Saber qual é o número de carrinhos abandonados na sua loja é fundamental para definir estratégias, recuperar clientes e vender muito mais.
Provavelmente muitos clientes já navegaram pela sua loja, colocaram diversos produtos no carrinho e, ao final, desistiram de realizar a compra. O número de carrinhos abandonados em um ecommerce é um dado muito relevante para o aumento das suas vendas. Isso pode te ajudar a entender onde a sua loja precisa melhorar para que a compra seja efetuada.
De acordo com dados publicados no site E-commerce Brasil, a taxa de abandono de carrinho global é de aproximadamente 77%, e alguns estudos apontam uma média ainda maior para o Brasil.
Muitas vezes, os motivos podem estar associados às suas formas de pagamento, preço do frete, logística de entrega e até mesmo à qualidade das informações e descrições de produtos no seu ecommerce — entre outros fatores.
Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a monitorar esses números. O Google Analytics está entre os melhores recursos. Além de ser gratuito, ele pode te ajudar nas estratégias de vendas da sua loja virtual. Confira a seguir como configurá-lo para começar a acompanhar o número de carrinhos abandonados.
Passo a passo da verificação no Google Analytics
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta bem completa, que oferece diversas informações para sua loja virtual. Nele, você consegue visualizar origem e número de acessos ao seu ecommerce, entre muitos outros dados.
Para conseguir visualizar o número de carrinhos abandonados, você precisará configurar um funil de conversão no painel de administrador do Google Analytics. A função serve para acompanhar a jornada do visitante até a finalização da venda. Ou seja, você consegue ter acesso a todos os passos que ele deu e mapear exatamente em qual página ele desistiu de comprar na sua loja virtual.
Pode parecer complicado, mas não se preocupe. Para configurar o GA e conseguir visualizar o número de carrinhos abandonados, será necessário apenas dois recursos principais da ferramenta: Metas e Funil. Para a finalidade deste guia, a Meta é que o visitante atinja a página de confirmação da compra.
Passo 1: faça login na sua conta do Google Analytics e abra o painel geral de administrador. Para isso, basta clicar no símbolo de engrenagem no canto esquerdo inferior da tela. Em seguida, selecione o modo de visualização de Administrador e ache a opção de Metas, localizado na terceira coluna, conforme você pode ver na imagem abaixo.
Passo 2: na próxima janela, clique no botão vermelho escrito Nova Meta. Na configuração da meta, você verá diversos modelos pré-existentes. Porém, para este caso, você deverá selecionar a última opção Personalizado.
Passo 3: agora você deve dar um nome para sua meta e selecionar o tipo de meta Destino. Clique em Continuar e aparecerá um campo, onde você deverá incluir a URL que corresponde à página de confirmação de compra do seu ecommerce. Esse link deve ser algo como www.exemplo.com.br/confirmacao-de-compra.html, por exemplo.
Passo 4: na última página de criação da sua meta, ative a opção de utilizar o Funil. Aqui, cada passo do funil representa as páginas que seus visitantes devem visitar antes de chegar à página definida da meta (confirmação da compra). Dê um nome para cada uma dessas etapas para facilitar a identificação na hora de visualizar.
Para isso, é fundamental que você conheça cada etapa que o cliente percorre no seu site. Neste caso, podemos incluir a página do carrinho como primeiro passo e a página de checkout como segundo, conforme a imagem abaixo.
Passo 5: clique em Salvar e pronto, agora você tem um funil de conversões que vai representar quantos visitantes acessam as páginas de carrinho ou checkout, mas não atingem a Meta, ou seja, a página de confirmação da compra.
Para visualizar os resultados deste funil e ver o número de carrinhos abandonados, basta ir ao menu Conversões>Metas>Visualização de funil no menu lateral esquerdo (menu principal) do Google Analytics e pronto!
Como verificar o número de carrinhos abandonados na Loja Integrada
Você também pode visualizar o número de carrinhos abandonados na Loja Integrada. Para isso, basta utilizar aplicativos que fazem esse acompanhamento. A Loja Integrada possui parceria com o Serviço de Recuperação de Carrinhos Abandonados da Enviou, que te ajuda a trazer de volta os clientes que não finalizaram seus pedidos.
O app oferece uma integração fácil e que pode ser feita por você na plataforma. Para instalar, basta acessar o painel de aplicativos da Loja Integrada e ativar o serviço.
