Ter um negócio de venda de moda online é muito mais do que simplesmente postar no Instagram. É preciso estudar muito e conhecer as estratégias certas que vão trazer até o seu negócio pessoas realmente interessadas em comprar de você.
Nesse conteúdo de hoje eu separei 6 estratégias essenciais para vender moda online todos os dias. Dá uma olhada:
1. Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para ter uma loja online que vende muito é saber exatamente com quem você está falando.
Conhecer o seu público-alvo e entender o que ele precisa, é o pilar para qualquer negócio, seja ele online ou físico.
Dito isso, no mundo digital não seria diferente do físico, pois você precisará atrair seguidores e visitantes para o site que tem o perfil desse público, produzir conteúdos que estão alinhados com o estilo de vida e comportamentos desse mesmo público e oferecer produtos que saciam os desejos e necessidades dessa audiência.
Procure estar sempre atenta sobre o que os seus clientes estão precisando, ou seja, a “dor que eles estão sentindo”. Somente dessa forma você irá conseguir começar uma loja online com muitas chances de obter sucesso em sua caminhada.
Portanto, jamais deixe de lado a habilidade de perguntar, observar, entender de fato o que o seu público valoriza e necessita. O entendimento sobre o público alvo é como um quebra-cabeça e seu olhar atento fará com que você tenha um entendimento cada vez maior das necessidades e desejos dos seus clientes, o que te possibilita oferecer a eles exatamente o que eles precisam.
2. Entenda como funciona o funil de vendas
Um funil de vendas é um modelo estratégico que mapeia a jornada de um cliente ao fazer qualquer tipo de compra, desde o momento que ele começa o relacionamento com o seu negócio.
Desde a primeira vez que seu possível cliente vê algo sobre você, pode ser uma postagem ou um anúncio nas redes sociais, há um caminho que ele passa até o momento em que resolve comprar de você.
Na etapa de atração de novos potenciais clientes, você deve adotar estratégias que façam essas pessoas descobrirem que seu negócio existe como:
- Parcerias com influenciadoras;
- Concurso de looks entre as clientes (já que as amigas delas irão entrar no Instagram da loja para votar);
- Hashtags específicas do produto que você vende;
- Parcerias com negócios complementares ao seu;
- Posts com assuntos que sua audiência terá o interesse de compartilhar com outras pessoas similares.
Na etapa de retenção, você precisa criar conteúdos que mantém seu seguidor presente no seu Instagram mesmo quando não está no momento de comprar:
- Maneiras de usar as peças;
- Conteúdos informativos sobre combinações de cores, estilos, tecidos;
- Conteúdos que tiram dúvidas sobre o produto;
- Conteúdos que informem para quem ele é indicado;
- Depoimentos de pessoas satisfeitas com seu atendimento e com a qualidade do produto – claro, esses conteúdos sempre precisam estar associados de alguma forma a algo que você tem para vender, para que não seja apenas um conteúdo aleatório e sim um conteúdo que gera desejo pelo que você vende e conduz seu seguidor ao fundo do funil.
Já na etapa do fundo do funil, aquele seguidor que te acompanha já está mais seguro e preparado para comprar. Aqui é o momento de:
- Oferecer o produto;
- Especificar características, preço e formas de pagamento;
- Fazer uma campanha de vendas temática ou lançar uma coleção com itens que já tem no estoque;
- Oferecer algum presente para que o cliente tome a decisão da compra para não perder a oportunidade.
Essas são excelentes maneiras de acelerar o processo da chegada até o fundo do funil!
3. Use a técnica do provador
O provador nada mais é do que simular a experiência de provador de uma loja normal de forma online. Através dele é onde você experimenta, separa e faz combinações de peças que agradam sua cliente, de maneiras que seriam usadas por ela em situações e ambientes que ela frequenta.
Por meio da caixinha de perguntas, questione sobre o que seus seguidores querem ver no provador, para qual ocasião precisam de ajuda para se vestir, e quais peças querem que você experimente.
No próximo dia, realize o provador trazendo todas as respostas dos seus clientes e seja você mesma.
Após separar as peças ou produtos, vá filmando o espelho e detalhe em ângulos o que o seu produto tem de encantador para seus clientes sentirem a necessidade de adquiri-lo.
Sempre tenha em mente que, nesse momento em específico, é onde você pode conversar abertamente com o seu público de clientes.
Fale do acabamento, do caimento, dos detalhes, da textura do material. Aqui é onde você terá a liberdade para realmente conversar e explicar com detalhes sobre cada peça ou produto seu, mesclando entre combinações de looks e demais alternativas de uso.
E caso você não queira aparecer no provador, busque contratar alguma influenciadora para fazer o provador com os seus produtos ou mostre as peças em um manequim e vá explicando os detalhes do produto.
4. Não se esqueça de quem já é cliente!
É muito mais fácil vender para quem já conhece a sua loja do que trazer novos clientes. Sendo assim, valorize a sua base.
Crie listas VIPs por e-mail ou WhatsApp e informe em primeira mão das novidades que acontecem no seu negócio para quem já é cliente. Faça com que elas se sintam realmente especiais.
Segmente suas clientes por características como tamanho ou estilo e ofereça produtos alinhados a essas características.
Nada de ficar enviando mensagens genéricas e impessoais porque isso só afasta cada vez mais suas clientes de você e faz com que elas sintam que são “só mais uma” ao invés de se sentirem especiais.
5. Faça campanhas de vendas
Uma campanha de vendas é uma ação de venda estruturada, com começo, meio e fim, com ações antecipadas para sua lista VIP, com escassez, com intensidade e volume de postagens, e principalmente com uma oferta irresistível.
Muita gente confunde campanha com dar brinde ou desconto, mas vai muito além disso.
Essa oferta irresistível faz com que seu cliente pare tudo o que está fazendo e preste atenção na sua loja! Veja um exemplo prático:
Vamos supor que você já tem o hábito de dar 10% de desconto na sua loja. Em uma venda no valor de R$200,00, você daria R$20,00 de desconto para sua cliente.
Na grande maioria dos casos as clientes acham 10% um desconto baixo e isso acaba não sendo um fator decisivo no fechamento da venda.
Agora, e se você fizer uma campanha onde, nas compras acima de R$200,00 a cliente ganha de presente uma bolsa de R$70,00 (que te custou os mesmos R$20,00 mas que você vende por R$70,00). Veja como a percepção de valor muda nesse caso.
E se a campanha for bem feita, com uma boa antecipação, agregando valor ao presente, e com data certa para terminar, está aí o mix perfeito para vender muito e dar uma injeção de caixa no seu negócio!
6. Seja constante
De nada vale você abrir uma loja online e deixar ela parada por dias, sem satisfação alguma.
Por exemplo, se você tem um negócio físico, você não vai deixar de ir à sua loja por dias e não dar explicação alguma para os seus clientes (público-alvo), certo?
Pois bem, o mesmo processo funciona no digital. Ou seja, é de suma importância que você mantenha uma constância de postagens para seus seguidores perceberem que você está ali para eles.
Agora que você chegou até aqui, me conta quais dessas estratégias você mais gostou e vai colocar em prática imediatamente! Compartilhe esse conteúdo com outras lojistas que também desejam aprender a vender moda online todos os dias!