Uma das formas de comunicação que tem mais potencial para ser explorada é a newsletter para ecommerce. Não se trata de um simples email marketing, mas de uma mensagem periódica bem estruturada e planejada especialmente para levar conteúdo de qualidade aos seus contatos.
Confira no texto de hoje como criar a sua estratégia de newsletter e nutrir o relacionamento com seus clientes!
O que é newsletter?
A newsletter é uma série de emails cujo maior objetivo é o relacionamento. A newsletter é enviada para os clientes e contatos do seu negócio que pediram para fazer parte do mailing.
Importante: sempre envie emails para apenas para quem se inscreveu para receber novidades sua.
O conteúdo desse tipo de comunicação geralmente é informativo ou educativo, com curiosidades ou dados relevantes para o segmento em que o seu negócio atua.
Além de ser uma ótima forma de se tornar referência para as pessoas interessadas no seu ramo de mercado, a newsletter é uma oportunidade de manter contato frequente, nutrir a relação, aproximar-se dos consumidores e incentivar a conversão no seu ecommerce.
7 elementos de uma newsletter para ecommerce (e como trabalhar cada um)
Basicamente, a newsletter é composta pelos seguintes elementos:
1. Periodicidade
Envie a sua newsletter de forma periódica. Isso trará consistência para a sua estratégia, fazendo com que seu contato aguarde por sua mensagem.
Essa frequência de envio pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. A melhor forma de descobrir qual é a periodicidade ideal é testando ou mesmo dando a opção para o seu contato escolher ao se inscrever.
Analise algumas métricas, como taxa de abertura e/ou de clique, para ajustar melhor dia e horário para envio entre outros fatores.
2. Segmentação
É natural que haja diversos perfis de contato no seu mailing e é preferível que cada um deles receba o tipo de newsletter adequado.
Por exemplo, se você tem uma loja virtual de óculos escuros, pode ser interessante enviar uma newsletter falando sobre os cuidados de armazenamento e bom uso do produto para um cliente que comprou um óculos novo há poucos dias. Por outro lado, para o cliente que abandonou carrinho, dicas de como combinar o óculos com o seu estilo e/ou formato de rosto faz mais sentido, não é mesmo?
A segmentação na estratégia da newsletter é o que viabiliza a relevância dos conteúdos.
3. Título/Assunto do email
No título, que vai ser inserido no assunto do email, é importante ser atrativo e direto. Você tem de 20 a 41 caracteres para cativas o usuário e incentivá-lo a abrir a mensagem. Desafiador, não é?
4. Layout
O layout da newsletter de ecommerce tem grande impacto em quatro pontos:
• A forma como os elementos da mensagem são dispostos ajudam o leitor a seguir uma ordem lógica de leitura;
• O layout é uma oportunidade de expressar a identidade visual da marca;
• Cores e contrastes ajudam a dar destaque para a CTA e incentivar a ação desejada;
• Um layout responsivo permite a leitura do email no formato mobile.
No texto Design de e-mail marketing: conquiste o destinatário, destacamos 12 elementos a serem trabalhados no layout da newsletter para ecommerce e duas dicas para escolher templates prontos — uma ótima opção para quem não quer ou não tem tempo para criar um modelo do zero.
5. Conteúdo
No elemento conteúdo, devemos levar em conta as informações que serão apresentadas para o seu público e o tipo de texto que pode ser veiculado.
Alguns exemplos de conteúdos são:
• Novidades da loja
• Promoções
• Apresentação de produtos
• Resumo ou trecho de posts para incentivar o leitor a visitar o blog
• Histórias da loja ou de uma coleção específica que está sendo desenvolvida
• Curiosidades sobre os colaboradores, parceiros ou fornecedores
• Novidades e informações sobre o mercado em que se atua
• Dicas de utilização dos produtos
Você pode elaborar uma estratégia de newsletter com um tipo ou uma combinação de diferentes tipos de conteúdo. Como mencionamos acima, é importante ter em mente a segmentação e a relevância dos conteúdos para cada perfil de público que compõe a sua base de contatos.
Na redação dos textos, é importante usar o tom de voz da marca. Como a newsletter para ecommerce é periódica, usar o mesmo estilo de linguagem trará uniformidade para a comunicação. Além disso, isso ajuda o usuário a se identificar com a marca.
6. Imagens, vídeos e GIFs
Imagens, vídeos e GIFs numa newsletter de ecommerce são importantes para:
• Dar equilíbrio para a mensagem. Um email somente com grandes blocos de texto tem menos chance de ser lido
• Ajudar a complementar a mensagem
• Ilustrar o que se deseja transmitir com o conteúdo. Muitas vezes, apenas com texto é difícil expressarmos emoções, sentimentos e humor. Imagens, vídeos e GIFs ajudam a comunicar nossa mensagem em diferentes níveis
7. CTA
CTA é a sigla para Call To Action, que significa chamada para a ação. São botões, textos e links que indicam para o usuário o que deve ser feito em seguida. No caso da newsletter para ecommerce, pode ser um botão “Compre agora” em uma oferta de produto, “Leia o post completo” para um conteúdo do blog, “Saiba mais” para uma página de promoção na sua loja entre outros.
Quando enviamos uma mensagem, queremos que o usuário execute alguma ação, e não só abra o email.