Saiba a importância de ter a sua loja física na Loja Integrada em 2022
Abrir loja virtual mostrou grandes benefícios pra quem é lojista, porque ganhou o gosto dos consumidores ao longo do tempo, principalmente na pandemia. Porém, levar a loja física para o virtual, ainda gera muitas dúvidas, inseguranças e aqui vamos te ajudar com todas elas.
O índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie apontou que o faturamento do ecommerce teve um ótimo resultado em 2021. A alta foi de 48,41% na comparação com 2020. Considerando o mesmo período, as vendas do ecommerce cresceram 35,36%.
Só em novembro de 2021, o ecommerce representou 17,9% das vendas varejistas, um recorde no histórico! Isso porque desde janeiro de 2018, o ecommerce representava apenas 4,7%.
Olhando para esses números e também para as expectativas desse ano, levar sua loja física para o virtual, é uma excelente aposta. Visando aumentar o seu lucro, reconhecimento de marca e alcance de público, a loja virtual pode andar lado a lado com a sua loja física, e a Loja Integrada proporciona inúmeras vantagens para isso acontecer.
Vamos ver juntos? Então, bora!
Por que levar sua loja física para o virtual com a Loja Integrada?
Disponibilidade de local e horário
A loja virtual fica “aberta” 24 horas, 7 dias por semana, ao longo dos 365 dias no ano, sem a necessidade constante de alguém a todo momento ficar supervisionando e validando o que está ocorrendo. Ou seja, dá pra você vender até dormindo!
Podendo enviar seus produtos por todo o território nacional, a sua loja virtual atenderá as inúmeras necessidades das pessoas e ganhará mais reconhecimento ao longo do tempo.
? É legal a loja virtual possuir um atendente via WhatsApp e/ou e-mail para auxiliar com dúvidas e atendimento ao cliente, em um horário pré-determinado informado na loja virtual, assim por mais que os clientes precisem de ajuda na loja virtual, as vendas ocorreram com muito mais fluidez.
Visual da Loja
Assim como na loja física é feito o logotipo e deixamos o visual do prédio do jeitinho que a marca representa, o ideal é levar os princípios e valores para o ecommerce.
Aqui na Loja Integrada, é possível a configuração do layout sendo ele nativo da plataforma, através de tema padrão ou layout personalizado, tudo para agregar mais valor ainda a sua marca, com usabilidade e representatividade ao seu cliente.
O tema padrão é um investimento de baixo custo que fará total diferença na sua loja, proporcionando mais profissionalismo, elegância e usabilidade; uma dica legal é a linha de temas Vip, com inúmeros recursos e tendências para 2022, podendo ser usado em todos os nichos.
Banners e cores, são essenciais para compor o visual que irá representar e ser sempre lembrado pelo seu cliente. Afinal, o visual da loja é o cartão de visitas.
Muitos recursos no tema pode deixar a loja pesada e tirar o foco principal que é o produto, sendo assim, é bacana deixar sempre o produto em primeiro lugar, com as informações de pagamento e nomes sempre visíveis.
Categorias, Produtos e conteúdos
O cadastro de categorias, produtos e o conteúdo que a loja virtual vai ter é essencial para manter ela profissional e sanar as principais dúvidas dos seus clientes.
Uma descrição detalhada com conteúdos de fácil compreensão e sane as dúvidas dos clientes é essencial na loja e precisa de muita atenção. Lembre-se que o cliente não está observando o produto fisicamente e precisa saber exatamente o que está comprando somente lendo e constatando as fotos dos produtos, assim como vídeos.
Demonstre também o quanto ele precisa daquele produto, naquele momento, assim, as tags e o marketing digital é muito mais fácil de ser empregado no meio do texto.
? É bacana ficar atento as descrições e textos das postagens, quanto mais explicado e de fácil entendimento, menos chances de dúvidas os usuários terão; não se esqueça de colocar a chamada para ação (Call to Action).
Integração ERP
O ERP é essencial para a comunicação da loja física com a virtual, e a Loja Integrada possibilita integração com ERPs que você consegue utilizar em simultâneo, assim o estoque, pedidos, clientes e as informações ficam unificadas para atualização automática; conseguindo assim controlar tudo com maior facilidade e praticidade no dia a dia.
Além disso, os ERPs permitem também a emissão de Nota Fiscal, o que deixa as vendas ainda mais rápidas e sem complicação.
Redes Sociais e Divulgação
A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” é real e as redes sociais é um grande aliado da loja física e virtual. Quanto mais divulgação, mais chances de acesso e mais oportunidades de conversão de vendas.
Aqui na plataforma da Loja Integrada é possível fazer a integração com a sacolinha do Instagram, o que agrega muita divulgação e profissionalismo a rede social da sua marca.
Com maior divulgação, os clientes reconhecerão a sua marca sempre que ver o seu logo, assim, o engajamento sempre permanecerá aumentando cada vez mais.
? É interessante que seja configurado o domínio próprio em sua loja, aquele que representa o nome da sua marca, para que assim, quando sua loja virtual alcançar todo o mercado a sua marca seja reconhecida e facilmente lembrada pelas pessoas.
Métricas e dados
Com o domínio configurado na loja, é possível também configurar o Google Analytics. Com ele, você consegue analisar as métricas e dados da sua loja virtual, quem acessa, qual dispositivo acessou, dados demográficos, páginas acessadas, tempo de página, qual caminho ele percorreu e muito mais.
Informações relevantes para a criação de uma boa estratégia de marketing e até mesmo para criações de campanhas nas redes sociais e Google, para conseguir impactar os clientes certos com base no seu segmento e estudos nos dados coletados.
A loja virtual é sua loja física aqui na Loja Integrada, não se esqueça também de configurar as formas de envio, pagamento, criar cupons de descontos e até mesmo, promoções de lançamentos e novidades, queima de estoque ou datas comemorativas.
Além da oportunidade de integrar a sua loja com os principais marketplaces do mercado e vender muito, para todos os estados se aliando as grandes marcas do varejo.
Com tantas vantagens e recursos, possuir a loja virtual é importantíssimo para manter a lucratividade e aumentar o alcance da sua marca, vendendo para o Brasil inteiro, com facilidade e aumentando a sua renda no dia a dia.
Esse conteúdo foi criado em parceria com os especialistas da DevRocket, uma empresa de tecnologia com foco em desenvolvimento de soluções para a internet.