Seja para freelancers, colaboradores e donos de empresas, grandes ou pequenas. O networking é uma excelente forma de fazer contatos, ajudando a atingir seus objetivos, obter indicações e adquirir conhecimento e novas experiências. Além de melhorar seu marketing pessoal e aumentar a visibilidade da sua emrpesa.
Confira no texto de hoje algumas dicas para aumentar seu networking e construir uma rede sólida para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Afinal, o que é networking?
Networking é um verbo em inglês, derivado de network, que significa rede. Logo, networking é a ação de criar uma rede.
No contexto dos negócios, esse termo representa estratégias, medidas e formas de estabelecer contato com outras pessoas e empresas, a fim de trocar conhecimentos, viabilizar vendas, contratar serviços, descobrir oportunidades, oferecer e receber apoio e muito mais.
Por que vale a pena aumentar seu networking?
Qualquer tipo de nova conexão que fazemos com as pessoas é extremamente enriquecedora. Todo mundo tem algo novo a nos ensinar — e nós para passar para outros. Isso aumenta nossas experiências, muda nossa forma de ver a vida e alimenta nossa criatividade.
No âmbito profissional, além dos novos contatos nos trazerem os benefícios que comentamos acima, eles podem se transformar em novos parceiros, novos investidores, novas fontes de inspiração e/ou nos apresentar a outros contatos que sejam fundamentais para nosso empreendimento. Resumindo, uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso dos negócios.
7 dicas práticas para aumentar a rede de contatos
Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a aumentar seu networking:
1. Participe de eventos
Sabemos que este pode ser um grande desafio para os mais tímidos e introvertidos, mas os eventos são, de fato, uma ótima oportunidade de trocar cartões, conhecer potenciais parceiros e aumentar seu networking.
Procure aqueles que são focados no mercado em que você atua e/ou em empreendedorismo. Assim, você encontrará contatos que fazem sentido para o seu negócio. É uma ótima forma de ver que lojistas podem se tornar amigos e parceiros, não somente concorrentes.
Além disso, participe também de eventos que — além de palestras e apresentações — têm momentos específicos para interação. Dessa forma, há mais chances de você encontrar pessoas igualmente interessadas em estabelecer conexões.
2. Misture-se e diversifique as conexões
Além de construir relações dentro do seu ramo de atuação, também vale a pena expandir e conhecer pessoas de outros segmentos. Muitas experiências podem ser diferentes — e muitas podem ser, surpreendentemente, semelhantes.
De toda forma, é uma ótima forma de compartilhar conhecimento sobre diferentes assuntos! O profissional de sucesso de hoje é antenado, global e bem informado.
3. Seja você mesmo(a)
Na sede de fazer contatos, muitos fingem ser o que não são e, assim, perdem a autenticidade. Isso pode criar uma relação sem confiança e sem cumplicidade.
Seja educado(a) e gentil com seus contatos, e nunca deixe de ser você mesmo(a).
4. Ajude os outros também
Os contatos não servem só para ajudá-lo(a). É preciso que haja uma troca. Reflita sobre como você também pode ajudar ou inspirar os contatos da rede que você criou.
Por exemplo, um contato conhece investidores que podem se interessar no seu negócio e você sabe muito de um assunto em que ele gostaria de se aprofundar. Essa troca vai ser positiva para ambos.
5. Aprenda a quebrar o gelo
Para a maioria das pessoas, o passo mais difícil é iniciar uma conversa. Como quebrar o gelo? Para isso, esteja sempre antenado com as notícias do Brasil, do mundo e do mercado em que você está inserido.
Aprofunde-se em temas do seu interesse pessoal, não perca a oportunidade de aprender algo novo e não tenha medo de admitir que não sabe sobre algum assunto.
6. Use as redes sociais
Especialmente o LinkedIn, no caso de contatos profissionais, pode ser útil tanto para entrar em contato com alguém que faça muito sentido para o seu networking como para lhe indicar quem da sua rede de contatos poderia apresentá-lo para esta pessoa.
7. Nutra essa relação
Com os contatos já existentes e com os novos contatos que fizer, lembre-se de nutrir essa relação. Assim, em vez de ter apenas contatos, você passa a construir um relacionamento, de fato.
Algumas dicas para manter o contato ativo são: lembrar do aniversário da pessoa; enviar artigos e ideias relevantes para essa pessoa; marcar almoços e pequenos encontros para rever contatos antigos; convidá-los para eventos que você organiza, patrocina ou participa; e assim por diante.