Não há como negar: o Instagram é uma das redes sociais mais usadas hoje em dia. Por isso, as empresas que querem usar essa rede social pra se aproximar dos seus clientes devem se dedicar bastante pra deixar seu perfil mais atraente. Um dos elementos que deve ser considerado nas estratégias de comunicação e marketing do seu negócio é o feed do Instagram.
Por isso, ele ganhou um conteúdo exclusivo em nosso blog! Vamos falar sobre o feed, sua importância, como deixar ele bem lindo e conquistar vendas!
O que é o feed do Instagram?
Feed é um fluxo de publicações na rede social. Pra entender o conceito e evitar confusões, vamos começar diferenciando os dois tipos de feed:
➡️ Feed da sua conta: contém apenas as suas publicações — e é sobre ele que vamos falar;
➡️ Feed de notícias: fluxo geral que contém publicações suas, dos perfis que você segue e de anunciantes.
Ou seja, no feed da sua conta são exibidas as imagens que você publica no seu perfil. Quando você alimenta o seu feed, as postagens são adicionadas ao conjunto de conteúdos veiculados para os seus seguidores — também chamado de feed de notícias.
Ao entrar no seu perfil, abaixo das informações da sua conta (quantidade de publicações, seguidores, perfis que você segue, descrição do negócio, endereço e stories em destaque), o usuário verá o feed da sua empresa.
Nele, as publicações são dispostas em um formato de grade, em que é possível visualizar os posts em miniatura e, ao clicar sobre uma das imagens, o post correspondente é aberto.
Por que o feed do Instagram pode ser um aliado nas vendas e no engajamento do seu negócio?
Se você está se perguntando por que deve dedicar tempo e energia elaborando o feed do Instagram da sua empresa, aqui vão alguns motivos:
1. Exibir a identidade visual da marca
Uma identidade visual marcante faz com que, ao bater o olho, o consumidor identifique que determinada comunicação é da sua empresa. Ter um feed do Instagram que é a cara da sua marca reforça a personalidade do negócio.
2. Dar um up nas vendas
Há uma funcionalidade do Instagram, chamada Instagram Shopping com a qual é possível exibir e marcar produtos nas fotos do seu feed. Dessa forma, se um usuário visualizar a imagem e se interessar pelo produto, pode clicar nele e ser redirecionado para a página de detalhe na sua loja virtual, na qual poderá ver cores, tamanhos, preço e outros detalhes, além de comprar o produto.
3. Transmitir profissionalismo e se destacar
Entrar num perfil atraente e organizado causa um impacto e pode ser o diferencial que vai destacar a sua marca entre as concorrentes. Por mais que vendam o mesmo produto, fica claro para o usuário qual empresa se dedicou mais na montagem do seu feed. Isso transmite profissionalismo e confiança.
5 dicas para ter um feed do Instagram incrível para o seu negócio
1. Planeje o seu grid
Além de ter imagens incríveis, é importante que elas combinem entre si para formar um grid harmônico. O grid é o formato em grade que mencionamos no começo, a maneira de disposição das publicações da sua conta.
Quando um usuário entrar no seu perfil, é a primeira coisa que ele verá. Seu feed pode ser composto por diversas imagens desconexas, ainda que bonitas, ou ter uma estética mais atraente e consistente.
Certamente, é difícil imaginar como vai ficar o grid na hora de fazer uma nova postagem. Por isso, o recomendado é usar ferramentas específicas, como o Unum ou o Preview. Assim, você consegue visualizar como sua grade está no momento e testar novas postagens para alcançar o visual desejado.
2. Padronize seu feed
Para trazer harmonia para o feed, a dica é padronizá-lo. Há três recursos que podem ser úteis: luz, cores e filtro. Você pode escolher apenas um ou combiná-los.
A primeira dica é escolher um tipo de iluminação — mais suave ou mais contrastante, por exemplo — e usá-la em todas as imagens que forem para o feed.
A segunda dica é definir uma paleta de cores, ou seja, um conjunto de tonalidades pré-selecionadas que podem ser combinadas para compor um visual. Dessa forma, todas as fotos que forem postadas no feed do Instagram deverão respeitar esta paleta.
Outro recurso que pode ajudar a padronizar sua grade é o filtro. Escolha um que combine com a identidade visual da marca e use-o sempre nas suas postagens.
3. Formato de imagem
O formato padrão do Instagram é quadrado, porém a plataforma agora oferece a opção de usar o formato original, caso ele seja diferente, adicionando uma borda para preencher o espaço.
Escolha um tipo de formato e use sempre o mesmo no seu feed para manter a consistência.
4. Intercale os temas
Em vez de postar apenas fotos de produtos ou de pessoas usando os produtos, por exemplo, intercale os temas das suas fotos. Isso ajudará o seu feed a ficar mais interessante. Por exemplo: imagem de produto, seguida de uma imagem com texto, seguida de foto de pessoa usando um produto.
Observação: imagens abstratas ou imagens contendo apenas frases são ótimas para dar um respiro para o seu feed. Além de criar um espaço com menos elementos e mais espaços “vazios” — elas deixam o feed menos poluído e mais clean.
Outra opção é, em vez de intercalar os temas a cada foto, fazer isso a cada três fotos. Como o feed do Instagram é composto por linhas com três imagens, você terá uma linha de cada tema, o que pode funcionar também.
5. Use imagens de qualidade
Não há um feed do Instagram que fique bonito com imagens de baixa qualidade, sem foco, sem ângulo ou de baixa resolução. Por isso, capriche nas imagens e estude conceitos básicos de fotografia, caso você mesmo(a) vá tirar as fotos.
Falando nisso, que tal ler o nosso Manual para tirar fotos incríveis de produtos pra sua loja virtual? Já que o foco do Instagram é o conteúdo visual, vale a pena entender o assunto a fundo!