5 dicas para a campanha de Dia dos Pais do seu ecommerce

campanha de Dias dos Pais 2021

O Dia dos Pais 2022, se aproxima e essa é mais uma data comemorativa estratégica para alavancar as vendas no seu ecommerce. Mas será que ainda dá tempo de planejar algo? Corre que dá.

De acordo com o relatório Social Miner feito em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, em 2020 a ocasião teve um crescimento de 127% no volume total de pedidos no ecommerce em comparação com 2019. Além disso, o público começou a se preparar para o Dia dos Pais com cerca de um mês de antecedência, com pico de visitas nos sites 27 e 21 dias antes da data.

Outro número interessante trazido pelo estudo foi a taxa de recompra, de 7,6%, o que representou um crescimento de 2.4 pontos percentuais em relação a 2019. Ou seja, lojistas que conseguiram superar as expectativas no evento fidelizaram os clientes.

E para 2022, o que esperar?

No Dia dos Namorados 2021 vimos algumas novidades surgindo em relação à preferência de consumo em datas comemorativas – a principal delas é o método de pagamento.

O cartão de crédito segue tendo a preferência nas compras virtuais (79%), mas o Pix tem acelerado uma mudança em alguns hábitos. Este ano, no Dia dos Namorados, outras opções de pagamento representaram 10,6% da preferência, contra 3,5% no ano passado. Enquanto isso, houve uma queda na utilização de boleto bancário, com 10,5% da preferência este ano, contra 15,7% em 2020. 

E aí, o seu ecommerce está pronto para vender mais neste Dia dos Pais 2022 com promoções atraentes e a oferta das formas de pagamento que o seu cliente busca? Corre que ainda dá tempo!

Continue a leitura do artigo e prepare-se!

5 dicas para a Campanha de Dias dos Pais 2022

1- Contribua para a escolha do presente

Presentear nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, uma venda consultiva é um grande diferencial para o cliente se sentir seguro no momento de fazer essa escolha.

E como fazer uma venda consultiva no ecommerce? É possível criar kits de produtos que atendam diferentes “perfis de pais” e fazer uma descrição detalhada que ajude os indecisos a fazerem essa escolha.

O cross selling e o up selling, quando aliados à Inteligência Artificial, também podem fazer a vez de vendedor para oferecer dicas para o presente perfeito e, claro, incrementar o ticket médio das vendas.

2- Vista a camisa da ocasião

Para entrar no ritmo, é importante personalizar todas as suas comunicações para a campanha de Dia dos Pais, com banners comemorativos, ações exclusivas, email marketing e, tudo isso, com muita criatividade.

Vale lembrar que os consumidores buscam cada vez mais marcas alinhadas aos seus valores, com propósito e personalidade, e as ações de marketing devem ter o poder de cativar o cliente com tudo isso.

Foi-se o tempo das campanhas estereotipadas e romanceadas para essa e para todas as outras ocasiões. Busque novas formas de representar a paternidade! Personalize as suas ofertas de acordo com isso e crie conexão com o seu público para vender e encantar.

3- Faça os bons clientes retornarem

Que tal enviar um “oi, sumido” na já conhecida estratégia de remarketing para aqueles que confiam no seu empreendimento?

Como já adiantamos no início do texto, as taxas de recompra aumentaram na ocasião de um ano para o outro. Então, aproveite essa tendência para atingir bons resultados no seu negócio.

Mandar um email marketing para quem comprou no Dia dos Pais do ano passado com sugestão de novos presentes. Outra dica, é enviar um cupom desconto ou, até mesmo, lembrar que aquele produto que o paizão tanto gosta já deve estar no final. Tudo isso pode ser um diferencial para incrementar as vendas e conquistar de vez a clientela.

4- Ofereça tudo que o seu cliente precisa

Experiência de compra é determinante para fazer da sua loja virtual um sucesso de vendas em sazonalidades. Os principais pontos de atenção nessas épocas são:

  • estabilidade do site – tempo de carregamento e páginas fora do ar podem frustrar o consumidor e fazer com que ele busque a concorrência;
  • atendimento ágil e de qualidade – promoções atrativas são a porta de entrada para novos consumidores, mas esses podem ter inúmeras dúvidas quanto a sua loja. Por isso, um atendimento rápido e que realmente resolva dúvidas e eventuais problemas é um pilar importante para o sucesso das vendas e satisfação dos clientes;
  • prazo das entregas – o presente de Dia dos Pais precisa chegar em tempo hábil. Por isso, prazos longos de entrega e o preço do frete podem ocasionar desistência de compras. Negocie com suas empresas de logística para atender de forma satisfatória os consumidores;
  • oferta – preços e combos promocionais são o que realmente vende em datas comemorativas. Então, estude o que funciona no seu modelo de negócio! Entenda o que a concorrência tem feito, avalie o que funcionou em anos anteriores e a viabilidade financeira das condições que pretende oferecer.

5- Garanta segurança para os clientes e para sua loja

O Dia dos Pais do ano passado sentiu um crescimento de 36% em tentativas de fraude em relação ao ano anterior. Esses dados são do estudo Social Miner. Afinal, o aumento das vendas também representa um aumento de oportunistas durante a ocasião. Este ano, esse também deve ser um ponto de atenção.

Então, para proteger o seu ecommerce e também os seus clientes, invista em um meio de pagamento que garanta segurança, com antifraude integrado e certificação PCI Compliance.

Em termos de experiência do cliente, um checkout simples, curto e otimizado é determinante para transmitir segurança ao comprador e garantir que desistências de compra não ocorram por conta desse procedimento.

Gostou das dicas? Com atenção a esses cinco pontos, seu ecommerce terá uma Campanha de Dias dos Pais 2021 completa e totalmente focada na experiência do consumidor. Ou seja, com tudo que é preciso para ser um sucesso de vendas!

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me. Um meio de pagamento digital que garante segurança e praticidade para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.

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Alfredo Soares
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