Guia completo para você preparar seu ecommerce para o Natal

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Já estamos com o mês de dezembro bem adiantado e quem trabalha com Marketing e ecommerce já estão em clima para o Natal, preparando o site para esta data tão especial e esperada pelos comerciantes.

O seu site já está com tudo pronto para o Natal? Se a resposta for sim, que bom, pois uma boa campanha de Natal não pode ser feita às pressas.

Caso sua resposta for não – já adiantamos que está em atraso nesta questão, pois como você vai perceber ao longo do artigo de hoje, são vários os pontos para se ficar atento e o ideal é sempre começar o planejamento da campanha natalina com antecedência.

Isso porque, na hora de organizar o calendário natalino, é importante ter em mente os prazos de entrega e questões relacionadas à logística para as cidades que seu ecommerce atende.

Como são vários os processos e questões relacionadas à preparação do seu ecommerce para o Natal, o artigo de hoje é especial, pois vai ser um guia para preparar seu negócio para essa festividade.

A importância da antecedência

A pandemia modificou consideravelmente o comportamento dos consumidores, pois mesmo aqueles mais desconfiados de comprar on-line acabaram por ceder a esta tendência, levando o mercado de ecommerce a crescer mais de 50% comparado aos anos anteriores ao covid-19.

Sendo assim, dados estimam que mais de 68% das pessoas pretendem fazer as compras de fim de ano de forma totalmente online e do conforto da sua casa, do computador ou smartphone.

E para quem ainda não preparou o ecommerce para o Natal é importante começar o quanto antes, pois a cada ano, as pessoas estão se organizando com maior antecedência para não deixar as compras para a última hora.

Portanto, a essa altura do mês de novembro o seu planejamento de vendas e organização do ecommerce para o Natal já deve estar 100%  pronto, preparado para as vendas.

Procure também anunciar as ofertas antecipadas aos poucos, para antecipar os bons negócios gerando vendas antes mesmo do boom dos dias pré Natal com tranquilidade para comprar e ter tempo hábil de postagem e despacho do produto para que seja recebido antes da véspera.

E para quem já tem sua loja virtual, chegou o momento de planejar e estruturar uma estratégia para potencializar suas vendas. Falaremos abaixo sobre isso.

Como preparar sua loja virtual para as vendas de Natal

A preparação para o Natal do comércio virtual envolve várias etapas.

Como a época de Natal é um período especial, as pessoas esperam decorações temáticas, promoções e brindes natalinos.

Então essa é uma época do ano para se movimentar e preparar com excelência o seu negócio para esse momento, então veja algumas dicas que escolhemos para seu ecommerce se preparar para vender mais no mês do bom velhinho.

Tenha uma decoração natalina no seu ecommerce

Não é somente uma loja física que merece decoração natalina! A sua loja virtual também precisa de uma decoração bacana, ok? 

Modificar o visual do site colocando decorações e ornamentos de motivos natalinos estimulam os clientes, dando uma experiência positiva a eles, que se sentem acolhidos e entram no clima do Natal.

A criatividade é livre – desde inserir banners na home da sua loja e/ou outras decorações e mensagens que remetem ao período natalino.

Apesar de simples,essa estratégia ajuda muito a melhorar a experiência dos usuários e ainda contribui para aumentar suas vendas de dezembro.

Tenha seu site funcionando a pleno vapor

Além dos motivos natalinos, não esqueça de observar  questões que possam afetar negativamente a usabilidade do site, que podem afetar a experiência do visitante, levando-o a deixar o site e partir para outro. 

Entre o que deve ser considerado, destacamos:

  • tempo de carregamento do site
  • app ou versão específica para dispositivos móveis 
  • navegação fácil 
  • transições rápidas 
  • layout intuitivo

Tenha controle cuidadoso do seu estoque

Um site com muitos produtos constando como “sem estoque” é um péssimo sinal – em especial nessa data comemorativa tão importante. 

Caso sua loja não seja atendida por fornecedores fixos, o ideal é começar a trabalhar na montagem do seu estoque antes mesmo da Black Friday,  evitando fazer isso nas semanas que antecedem o Natal. 

