O produto é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para uma loja e sua apresentação deve ser de qualidade e muito bem feita, especialmente para um ecommerce. Afinal, o consumidor não vai poder tocá-lo nem experimentá-lo antes de comprar pela Internet e sua decisão de compra se limita apenas ao que se vê na tela do computador.
Com dicas fáceis e práticas a gente vai te ensinar como tirar boas fotos de produtos, destacando seus diferenciais para chamar a atenção dos clientes e vender mais.
Fotos de produtos: individuais ou complementares?
Para ter certeza de que você está fornecendo aos seus clientes todas as informações de que eles precisam para se sentirem confortáveis ao fazer uma compra, existem dois tipos principais de fotos para ecommerce que você pode tirar: fotos individuais, somente do produto, e fotos de uso, estilo de vida ou marketing.
Imagens individuais do produto vêm em primeiro lugar
Em primeiro lugar, você precisa tirar fotos individuais, apenas do produto.
Estas são imagens de produtos geralmente tiradas contra um fundo branco ou muito claro com ampla iluminação e sombras consistentes.
Isso dá uma aparência uniforme e permite que os clientes visualizem facilmente como o produto é na vida real.
Ao fotografar os itens, lembre-se de que eles devem representar a cor, o tamanho e outros recursos do produto o mais próximo possível da realidade, para ajudar o usuário a tomar uma decisão de compra. Você também pode (e deve) colocar avisos extras na descrição, por exemplo, explicando que a cor pode variar de acordo com as configurações do monitor, do celular…
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Imagens complementares dão vida aos seus produtos (e às suas vendas)
Se quiser adicionar mais energia às suas fotos, você também pode fotografar imagens contextuais ou de estilo de vida, que mostram seu produto no ambiente pretendido e ilustrando como ele pode ser usado. Também é útil para transmitir melhor a ideia de tamanho ao posicioná-lo com outros objetos ou pessoas.
Esses tipos de fotos permitem mais liberdade criativa e podem ser usados como parte do branding da marca, ou seja, para demonstrar a cara e a autenticidade do seu negócio.
A principal vantagem das imagens no contexto é que elas geram mais identificação com os consumidores em potencial.
Enquanto as fotos de detalhes do produto são mais informativas e funcionais, as fotos de estilo de vida podem provocar um impacto emocional e uma identificação com o consumidor.
Ao contrário das imagens apenas de produtos, essas imagens complementares não precisam necessariamente ser adicionadas às páginas individuais de seus produtos, mas podem ser utilizadas para divulgar sua loja no Instagram, por exemplo.
Agora que você já sabe o tipo de foto que vai fazer primeiro, vamos as dicas práticas!
Desligue o flash
A luz do flash da câmera é uma luz direta e dura que pode criar reflexos e deixar a imagem com um aspecto amador e não muito legal. Prefira fotografar durante o dia com luz natural, em lugares claros, perto de janelas ou entradas de luz.
Fundo branco é a melhor opção
Usar fundo branco é muito eficaz porque cria um foco sobre o produto em si, sem ter nenhuma distração para outros elementos da foto. Para tirar fotos assim, faça um “fundo infinito” que serve para não revelar o horizonte na parte de trás do produto. Para criá-lo, coloque um pedaço de papel branco ou tecido e dobre-o de forma a criar uma curva.
Mostre o produto em seu ambiente natural
Editoriais, no caso de produtos relacionados à moda, podem e devem ser feitos para mostrar aos clientes como suas peças podem ser usadas “na vida real”. Nos outros casos, use a profundidade de campo para mostrar aos seus consumidores características do produto e como ele funciona.
Por exemplo, se você precisa tirar uma foto de um relógio, mostre-o no pulso de alguém. Se você está vendendo itens de decoração, mostre-o em um ambiente da casa fazendo seu papel.
Use um tripé e o timer
Ao tirar uma foto, às vezes, o movimento das mãos pode deixá-la borrada. Para que isso não aconteça use o tripé e acione o timer, assim não existirá a vibração causada ao clicarmos no botão da foto.
Faça seu próprio mini estúdio
Para fazer as fotos perfeitas você pode montar seu próprio mini estúdio em casa. É muito fácil de fazer. Você vai precisar de lâmpadas fluorescentes, uma caixa de papelão, 2 metros de TNT branco, duas folhas de EVA para fundo infinito e um frasco pequeno de cola branca comum.
A caixa de papelão deverá ser recortada nas laterais formando ‘janelas’ e essas paredes laterais e superiores devem ficar vazadas para entrada de luz. Elas devem ser revestidas com uma dupla camada de TNT branco. No local onde ficará o produto que será fotografado é colocado o EVA para o efeito de fundo infinito.
Tirar fotos requer prática, não se preocupe se suas fotos não ficarem perfeitas nas primeiras vezes, continue tentando e seguindo as dicas até conseguir! 😀
Depois de tiras as suas fotos, vai chegar uma etapa bem importante: editar as fotos dos seus produtos. Por isso, preparamos um conteúdo bem bacana com mais dicas para te ajudar a editar as fotos dos produtos da sua loja virtual
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