Trabalhar no ecommerce exige uma série de estratégias pra que as vendas aconteçam, encontrando os consumidores através de diferentes canais. O tempo em que vender online era apenas vender em um canal passou! Cada vez mais, os canais de venda se expandem e atualmente é possível vender através de marketplaces, redes sociais, além da loja própria e pontos físicos ao mesmo tempo.
Neste conteúdo, a gente vai falar um pouco mais sobre os marketplaces e algumas informações importantes antes de iniciar as suas vendas. Confira!
O que é e como funciona um marketplace?
Em poucas palavras, um marketplace é uma espécie de shopping virtual, um site voltado ao comércio eletrônico que vende produtos de diferentes lojas em um único espaço.
O conceito de marketplace é de um site de vendas colaborativo, onde o consumidor pode fazer compras de diversos segmentos e através de diversos lojistas e receber o pedido de forma única.
Hoje em dia, vender em marketplaces é uma das principais estratégias pra quem vende no ecommerce. Isso porque é possível aumentar as vendas de forma mais rápida, se apropriando da reputação do marketplace para atrair os clientes e realizar as suas vendas.
O marketplace também ajuda no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior pra ambas as partes.
Múltiplos canais como estratégia de vendas
Os marketplaces passaram a ser interessantes, tanto para lojistas quanto pros consumidores, pois é possível vender e comprar diversos produtos no mesmo canal.
Pra quem é lojista, é possível vender em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Mas pra isso acontecer de um jeito organizado, o gestor precisa contar com um sistema de gestão ERP que o ajude na administração dos processos e na sincronização de cadastros, vendas, estoque e entregas.
Pra isso, é necessário fazer um cadastro nos canais de vendas que deseja vender e se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em formas de pagamento e entrega do produto.
As maiores vantagens de vender em marketplaces são a visibilidade, a credibilidade, o custo menor de operação, e a assistência de especialistas para quem ainda está começando no segmento.
Dicas pra destacar o seu negócio nos marketplaces
Apesar da grande vantagem de poder expor os seus produtos em diversos canais ao mesmo tempo, o marketplace também aproxima os concorrentes diretos. Por isso, é importante o lojista estar preparado com bons anúncios e estratégias de atração para que o consumidor encontre tudo o que precisa na página do seu produto e finalize a compra.
Separamos algumas dicas que podem ajudar a pessoa empreendedora de loja virtual a vender mais nos marketplaces:
1 – Descrições e informações completas dos produtos:
Quanto mais informações o seu produto tiver, maiores as chances de conversão. Os anúncios dos seus produtos devem impactar o consumidor de forma positiva, por isso eles são importantes para quem quer estabelecer estratégias de venda online.
2 – Use as imagens à seu favor:
Boas fotos são fundamentais para que o consumidor continue interessado em mais detalhes do produto. Elas também ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança.
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3. Amplie sua presença digital:
Após escolher os canais de venda que deseja integrar o seu negócio, também aposte nas redes sociais pra gerar relacionamento com os consumidores e poder criar uma presença virtual mais forte. Ao escolher os canais de venda, esteja atento às taxas de comissionamento dos canais para que seja uma boa escolha ao seu negócio.
4. Organização:
Pra vender em marketplaces é preciso contar com organização interna. Isso é muuuito importante, pra não perder o controle da operação e ainda entregar uma boa experiência de compra ao consumidor. http://www.gillaustralia.com/his responseget redirected herereplica watch repairstelefoonhoesjes amsterdamhttps://www.balabanovka.org
Por isso, conte com um sistema de gestão eficiente que integre a gestão do negócio aos canais de venda. Além disso, também é importante contar com integrações logísticas e emissão de boletos. Tudo isso vai descomplicar o seu trabalho e manter o negócio organizado.
Antes de integrar a um marketplace, o que é preciso saber?
Existem marketplaces para integrar o seu negócio, mas é preciso filtrar os seus interesses antes de sair vendendo:
? Escolha canais que tenham a ver com o seu público alvo;
? Entenda as taxas de comissionamento dos canais antes de fazer a integração;
? Se informe sobre o processo de logística para que os custos fiquem dentro do esperado;
? Disponha de um ERP de confiança para poder integrar a diversos canais ao mesmo tempo e poder gerir o seu negócio com segurança e praticidade, ampliando as suas vendas.
Os marketplaces são canais que vieram para ficar, por isso, é importante integrar o seu negócio aos canais que mais tenham proximidade com o seu público para ampliar a capilaridade do seu negócio. O formato ecommerce nos marketplaces facilita não somente as vendas do lojista, mas também as compras do consumidor.