam-se quais produtos destacar na página de sua loja virtual. A verdade é que não existe uma fórmula pronta e a resposta correta para essa questão é: depende. Quais produtos precisam de uma maior taxa de conversão? Há algum item que é muito buscado (e que, se destacado, encurtaria a busca do cliente)?

Há um produto que seja responsável por chamar muito a atenção dos visitantes – por ser diferente ou extremamente inovador, por exemplo?

4. Nomear um produto

Na hora de definir um nome para identificar o seu produto na loja, lembre-se de ser objetivo, interessante, claro e de usar palavras-chave para otimizar o SEO. Dessa forma, ficará mais fácil para o seu cliente encontrar organicamente o que procura.

5. Definir as categorias dos produtos

É importante criar categorias que façam sentido para o seu negócio, lembrando também de utilizar palavras-chave. Se você tem um pet shop virtual, pode criar categorias como: brinquedos, alimentação, remédios etc.

6. Identificadores de produtos

Como o nome já sugere, são códigos para identificar o produto. Cada produto cadastrado tem o seu número. Quando os identificadores são usados, tornam os produtos mais fáceis de serem encontrados pelos clientes. Existem diversos tipos:

SKU – Stock Keeping Unit ou Unidade de controle de estoque. Número que designa os diferentes itens de um estoque. Muito útil para ser usado em planilhas para identificação rápida dos produtos.

GTIN – Global Trade Item Number ou Número global de item comercial, para itens desenvolvidos e controlados pela GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação). É um número único e reconhecido internacionalmente de um produto.

MPN – Manufacturer Part Number ou Número da peça do fabricante. Número que identifica exclusivamente o produto para o seu fabricante.

NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul. Número estabelecido pelo Governo brasileiro para classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul.

7. Descrição do produto

Novamente, é importante ser objetivo, claro, sanar todas as possíveis dúvidas do cliente sobre o produto, detalhar suas características, ser persuasivo e usar palavras-chave.

Lembre-se que sua descrição deve ser única e não copiada de alguma outra loja ou site. Esta exclusividade irá fazer com que buscadores como o Google se interesse pelo conteúdo diferenciado de seu e-commerce.

8. O que são os elementos de otimização para buscadores?

São elementos que ficam no código HTML do site. Não são visíveis para os visitantes, mas são muito importantes para os buscadores determinarem em que posição do ranking dos resultados de busca o site aparecerá. São eles:

8.1 Tag title – título da página;

8.2 Meta description – resumo do conteúdo da página;

8.3 Keywords – as palavras-chave que estão sendo otimizadas para a página.

9. O que significa gerenciar o estoque do produto?

Com esse recurso, você acompanha, através da plataforma, a situação do estoque daquele produto. É possível receber notificações ou programar ações automáticas caso seus produtos se esgotem. Ou seja, você determina o volume em estoque, a disponibilidade do produto (o que influencia diretamente no prazo de entrega, visto que, se um produto estará disponível em 10 dias e o frete leva até 5 dias, o prazo total de entrega é de 15 dias) e ainda configura o que acontece quando o estoque acaba. 

Na Loja Integrada, tudo isso pode ser feito diretamente na plataforma e, quando o estoque acaba, dá para configurar para o produto tornar-se indisponível. É possível, ainda, continuar vendendo normalmente caso garanta mais produtos rapidamente. Este controle pode ser acessado dentro do painel em Produtos>Criar>Estoque. Desta forma, tanto você quanto o cliente ficam por dentro das condições e prazos de determinados produtos.

Quer entender melhor porque falamos tanto sobre palavras-chave nesse texto? Leia nosso post sobre SEO para e-commerce.

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