É possível criar até 5 tentativas de recuperação para cada carrinho não finalizado. Dessa forma, fica muito mais fácil monitorar o número de carrinhos abandonados no seu ecommerce e recuperar seus clientes.
Principais motivos de abandono de carrinho
Como já citamos no início deste artigo, são vários os motivos que podem causar o alto número de carrinhos abandonados nas lojas virtuais.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Baymard de 2021 apontou as principais causas relatadas pelos consumidores, e 58,6% alegaram que estavam apenas navegando ou não estavam prontos para comprar. Excluindo estes — que provavelmente não seriam persuadidos por um processo de checkout melhor —, os outros motivos foram elencados da seguinte forma:
- 49% acharam os custos extras, como frete, taxas, impostos, muito altos;
- 24% disseram que a loja exigia que o consumidor criasse uma conta;
- 19% acharam a entrega demorada;
- 18% alegaram que o processo de checkout é muito longo e complicado;
- 17% não confiaram no site para inserir os dados do cartão de crédito;
- 17% não conseguiram calcular o custo total do pedido antecipadamente;
- 12% informaram que o site apresentou erros ou falhas;
- 11% não concordaram com a política de devolução;
- 7% acharam os métodos de pagamento insuficientes;
- 4% tiveram o cartão de crédito recusado.
6 dicas para evitar carrinhos abandonados
Agora que você já sabe quais são os principais motivos que fazem os consumidores desistirem da compra, é hora de definir algumas ações para evitar que sua loja perca clientes. Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar nisso.
1. Avalie o frete oferecido
O frete muitas vezes acaba sendo um dos principais fatores de desistência da compra. Principalmente porque, em algumas situações, o valor da entrega acaba sendo maior que o produto. Algumas lojas também acabam incluindo taxas acima do praticado no mercado e, por isso, é fundamental ser o mais transparente possível.
Oferecer frete grátis e diferentes opções de envio para promoções sazonais (ou para algumas regiões) pode ser uma estratégia valiosa.
2. Diversifique as opções de pagamento
Ter várias opções de pagamento disponíveis para seu cliente escolher a de sua preferência é outra maneira de reduzir o número de carrinhos abandonados. Boletos bancários, cartão de crédito e débito, PIX, depósito e parcelamento são as opções mais utilizadas pelos consumidores e não podem faltar no seu ecommerce.
3. Simplifique o checkout
Para agilizar o processo de compra, é fundamental que o checkout da sua loja virtual seja o mais otimizado possível. Longos cadastros e excesso de campos a serem preenchidos fazem o cliente desistir da compra rapidinho.
Para te ajudar nisso, você pode utilizar plug-ins de preenchimento automático — com login utilizando dados das redes sociais —, reduzir os campos de preenchimento aos dados estritamente necessários e oferecer checkout transparente.
4. Melhore a navegação do site
Um site que demora para carregar é o terror de qualquer usuário. Por isso, garanta que a sua loja tenha uma navegação rápida e intuitiva em todas as páginas, para proporcionar uma boa experiência para o consumidor em seu ecommerce.
5. Transmita segurança
Se o cliente deseja comprar um produto da sua loja, mas não se sente seguro para colocar os dados do cartão ou informações pessoais no seu site, certamente será uma venda perdida. Por isso, seja transparente em todas as etapas e garanta segurança ao usuário enquanto ele estiver navegando no seu ecommerce.
Isso pode ser feito por meio de um checkout transparente, em que o usuário finaliza a compra dentro do seu site, e com o protocolo de segurança SSL (Secure Socket Layer) válido, além de um selo de segurança visível.
Avaliações e depoimentos de outros clientes que compraram com você também podem ajudar a passar mais confiança para sua loja.
6. Envie e-mail marketing para quem deixou o carrinho abandonado
Ao checar o número de carrinho abandonado no seu ecommerce, você pode usar a informação de forma estratégica para recuperar esse cliente. Para isso, basta enviar um email marketing oferecendo um cupom de desconto, frete grátis ou algum outro benefício para que ele feche a compra.
Utilizar essas estratégias para reduzir o número de carrinhos abandonados é a melhor maneira de aumentar suas conversões.
Aproveite e confira também o artigo 5 dicas para melhorar as vendas do seu ecommerce em 2022.