Se um cliente está desejando um determinado produto e ao chegar no seu ecommerce ele está em falta, com toda certeza isso gerará severa frustração – podendo inclusive deixar o site sem fazer compra alguma.

Para incentivar a venda e deixar o cliente ciente da quantidade disponível, procure deixar um contador de unidades disponíveis – assim ele ficará inclinado a fechar a compra rapidamente para não perder a oportunidade.

Cuidado com logística e prazos

Não esqueça dos prazos de entrega do produto – pois os clientes querem receber a encomenda antes do Natal. Além do estoque, tenha cuidado com o sistema logístico para não haver atraso nas entregas.

 O fato é que o cliente que compra para presentear no Natal não quer de jeito nenhum receber o produto lá em janeiro. O ideal é que a entrega aconteça antes do dia 23/12, então tenha cuidado nesse aspecto.

Caso o cliente deixar suas compras para última hora, esclareça que não haverá como garantir a entrega antes do Natal.

Converse antecipadamente com os fornecedores

Se o seu ecommerce trabalha com fornecedores exclusivos, certifique-se com antecedência se este vai atender sua loja no Natal, ou se a demanda será cumprida. 

Como esse tipo de fornecedor costuma ter mais clientes pode acabar vendendo, mais do que pretende e provavelmente não conseguirá atender uma demanda muito grande, o que pode prejudicar seu comércio.

Para e-lojistas que fabricam seus próprios produtos, nossa dica é acelerar a produção e optar pela contratação de mão de obra temporária, se for necessário, a fim de que sua loja não sofra com falta de produtos no estoque.

Elabore estratégias de marketing digital específicas para o Natal

Outro ponto de atenção para a preparação da loja são as estratégias de marketing específicas para o período natalino.

Não adianta manter a mesma estratégia usada durante o ano inteiro, pois o Natal  é um período diferenciado, exigindo ações e campanhas pensadas para essa data, incluindo:

  • postagens no blog;
  • criação de ofertas atrativas; 
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • palavras-chave;
  • aplicação de pop-ups;
  • investimentos em divulgação de novos produtos;
  • entre outros.

Veja nos próximos tópicos algumas questões de marketing que não devem ser esquecidas.

Invista num hotsite natalino

Seu ecommerce criar um site temporário exclusivamente para as compras de Natal é uma estratégia que costuma dar muito certo.

No hotsite você pode hospedar produtos especiais para o período do Natal, com uma decoração única voltada para a época, além de conteúdos, sugestões de itens para presentear e muito mais – tudo envolvendo o cliente naquela vibe natalina.

Mas seus clientes precisam saber da existência do hotsite, então alcance o público através de várias formas de divulgação.

Use e abuse dos gatilhos mentais

A empolgação para as compras de fim de ano por si só já é um gatilho natural, mas sua e-loja pode dar aquele empurrãozinho e utilizar os poderes dos gatilhos mentais para aproveitar o momento e favorecer a decisão do cliente.

Usar esses recursos nas suas campanhas como: gatilhos da escassez, da autoridade, prova social e outros podem guiar o processo de decisão dos visitantes no seu ecommerce.

Invista nas mídias pagas com boa segmentação

Os anúncios já são ferramentas indispensáveis para quem trabalha com lojas no meio virtual. 

A mídia paga é fundamental e torna-se ainda mais relevante para as campanhas de Natal, ajudando na:

  • divulgação de promoções
  • maior alcance das ofertas
  • aumentando a visibilidade da marca

Mas para que a mídia paga tenha os efeitos esperados a segmentação é um fator de suma importância para que seus anúncios sejam um sucesso. Para isso, as ações de marketing digital precisam ser voltadas para o seu público alvo, pois de nada vale a pena dispor valores em mídia paga se a taxa de conversão for ínfima.

Quanto mais segmentadas forem as campanhas do seu ecommerce, maiores as chances de alcançar prospects. Então descubra quais mídias sua persona frequenta e invista na segmentação dos anúncios.

Alavancando as vendas do seu ecommerce no Natal

O Natal com certeza pode aumentar bastante o faturamento do seu ecommerce, isso é fato. Mas se você não pensar nas estratégias de forma antecipada os seus concorrentes vão largar na frente por estarem preparados para receber os clientes.

