Como vender mais com chat online na loja
Seja você um lojista já bem estabelecido ou um empreendedor buscando adentrar o mercado de Ecommerces e começar a vender na internet, já deve estar ciente que o atendimento ao cliente é um fator que impacta significativamente suas chances de sucesso.
Hoje, a melhor forma de atendimento online é através de um chat online, ou seja, um canal de atendimento em tempo real disponível diretamente dentro da página de seu negócio.
Clientes preferem o atendimento pelo chat por diversos motivos, como o tempo de resposta, conveniência para usuários mobile, entre outros, os quais iremos apresentar no decorrer do artigo.
Se ainda não oferece este canal em sua loja virtual, ou se já trabalha com o mesmo mas não está gerando os resultados esperados, confira nossas dicas sobre como vender mais com chat online em seu ecommerce.
1. Otimize seu tempo de resposta
Como mencionamos, o chat online apresenta o maior índice de satisfação entre os demais canais de atendimento disponíveis no ambiente digital, como o e-mail, telefone, SMS, redes sociais, entre outros.
Sendo mais exato, de acordo com estatísticas sobre o chat online, o índice de satisfação com o atendimento no chat é de 73%, enquanto para o e-mail e telefone estes valores são 51% e 44%, respectivamente.
O principal motivo para isso, como apontam 79% dos consumidores, é exatamente o seu maior diferencial: a possibilidade de receber respostas instantâneas e comunicar-se em tempo real.
Nenhum consumidor quer esperar para ser atendido, seja para tirar uma dúvida sobre suas condições de entrega ou para resolver um problema enquanto tenta comprar em sua loja virtual.
Por isso, é importante otimizar seu tempo de resposta e estar pronto para atender clientes imediatamente, diminuindo as chances de que os mesmos saiam da sua página e, consequentemente, desistam de uma possível compra.
E claro, lembre-se de avaliar constantemente esta métrica para acompanhar o desempenho de sua equipe e manter o padrão de qualidade no atendimento.
2. Configure seus convites proativos
O segundo passo para começar a vender mais com chat online na loja é configurar convites proativos para abordar visitantes.
Este é um recurso oferecido por ferramentas profissionais de chat online, como o próprio JivoChat e, inclusive, é um dos maiores diferenciais entre uma solução de chat e um simples widget para o WhatsApp, por exemplo.
Seu funcionamento é simples: através do monitoramento de visitantes, você poderá identificar quantos clientes estão acessando sua loja virtual e exatamente em qual página se encontram.
A partir disso, configure “gatilhos” e mensagens personalizadas de acordo com cada página, como por exemplo:
Para a página de produto:
- Olá! Está precisando de ajuda para encontrar o produto ideal? Basta me chamar aqui no chat e poderei ajudá-lo agora mesmo.
Para a página de checkout:
- Olá! Possui alguma dúvida sobre o produto, formas de pagamento e prazo de entrega? Fale comigo e responderei imediatamente.
Além disso, também é possível configurar convites proativos para destacar os diferenciais de seu negócio, como por exemplo enviando mensagens de boas vindas e alertando sobre promoções exclusivas, descontos vigentes, seu programa de fidelidade, etc.
Esse tipo de personalização apresenta muito mais chances de gerar resultados que uma simples mensagem de “Olá, posso ajudá-lo?”.
3. Ofereça um atendimento personalizado
Personalizar o atendimento realmente faz toda a diferença na percepção de qualidade e valor que o cliente possui em relação à sua marca e aos serviços prestados por sua equipe de atendimento e vendas.
Nenhum consumidor deseja sentir-se como “apenas mais um” em sua loja virtual e, por isso, é importante que sua equipe consiga, durante uma sessão no chat online, identificar exatamente quais são as necessidades, desafios, interesses e preferências de cada cliente.
Só assim será possível apresentar produtos e serviços que realmente atendam às necessidades dos consumidores – aumentando as chances de conversão.
Especialmente ao trabalhar com técnicas de vendas como o upsell e cross sell, simplesmente “tentar vender” ao apresentar produtos mais caros e que não fazem sentido para a realidade do cliente são ações detrimentais à experiência de compra online.
E no que diz respeito às suas chances de fidelizar clientes, otimizar a experiência do consumidor é crucial.
4. Converta visitantes em leads
Como você já deve estar ciente, nem todo consumidor se encontra no momento certo em sua jornada para a tomada de decisão de compra.
Porém, isso não significa que você deva simplesmente abandoná-los. Se um cliente aceitou um convite proativo ou tomou a iniciativa de iniciar uma conversa com sua equipe, ele já demonstra certo nível de interesse em seus produtos e marca.
Aproveite a oportunidade para coletar informações e dados de contato, como email, telefone, entre outras informações relevantes para que possa cadastrá-lo em sua base de leads.
Assim, após converter o visitante em um lead, você poderá trabalhá-lo dentro de seu funil de vendas, realizando ações como campanhas de e-mail marketing e contatos futuros para que possa finalmente concretizar uma venda.
5. Estruture seu follow up
Por fim, é importante ficar atento que o final de uma sessão de atendimento no chat online não representa o fim do contato com um consumidor em potencial, ou mesmo com um cliente que já comprou de você.
É importante estruturar seu acompanhamento (follow up) e gerenciar o relacionamento com o cliente a médio e longo prazo.
Dessa forma, você poderá melhorar suas chances de reter o consumidor e, inclusive, de reativá-lo, chamando-o para novas compras no futuro e mantendo sua marca fresca na memória do mesmo.
Não deixe também de oferecer diferenciais exclusivos para clientes fiéis, como descontos, programa de pontos e fidelidade, ou outras estratégias que servem o propósito de agregar valor às compras do cliente e fazê-lo escolher seu negócio ao invés da concorrência.
Pronto para vender mais com chat online?
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você consiga aproveitá-las para adaptar o atendimento e impulsionar as vendas em sua loja virtual.
Agora, se você ainda não trabalha com um chat online, saiba que está realmente perdendo grandes oportunidades de vender mais e de aproximar-se dos visitantes em sua página, construindo um bom relacionamento entre sua marca e os clientes.
Portanto, não deixe de instalar um chat online gratuito, como o JivoChat e comece imediatamente a comunicar-se com visitantes em tempo real. Mensure o impacto em seus resultados e nos diga se valeu a pena.
Boas vendas!