Entenda o que é e como funciona uma agência de full commerce
A competitividade no e-commerce está cada vez maior. Pequenos, médios e grandes lojistas investem na profissionalização de seus negócios. Mas e quem não consegue crescer a passos largos? A solução está na agência de full commerce.
Esse modelo de agência oferece a possibilidade de assumir os negócios do varejista on-line, profissionalizando-o. O foco, portanto, é a estruturação da loja, a solidificação da marca e a melhora dos resultados.
Chegou o momento de entender o que é e como funciona uma agência de full commerce! Vamos lá?
O que é agência de full commerce?
Para que você entenda, de uma vez por todas, esse conceito, iniciaremos pelo termo full commerce. Ele diz respeito aos serviços terceirizados de planejamento, criação, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de um e-commerce.
Em outras palavras, significa que a loja on-line funciona a partir das atividades de um parceiro invisível. Ele faz todo o serviço de varejo digital, de modo terceirizado, mas se apresenta como a marca.
Trata-se de um método que possibilita uma visão holística do cenário, pois compreende toda a operação em sua totalidade. É bem diferente de quando ocorre a terceirização de uma parte da loja on-line!
Logo, a agência de full commerce é a responsável por colocar esse método em prática — cuidando da loja virtual de maneira profissional e especializada.
Quando o varejista on-line decide contratar os serviços de uma agência de full commerce, ele prioriza seus resultados, pois a equipe que fará a operação possui conhecimentos em diversas áreas:
- Comportamento do consumidor;
- Planejamento e implantação de melhorias;
- Funcionamento de logística, estoque, marketing e financeiro;
- Métodos para atrair e fidelizar clientes.
Como funciona esse modelo de agência?
O modo de funcionamento mais comum da agência de full commerce estabelece uma remuneração que varia de acordo com os resultados das vendas.
O varejista on-line (dono da marca) e a agência de full commerce desenham um plano de negócios no qual é estipulado o objetivo dessa parceria. Ele também prevê os direitos e deveres de cada parte.
Mas será que o e-commerce do seu cliente está pronto para isso?
Faz parte do seu papel orientá-lo em relação a esse processo. Para descobrir se ele necessita terceirizar tudo ou só uma parte, apresente as seguintes soluções:
Modulares
Contratação de um serviço específico, geralmente aquele que o cliente apresenta mais dificuldade ou baixo resultado.
Integradas
Conjunto de serviços, que podem ser todo o planejamento e operação de uma loja on-line, ou seja, o modelo full commerce.
É normal que o varejista on-line, por conta do baixo orçamento, queira investir em soluções modulares. No entanto, você deve fazer um diagnóstico dos problemas que ele enfrenta para apresentar a solução mais completa para o problema.
Quais são as vantagens da agência de full commerce?
A visão holística que a agência de full commerce proporciona ao varejista on-line permite alcançar vantagens como:
Facilita o monitoramento de oportunidades
Abre espaço para melhorias contínuas, pois há uma equipe monitorando as oportunidades de negócios e expansão.
Aumenta as vendas do cliente
Em muitos casos, o planejamento e a operação da loja on-line são amadores. A agência de full commerce traz mais profissionalismo, aumentando as vendas.
Cria e/ou reforça um diferencial competitivo
A equipe de profissionais da agência de full commerce está capacitada para identificar ou criar o diferencial competitivo de qualquer negócio.
Estimula a fidelização dos clientes
Uma operação bem-sucedida é visível ao olhar do consumidor, que se sente encorajado para continuar comprando no e-commerce.
Otimiza a gestão do e-commerce
Para o dono da loja virtual, torna-se mais prático gerir o próprio negócio. Ele possui um ponto de contato dentro da agência de full commerce para dialogar com o restante da equipe.
Por que chegou a hora do full commerce no Brasil?
Vivemos em uma era na qual as experiências são muito valorizadas. Do ponto de vista do consumidor, ele deseja ser bem atendido sempre que necessitar.
Isso significa que o nível de exigência é cada vez maior, pois todas as empresas deste e de outros setores estão se esforçando para proporcionarem uma experiência premium.
Dentro desse contexto, alguns varejistas on-line se sentem em desvantagem em relação a outros — principalmente aos maiores.
Crescer e atender às exigências do mercado requer investimentos e profissionalização da gestão, algo que pode ser alcançado por meio da agência de full commerce.