Ideias de promoções para loja virtual que realmente dão certo
Criar promoções para loja virtual pode ser uma ótima forma de melhorar as vendas do seu ecommerce. Confira as dicas que separamos para você.
Criar promoções para loja virtual é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas e aumentar o faturamento do negócio. Além disso, é uma estratégia eficaz para dar aquela movimentada no estoque e vender as mercadorias que estão há algum tempo paradas.
Mas, para garantir que as promoções para a sua loja virtual alcancem bons resultados, é super importante ficar de olho em alguns fatores para não desperdiçar tempo e recursos.
Por isso, neste conteúdo, separamos algumas dicas massa do que você pode fazer para criar ações de desconto e não correr o risco do “tiro sair pela culatra” com suas estratégias. Confira!
Como fazer promoções para loja virtual?
Como já comentei, é fundamental planejar as promoções para loja virtual de forma estratégica. Nada de fazer apenas porque você “acha legal”. Alguns dos principais fatores a considerar são:
- As ações do seu ecommerce podem (e, às vezes, devem) ser diferentes das que você geralmente promove na sua loja física. Isso porque os públicos podem ter perfis e comportamentos diferentes. Sem contar que as ferramentas online oferecem diversas alternativas e inúmeros benefícios que o mundo offline nem sempre consegue oferecer.
- Descontos e promoções são ótimos tanto para atrair quanto para recuperar clientes. Inclusive, de acordo com dados publicados pela CNN Brasil, 66% dos brasileiros costumam deixar os carrinhos abandonados — e, em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%. Vários consumidores só voltam para finalizar a compra se houver um bom desconto no produto.
- Antes de criar suas ofertas, analise o fluxo de caixa, o estoque, a saída de produtos, as previsões e os dados do seu negócio. Assim, você consegue criar promoções para loja virtual assertivas, que não geram prejuízos para sua marca nem para o seu orçamento.
5 ideias de promoções para atrair clientes para sua loja virtual
1. Cupons de desconto
Os cupons de desconto também são ótimas alternativas de promoções para loja virtual. Além disso, eles são fáceis de aplicar e podem ser utilizados com bastante frequência nas suas estratégias.
Você pode utilizar esse tipo de oferta de várias formas:
- Para frequentadores de algum evento que sua marca participou ou promoveu;
- Para pessoas que participaram de alguma live ou webinar e ficaram até o final;
- Para clientes que fizeram aniversário;
- Para clientes que abandonaram o carrinho de compras;
- Para fãs ou seguidores das suas redes sociais;
- Para ganhadores de promoções realizadas pela sua loja;
- Para clientes que adquiriram determinados itens do seu ecommerce;
- Cupons divulgados por algum(a) influencer com o(a) qual você fez uma parceria;
- E muitas outras formas.
Temos um vídeo bem legal no YouTube da LI sobre o assunto:
2. Dar desconto na segunda unidade adquirida do produto
Esse tipo de estratégia costuma trazer bons resultados, principalmente porque todo mundo ama pagar menos em uma mercadoria, não é mesmo?
Se você oferece um produto de uso recorrente, essa pode ser uma grande vantagem para o seu cliente.
Outra opção é sugerir que a segunda unidade seja dada de presente e oferecer um embrulho especial gratuitamente, por exemplo.
3. Frete grátis
O frete grátis é outra estratégia que está entre as melhores promoções para loja virtual. De acordo com o relatório Webshoppers 44ª Edição, de 2021, o frete grátis está em primeiro lugar, com 78%, na lista de promoções preferidas dos consumidores que usam apps de delivery.
Para isso, você pode determinar algumas regras em troca do desconto, como:
- Frete grátis acima de x reais;
- Frete grátis para determinadas regiões;
- A cada x reais em compra, ganhe x reais de desconto no frete;
- Frete grátis para todo o site;
- Desconto de frete para categoria x do site.
4. Indicação de amigos
O marketing boca a boca é uma das melhores formas de promover uma marca. E com uma loja virtual, isso é ainda mais importante. Principalmente porque muitos clientes ainda se sentem inseguros em comprar na internet — e quando um amigo indica uma loja, a confiança é muito maior.
Inclusive, uma pesquisa da Nielsen apontou que 84% dos consumidores entrevistados, de 58 países, disseram que recomendações de familiares e amigos são as mais confiáveis.
5. Desconto para kit de produtos
Oferecer kits de produtos com desconto também é uma maneira de aumentar o ticket médio do seu negócio.
Assim, você pode fazer a famosa venda cruzada (cross-selling), incluindo produtos complementares no kit, o que pode até mesmo movimentar mercadorias paradas no estoque.
Como criar cupom de desconto na Loja Integrada
Para criar promoções para loja virtual usando cupons de desconto na Loja Integrada, nós criamos um passo a passo que vai te ajudar no processo. Confira:
- Entre na plataforma da Loja Integrada, inserindo seus dados de acesso;
- Em seguida, acesse o menu de “Marketing”, localizado na lateral esquerda da página inicial;
- Clique em “Cupom de desconto” e você verá uma lista com as opções dos cupons existentes;
- Clique no botão “Criar cupom” no canto superior direito da página;
- Em seguida, basta preencher os campos de acordo com o desconto que deseja dar;
- No campo “Nome do cupom” você deve escolher como deseja chamar esse cupom, para facilitar a identificação na plataforma;
- No “Código do cupom”, você deverá preencher com o código que será distribuído aos clientes. Aqui é recomendado escolher um termo que seja simples, identifique a promoção e seja de fácil memorização. Exemplo: CARNAVAL10;
- Logo abaixo, você verá o campo para definir qual será o tipo de cupom ofertado. As opções disponíveis são: percentual (você determina uma porcentagem de desconto a ser dado), valor fixo (você determina o desconto em dinheiro) e frete grátis (o cliente não pagará o frete do produto adquirido);
- No quadro de quantidade, você informará quantos cupons serão disponibilizados e quantas vezes o cliente poderá usar o mesmo desconto.
- Ao final, é só clicar em “Criar cupom” e pronto!
Se ainda tiver dúvidas ou quiser conferir em detalhes o processo, basta ver o vídeo abaixo.
Os cupons podem ser programados para serem válidos em determinados períodos. Por exemplo, se você quer que o prazo para utilizar o desconto seja até o dia 30 de abril, basta selecionar a data. Com isso, ele só poderá ser aplicado dentro do período estipulado.
Além disso, você poderá reutilizar o mesmo cupom em outros períodos. Para isso, basta ativá-lo dentro da plataforma e estabelecer um novo prazo de desconto.
✨ A funcionalidade do cupom de desconto está disponível para todos, inclusive o plano grátis.
Porém, quem possui a versão Pro 2 da Loja Integrada pode escolher as limitações de uso. Ou seja, impondo condições que limitam o uso do cupom.
Por exemplo, se você quer que o cupom seja válido para apenas um produto específico, é possível fazer essa seleção. Além disso, há muitas outras formas de limitação para serem exploradas na plataforma.
Agora que você já tem várias ideias de promoções para loja virtual e aprendeu a criar um cupom de desconto na Loja Integrada, que tal aplicar esse conhecimento no seu ecommerce?
Aproveite para ler o conteúdo Estratégias para anúncios em redes sociais e venda muito mais na sua loja virtual.