Umas das partes mais importantes – e mais divertidas também – ao se abrir um ecommerce, é escolher o nome da loja virtual. Entretanto, é importante ressaltar que essa tarefa precisa ser realizada com bastante cautela e levando em consideração diversos fatores como por exemplo o fortalecimento do branding e a adequação do nome junto ao logotipo da empresa.
Nesse texto iremos trazer 10 dicas excelentes que te ajudarão a escolher o nome da loja virtual sem maiores problemas, além de abordarmos outros temas importantes e que também poderão te auxiliar durante esse processo.
Existe relação entre escolher o nome da loja virtual e criação do branding?
De antemão, o branding tem como principal objetivo trazer uma identidade para a marca por meio do uso de elementos como o logotipo, as cores e, é claro, o nome. Tais componentes, quando utilizados harmonicamente, têm o poder de criar uma imagem positiva relacionada à empresa na mente do consumidor.
E, embora o processo de branding compreenda diversos elementos distintos, é extremamente recomendado que ele seja iniciado com a criação do nome da marca.
Isso porque, de algum modo, o nome da empresa precisa propagar claramente o seu ramo de atuação, fazendo com que o seu cliente se conecte ao seu negócio de uma forma mais espontânea e autêntica.
Logo, a consolidação do branding e a escolha do nome da sua loja virtual precisam caminhar juntas, já que somente desse modo será possível criar uma marca forte e que de fato transmita autoridade para o seu público.
Veja 10 dicas excelentes para você escolher o nome da loja virtual de maneira simples e descomplicada
1. Faça um brainstorming
Para escolher o nome da loja virtual, comece fazendo um brainstorming. Durante esse procedimento, procure anotar todas as ideias de nome que vierem a cabeça, sem distingui-las e sem nenhum tipo de julgamento.
Nesse sentido, após escrever no papel todos os nomes elegíveis para a sua loja, faça uma filtragem e selecione somente aqueles que mais se adequam a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes. No final, você terá alguns bons candidatos de nomes para loja virtual e poderá aperfeiçoar essas opções até que encontre o nome definitivo.
2. Observe os seus concorrentes
A princípio, uma ótima dica para escolher o nome da loja virtual é prestando atenção no seu ramo de atuação e no modo como a concorrência criou seus próprios nomes.
É claro que você não vai copiar o que os seus concorrentes estão fazendo, entretanto, observar cases de sucesso e se inspirar em estratégias que vem trazendo resultados pode te ajudar na geração de insights.
3. O simples funciona
Na hora de escolher o nome da loja virtual, tente não optar por nomes de pronúncia complicada e que são difíceis de escrever. Em síntese, isso cria uma barreira entre a sua marca e o seu público, dificultando a criação de uma conexão saudável entre as duas partes.
Dessa forma, a utilização de um nome simples traz uma série de benefícios, como por exemplo:
- Fácil para o cliente memorizar;
- Pronúncia simples;
- Mais fácil de encaixar o nome no topo da sua loja virtual;
- Visualmente mais agradável.
4. Utilize nomes compostos
Empresas como Casas Bahia, a Magazine Luiza e as Lojas Americanas são exemplos de nomes compostos que deram certo. Sendo assim, se você acha que um nome composto se adequa mais à identidade da sua empresa, não hesite em usar esse recurso.
Neste caso, você também pode usar o seu próprio nome para batizar a sua marca. Isso funciona muito bem se tiver vontade de vincular a sua marca a sua imagem como pessoa.
5. Não se prenda somente as palavras existentes no dicionário
Dependendo do seu ramo de atuação, saiba que, ao escolher o nome da loja virtual, você não precisa se prender apenas às palavras existentes no dicionário. Veja que empresas como Twitter, Google e Skype fazem bastante sucesso com nomes que não possuem significado algum.
Dessa forma, use onomatopéias ou faça combinações de letras e sílabas que soem bem aos ouvidos do seu público. Mais importante do que criar um nome bonito para o seu ecommerce, é criar um nome que fixe na mente do seu cliente.
6. Use o nome da sua loja para dar nome ao seu produto
É muito comum vermos empreendedores que possuem um produto estrela batizarem a sua loja justamente com o nome desse item. Por exemplo, vamos imaginar que o seu ecommerce venda suprimentos para escritório como canetas, cartuchos para impressora, pastas suspensas e etc. Entretanto, de todos os produtos comercializados, o que mais se destaca são as pastas suspensas.
Logo, ao escolher o nome da loja virtual, busque estabelecer uma relação entre as atividades fim da empresa e o seu produto campeão de vendas, já que essa estratégia pode se mostrar bastante eficiente.
7. Evite modismos
Um erro bastante cometido por empreendedores virtuais e que muitas vezes acaba passando despercebido, é a utilização de termos que estão na moda ao escolher o nome da loja virtual.
Essas expressões podem estar na boca do povo agora, mas quem garante que daqui a 6 meses ou 1 ano, esse termo terá a mesma força? Ao usar termos sazonais, você corre o risco de atrelar a imagem da sua empresa a palavras datadas. Por isso, evite utilizar nomes de séries, filmes ou memes.
8. Razão social não tem relação com o nome da sua loja
Antes de mais nada, entenda que o nome da razão social da empresa não precisa ter relação com o nome escolhido para batizar o seu ecommerce.
A função da razão social, de forma resumida, é validar a constituição legal do seu negócio. Em outras palavras, esse é o nome que você vai registrar na Junta Comercial ou no cartório e aparecerá nos documentos, talões de cheque, papéis administrativos, contratos, entre outros.
Em síntese, seu público irá se referir à empresa através do seu nome fantasia, o qual não precisa ter relação com o que está posto no contrato social.
9. Veja se o nome escolhido pode ser registrado no INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, também conhecido como INPI, é um site onde você poderá verificar se o nome escolhido para o seu ecommerce já está sendo utilizado por outra empresa. Como sabemos, o mundo do ecommerce vem crescendo ano após ano e as chances de você escolher um nome já registrado são grandes.
Por outro lado, caso tenha escolhido um termo que ainda não tenha sido registrado por nenhuma outra marca, não perca tempo e o registre imediatamente. Isso protege a sua empresa contra o uso indevido de marca e garante que o nome escolhido para sua loja virtual seja exclusivo.
10. Veja se o domínio pode ser registrado
Por último, falaremos de um dos pontos mais essenciais na hora de nomear a sua loja virtual, o domínio, pois, é por meio dele que os seus clientes e visitantes terão acesso a sua loja.
Desse modo, não se esqueça de criar o seu domínio com o nome da sua loja e fazer uso de ferramentas como Registro.br, Hostgator ou GoDaddy para verificar a sua disponibilidade.
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