Mas planejar as ações de vendas antes do final do ano ajuda seu negócio virtual a criar campanhas mais eficientes para ao chegar a época a dedicação seja para vender mais e ter bons resultados.

Para te ajudar escolhemos as dicas a seguir para bombar suas vendas natalinas.

Tenha ofertas com descontos progressivos

Natal é uma época em que as pessoas estão mais dispostas a gastar, então colocar ofertas com descontos progressivos é algo que atrai consumidores. 

Pois ninguém gosta de perder oportunidades vantajosas de compra, e essa é uma estratégia que faz os clientes comprarem mais,já que quanto maior a compra, maior será o desconto obtido.

Oferecer descontos progressivos e possibilitar o frete grátis comprando acima de um determinado valor são alguns estímulos que levam o consumidor a comprar mais e ajudam você a aumentar as vendas do Natal. 

Inclua também ofertas de compre e ganhe pois costumam funcionar muito bem. 

Quem não gosta de fazer a compra de um produto e ganhar outro? E ao oferecer todas essas vantagens você com certeza vai fidelizar seus clientes.

Escolha com assertividade os produtos para a venda

Estabeleça um plano de vendas para sua e-loja a partir dos números obtidos no Natal anterior a fim de descobrir quais os produtos têm maior potencial de venda nessa época e com base nisso estipule as promoções e determine os mecanismos para atingir seus clientes.

Não deixe para a última hora a escolha do rol de produtos para o seu catálogo de vendas natalinas.

Uma loja virtual de excelência tem seu catálogo de produtos atualizado e sabe quais são os produtos mais vendidos e aqueles parados – que podem virar uma bela promoção.

Para preparar seu catálogo o ideal é que seu ecommerce responda a uns questionamentos:

  • Quais os produtos são mais visualizados na sua loja virtual?
  • Quais os produtos mais buscados nos mecanismos de pesquisa?
  • Quais os produtos mais vendidos?
  • Quais foram as campanhas de maior sucesso da sua loja no último trimestre?
  • Quais as palavras chaves mais buscadas para os clientes chegarem na sua loja?

O ideal é avaliar e reservar os produtos que venderam sem esquecer de analisar os números dos produtos que não venderam –  pois às vezes com pequenos ajustes essa venda que ficou no caminho poderá se concretizar na campanha de Natal.

Contratar um ERP para fazer o controle da loja

A época de Natal é excelente para a lucratividade de um ecommerce, mas também gera bastante desgaste físico e emocional. Afinal, são as vendas, logística, atendimento ao cliente, controle de caixa e por aí vai…

Mas essas questões podem ser facilmente resolvidas ao optar pela contratação de um ERP para controlar tudo isso e mais – deixando seu negócio organizado com agilidade e segurança.

Um sistema ERP pode ajudar a descomplicar sua e-loja, auxiliando no controle de estoque, gerenciamento de vendas, gestão de finanças entre outras funcionalidades

Aqui a nossa dica é o BLING – um ERP perfeito para seu negócio, com todas as funções para seu ecommerce decolar.

E agora no Natal você terá a chance de experimentar todos os benefícios desta ferramenta. Clique nesse link e ganhe 4 meses de teste grátis. Basta usar o cupom: #lojaintegrada

Mas lembrando que essa oferta é válida somente para novas contas e não cumulativa com outras promoções. Então corre que é por tempo limitado!

Natal é tempo de decolar o seu ecommerce!

Então nada melhor do que testar todas as funções que o Bling oferece para facilitar seu negócio online, atraindo novos clientes e aumentando as vendas, além de agilizar seu cotidiano! 

Todas essas facilidades vão te ajudar inclusive a entrar no clima de fim de ano, pois os consumidores não querem apenas fazer compras, eles também buscam boas experiências.

E ao ter um sistema que proporciona o melhor para seu negócio, consequentemente seus clientes também terão maior satisfação. 


Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas do Bling, um Sistema de Gestão Empresarial Integrado (ERP) para micro e pequenas empresas.

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Alfredo Soares
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