Começo do ano, agora é o momento perfeito para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para guiar suas ações, trazendo para a empresa todos os benefícios de um bom conjunto de informações.
Para isso, é importante que seu conteúdo seja definido de acordo com as etapas da jornada de compra do cliente e alinhado com os objetivos de marketing definidos pela empresa. É hora de agregar valor à sua marca e nutrir os seus clientes — atuais e futuros!
O que é preciso para montar a estratégia de marketing de conteúdo?
Antes de tudo, você precisa observar dois itens: O plano de marketing e o calendário do ecommerce.
1. O plano de marketing da empresa
Isso é crucial para garantir que a estratégia de marketing de conteúdo esteja alinhada com os objetivos gerais de marketing do seu negócio. Dessa forma, ambos caminharão juntos para atingir os melhores resultados.
2. O calendário
Verifique quais são as datas comemorativas de cada mês bem como quais são as datas importantes e relevantes para o mercado em que a empresa atua. Assim, você poderá definir quando e como preparar um conteúdo temático ou sazonal para a sua loja virtual.
O que o marketing de conteúdo envolve?
O marketing de conteúdo é bastante amplo. Há muitas possibilidades de conteúdos que podem ser trabalhados. Alguns exemplos são:
• Blog post;
• Social post (publicação em redes sociais);
• E-mail marketing;
• Imagem;
• Vídeo;
• Podcast;
• Webinar;
• Infográfico
Como montar a sua estratégia de conteúdo?
Para ajudá-lo(a) nesta missão, elaboramos um passo a passo com tudo que você precisa considerar. Confira abaixo.
1. Definição de objetivos
Com o plano de marketing da empresa em mãos, defina os objetivos que você deseja atingir com sua estratégia de conteúdo. Lembre-se de que é importante que seus objetivos sigam a metodologia SMART (ou outra similar). Isto significa que devem ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.
Alguns exemplos de objetivos de marketing de conteúdo são:
• Atrair 25% mais visitantes para o blog em 2019;
• Aumentar em 15% a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing;
• Aumentar o engajamento das redes sociais em 65%.
2. Escolha de canais
Para escolher os canais mais apropriados para aplicar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é preciso avaliar dois itens:
2.1 O seu público
A dica é mergulhar no estudo de buyer persona para entender o formato de conteúdo que seu público prefere consumir.
2.2 A quantidade e complexidade do conteúdo que você quer criar
Se você quer passar muita informação complexa, por exemplo, talvez o vídeo, o webinar ou o blog post sejam mais adequados. Já para mensagens mais curtas e simples, o post em redes sociais pode ser ideal.
3. Responsável por executar a estratégia de marketing de conteúdo criada
O ideal é contratar um profissional dedicado a esta função. No entanto, sabemos que muitos empreendedores trabalham sozinhos e/ou não têm como investir numa contratação no momento. Neste caso algumas alternativas são:
3.1 Contratar um freelancer
Há algumas plataformas no mercado que ajudam você a se conectar com freelancers de todas as áreas: redatores, designers, revisores, gestores, publicitários etc. Assim, você pode encontrar alguém com experiência para executar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
3.2 Fazer você mesmo(a)
Também é uma opção, mas você precisará se dedicar a aprender as técnicas de criação de conteúdo, estratégias de SEO, edição de vídeos e imagens, entre outros. Além disso, é importante reservar algumas horas do seu dia exclusivamente para planejar, criar, publicar e medir os conteúdos.
8 dicas práticas para a sua estratégia de marketing de conteúdo
Agora que você já definiu objetivos, canais e responsáveis por executar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é hora de ver algumas dicas para por a mão na massa e conseguir os melhores resultados.
1. Não deixe de fazer um estudo de tom de voz
Apesar de muito importante para os estrategistas de conteúdo, o estudo do tom de voz, às vezes, acaba sendo negligenciado. No entanto, ele é importante, pois influencia muito a forma como o conteúdo é abordado.
Ele é capaz de fazer com que o usuário se identifique e tenha a sensação de que está conversando com um amigo, um colega ou um mentor. Isso vai encorajá-lo a continuar consumindo conteúdos daquela marca.
2. Segmentação
O conteúdo segmentado tem mais chances de sucesso, porque aborda temas relevantes para o cliente, usa uma linguagem com a qual ele se identifica e é apresentado no momento certo. Em outras palavras, o conteúdo fala o que o visitante precisa ouvir no momento da jornada de compra em que ele se encontra, para que ele continue avançando no funil de vendas até efetuar a conversão.
Saiba mais sobre o tema no texto Conheça o poder do conteúdo segmentado e personalizado.
3. Seja transparente
A Internet, especialmente as redes sociais, está repleta de relatos felizes e bem-sucedidos. No entanto, sabemos que a vida real não é sempre assim. Os usuários sentem falta de ver autenticidade na Internet, e é por isso que conteúdos transparentes chamam a atenção naturalmente.
Não estamos dizendo para postar situações tristes ou algo do tipo, mas passar a verdade da empresa para os seus leitores. Por exemplo, não mentir, não postar conteúdos forçados, não publicar click-baits (títulos ou links que prometem algo falso somente para ganhar um clique) etc. Em vez disso, falar dos bastidores e do dia a dia da empresa são algumas dicas de conteúdos que podem ser produzidos e fazer muito sucesso.
4. Incentive a interação
Além de criar o conteúdo, encoraje o seu usuário a fazer parte de tudo isso. Não só peça comentários ao final de um blog post ou nas redes sociais, mas vá atrás da história deles, inclua-as nos seus conteúdos, compartilhe seus posts usando os produtos nas redes sociais, crie desafios e enquetes para eles participarem etc.
5. Fique de olho nos influenciadores digitais
Sempre mencionamos os influencers como uma forma de parceria que pode trazer bons frutos para a empresa. No entanto, além disso, eles são uma excelente fonte de inspiração. Eles são mestres na produção de conteúdo e estão sempre atualizados. Vale a pena acompanhar o que eles fazem.
6. Integre seus canais
Não poste o mesmo conteúdo em todas as redes sociais, nem faça com que redes sociais e e-mail marketing sirvam somente para replicar o conteúdo postado no blog, por exemplo.
Crie uma estratégia para cada canal e faça com que se complementem, de forma que o conteúdo seja rico e diverso.
7. Inspire-se e capacite-se
Além do conteúdo de influenciadores digitais, esteja sempre antenado a informações interessantes entregues por diferentes empresas, ainda que elas não façam parte do seu mercado. Tudo pode ser útil, servindo de inspiração para a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Além disso, esteja sempre atualizado(a), participando de eventos, consumindo materiais enriquecedores, especializando-se na sua área, ampliando seu network etc.
8. Não perca o timing
Além de ter um calendário de conteúdo, como indicamos acima, é interessante ficar atento(a) a tudo que é novo e relevante para o seu público para sempre postar tendências, novidades e conteúdo fresco. Ou seja, aproveitar o fato de um tema estar sendo muito falado, para abordá-lo e pegar carona na divulgação.