Marketing digital para ecommerce: por onde começar?

Durante as últimas décadas e especialmente agora com a pandemia do coronavírus, o comportamento do consumidor mudou drasticamente. A forma como vivemos e, consequentemente, a forma como compramos acompanhou as mudanças trazidas pelo novo cenário digital.

Não só compramos mais online como escolhemos marcas e lojas que nos ofereçam uma excelente experiência de compra. É por isso que a forma como você, lojista virtual, se comunica com o seu público também deve mudar!

O marketing digital é a evolução do marketing como conhecíamos. Ele é definido como uma estratégia para atrair consumidores usando conteúdo relevante e útil. Isso permite que os clientes em potencial encontrem sua loja por meio de diferentes canais, como blogs, eBooks, guias de instruções, comunicados de imprensa e mídias sociais.

Um dos benefícios mais importantes de ter uma estratégia de marketing digital é o aumento das vendas e da visibilidade nos negócios online. Neste post, vamos falar sobre por que as técnicas de marketing digital são tão importantes e como você pode começar a aplicá-las!

Marketing digital para ecommerce: os primeiros passos

Existem muitas estratégias diferentes de marketing digital para o e-commerce que podem ajudar você a ter mais sucesso no seu negócio. A seguir, apresentamos algumas das principais etapas:

1. Definindo seus objetivos

O primeiro passo é responder a essas três perguntas sobre o seu comércio eletrônico: o que você tem, o que deseja e para quem vai comercializar? Não importa a ordem na qual você responde a essas perguntas, mas você deve ter uma ideia clara de seus produtos / serviços, clientes ideais (personas de marketing) e metas.

Produtos/serviços: você deve definir a sua oferta de maneira simples, clara e direta. Você precisa mostrar em que aspectos os seus produtos e serviços são diferentes dos seus concorrentes;

Personas: são uma representação fictícia dos seus compradores que mapeia as necessidades de seus clientes e as soluções que você oferece. Você deve saber o que os seus compradores desejam, precisam, gostam, odeiam, amam, quais são seus hábitos, qual é o seu estilo de vida etc.;

Metas: você sempre precisa de um orçamento para manter seu financeiro sob controle. É importante descrever todos os custos do seu produto, margens de lucro, investimentos e tudo o mais que afete o caixa. Também vale a pena listar os seus objetivos profissionais com o negócio, como crescimento, visibilidade etc.

2. Criando conteúdo e coletando de dados

Essa parte do processo em qualquer estratégia de marketing digital pode ser mais demorada. Mas você só precisa manter este objetivo em mente: fortalecer a sua marca bem como obter e medir informações para saber como melhorar.

Se você deseja vender online, precisa de um bom local para isso. Você pode vender em um marketplace, fazer a sua própria loja virtual e investir em outro canais, como mídias sociais.

Lembre-se de usar ferramentas analíticas para rastrear qualquer tipo de resultado online. Além disso, é vital criar páginas de alta qualidade. Ou seja, além da sua página inicial, é importante criar as landing pages, onde os clientes possam oferecer suas informações, mesmo que ainda não estejam prontos para uma compra.

Dependendo do seu cliente, você pode criar três tipos diferentes de conteúdo na jornada do consumidor:

Conteúdo para o topo do funil: o objetivo principal é atrair um público muito maior de leads em potencial. A melhor maneira de fazer isso é usar artigos com palavras-chave e outras técnicas de SEO. O conteúdo do topo deve ser útil para educar seu público-alvo sobre uma pergunta, necessidade ou problema que talvez eles ainda nem saibam que têm. É a etapa da descoberta;

Conteúdo para o meio do funil: o meio do funil de vendas é um estágio mais complexo, porque há uma ampla diversidade de leads que ainda não foram qualificados. Esse conteúdo deve mostrar a solução para as necessidades e desafios do lead. Você pode usar eBooks, podcasts, white papers, estudos de caso, questionários e vídeos. É a etapa do reconhecimento;

Conteúdo para o fundo do funil: quando você atrai leads com o conteúdo do topo e os envolve com o conteúdo do meio, chega o estágio do fundo em que o conteúdo deve ser especializado e relevante. Você pode oferecer informações sobre características dos produtos, ofertas especiais, promoções e descontos. Esta é a etapa da consideração.

Como obter tráfego com estratégias de marketing digital

Obter tráfego é o elemento mais importante se você deseja aumentar suas vendas, mas também exige dedicação. Nem todos os canais de marketing operam na mesma velocidade. Algumas das maneiras mais eficazes de obter tráfego no início do seu plano de marketing são: alcance direto e tráfego pago com o Google Ads.

O alcance direto consiste em enviar e-mails e mensagens para as pessoas com potencial de conversão. Você pode direcionar os visitantes para assinar uma newsletter ou comprar seus produtos / serviços. Por outro lado, se você investir em anúncios no Ads, poderá obter um leque mais amplo de tráfego e muitos dados. Quando você tiver seu novo tráfego no Ads, pode fazer o seguinte:

  • Identificar quais palavras-chave estão gerando vendas;
  • Ver quais páginas de destino estão gerando vendas;
  • Testar ações como frete grátis e outras estratégias;
  • Configurar campanhas segmentadas;
  • Criar campanhas de nutrição de leads;
  • Otimizar as suas landing pages.

O marketing digital pode trazer ótimos resultados, mas é preciso dedicação para isso. Começar com uma plataforma de e-commerce que forneça as bases e os dados necessários para ter sucesso é um forte diferencial!

Que tal se aprofundar no assunto lendo o post 9 pilares de uma estratégia de marketing de conteúdo?

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