PAC ou Sedex: qual o melhor?

Está em dúvida em escolher entre o PAC ou Sedex para entregar seus produtos aos clientes? Confira o artigo e entenda qual é a melhor opção.

Quem possui um ecommerce e precisa enviar as suas mercadorias, já deve ter ficado com dúvidas sobre os métodos de envio das compras online, e conhecer as diferenças entre PAC ou Sedex é fundamental para esse tipo de negócio.

Certamente a forma de entrega é uma das maiores diferenças entre as lojas físicas e virtuais e para o consumidor, os prazos e preços do frete influenciam na decisão de compra. Afinal, ele não quer gastar muito, mas a logística dessa operação importa para alguém que fica esperando a entrega de um produto.

Então se você quer saber mais sobre o PAC ou Sedex, quais são as diferenças e vantagens de cada tipo de envio, fique com a gente até o final do artigo. Boa leitura!

O que é PAC ou Sedex?

Apesar destas duas modalidades de envio estarem no mercado há mais de 15 anos, ainda podem restar dúvidas sobre o que é melhor para o seu negócio. Estes serviços de entrega dos Correios estão entre os mais procurados do país.

A estatal está presente em todo o território nacional e oferece diferentes modalidades de frete que atendem lojistas que trabalham com os mais diversos tipos de produtos. Conheça a seguir, um pouco mais sobre as duas modalidades.

O que é PAC?

A sigla PAC significa “Prático, Acessível e Confiável”, e é uma modalidade de envio não expressa de encomendas lançada em 2002. O PAC é um serviço exclusivo dos Correios, onde as entregas são feitas apenas em dias úteis para pacotes com até 100 cm de comprimento e que pesam até 30 kg.

Esta opção de envio tem um custo mais baixo, e é uma excelente alternativa para produtos que não tenham urgência na entrega.

O que é SEDEX?

A sigla significa “Serviço de Encomenda Expressa Nacional”, e é um serviço expresso dos Correios lançado em 1982. As encomendas despachadas por Sedex são tratadas como prioridade nos centros de distribuição, e as entregas acontecem de segunda a sábado.

Por estes motivos, o envio por Sedex tem um custo mais elevado do que os feitos via PAC. Além disso, para atender as demandas e necessidades diferentes das empresas, os Correios oferecem diferentes tipos de entrega sob o nome SEDEX.

Confira algumas delas:

  • SEDEX Hoje: a entrega é realizada no mesmo dia da postagem;
  • SEDEX 10: a entrega é realizada até às 10h da manhã do dia seguinte à postagem;
  • SEDEX 12: a entrega é realizada até o meio dia do dia seguinte à postagem;
  • SEDEX Mundi: realiza entrega de documentos e mercadorias internacionalmente;
  • SEDEX a Cobrar: a entrega é realizada no balcão de uma unidade postal, e o destinatário é avisado para que possa buscar.

Entenda as diferenças entre o PAC ou Sedex

De forma bem resumida e para ficar bem claro, as principais diferenças entre o PAC ou SEDEX estão no preço e no prazo de envio. As mercadorias enviadas pelo PAC possuem menos prioridade e são mais baratas, porém, o prazo de entrega é maior.

Entretanto, as encomendas despachadas por SEDEX possuem maior prioridade e são mais caras, por isso chegam mais rápido. Porém, vamos aprofundar mais para você entender um pouco mais sobre as modalidades de PAC ou Sedex.

Quando pensamos em segurança de despacho, ambos possuem a mesma segurança, mas os prazos e preços são bastante distintos.

Pesos e embalagens do PAC ou Sedex

O preço pago pelo envio das mercadorias no PAC ou Sedex depende das dimensões, peso do objeto e também a distância entre o remetente e o destinatário. Quando pensamos no PAC, estas são algumas indicações sobre o pacote:

  • Até 50kg para entregas no mesmo estado;
  • Até 30kg para entregas em outros estados;
  • 100 centímetros de comprimento.

Já no caso do SEDEX, o peso máximo admitido para o serviço de envio é de 30kg. Nas outras modalidades como o SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje, o limite é de 10kg por encomenda.

Prazos de entrega no PAC ou Sedex

Para saber o prazo de entrega da mercadoria por PAC ou Sedex, o ideal é fazer uma estimativa no próprio site dos Correios.

Neste caso, será necessário colocar a data da postagem, o CEP do remetente e destinatário, a modalidade do serviço (aqui você pode simular PAC ou Sedex), as dimensões do pacote e o peso estimado.

Entretanto, se sua loja possuir uma integração direta com o serviço de frete, na hora da compra, já é feito o cálculo de forma automática, assim que o seu cliente informar o CEP de destino.

Geralmente, para o PAC, o prazo fica em torno de 10 dias, e para o Sedex, a entrega pode acontecer entre 24h e 5 dias úteis. Entretanto, seja qual for o serviço escolhido, o prazo varia de acordo com a localidade e distância.

E se as encomendas atrasam?

Os Correios oferecem alguns tipos de indenização, desde que primeira tentativa de entrega ou disponibilização da encomenda para retirada tenha acontecido depois do prazo estabelecido para o serviço contratado. Quando isso ocorre, há uma devolução progressiva sobre os valores pagos na postagem da remessa.

PAC:

  • 5%: de 1 a 5 dias de atraso;
  • 10%: de 6 a 10 dias de atraso;
  • 15%: acima de 10 dias.

SEDEX:

  • 5%: de 1 a 3 dias de atraso;
  • 10%: de 4 a 5 dias de atraso;
  • 15%: acima de 5 dias.

Conclusão

Como você percebeu, as maiores diferenças entre PAC ou Sedex estão no preço e no prazo de entrega, e estas duas questões são fundamentais para quem tem um ecommerce.

Por isso, independentemente do serviço que você optar para enviar ou receber uma encomenda, tenha sempre em mente estas duas diferenças: a prioridade do transporte e o valor a ser pago.

É fundamental saber como funciona o PAC ou Sedex para que seja possível oferecer o meio de entrega que seja mais vantajoso para seu cliente e sua loja. O ideal é dar as opções para que os consumidores escolham o que for mais conveniente naquele momento.

Para as pessoas que moram em grandes centros urbanos, o PAC pode ser uma boa alternativa, pois não há muita diferença na quantidade de dias para a entrega. Entretanto, se seu cliente quer o produto o mais rápido possível, o SEDEX será a melhor opção.

O importante é deixar que o cliente escolha, para que ele não se decepcione com a entrega ou prejudique a experiência dele com a sua loja. Assim, você conseguirá agradar os dois perfis de consumidor e correrá menos risco de perder vendas por causa do frete.

E aí? Gostou do nosso artigo? Se quiser saber mais sobre as formas de envio para o ecommerce e outros assuntos para melhorar suas vendas, continue sua leitura aqui no nosso blog.

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