Como melhorar a experiência mobile da sua loja virtual

Cliente mexendo no celular, querendo uma boa experiência mobile, na hora da compra virtual.

Se você chegou até aqui é porque certamente você quer saber mais sobre a experiência mobile que a sua loja virtual precisa ter, mas antes disso, é importante saber o porquê você deveria investir nesta estratégia e a gente vai te contar.

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor passou por grandes mudanças. Uma das maiores foi alimentada pelos avanços na tecnologia móvel. O tráfego por dispositivos móveis tem visto um aumento, com cada vez mais pessoas pesquisando e comprando pelo celular.

Essa mudança no comportamento está forçando as lojas de comércio eletrônico a mudar suas estratégias para oferecer uma experiência mobile arrebatadora.

Tanto para negócios exclusivamente online quanto para aqueles que adotam uma abordagem omnichannel, uma ótima experiência mobile vai ajudar você a atingir seus objetivos de negócios e oferecer uma boa experiência para os seus visitantes.

Quer ver algumas dicas? Continue lendo e saiba como melhorar a experiência mobile da sua loja virtual!

mCommerce: a experiência mobile da sua loja virtual

Não é difícil encontrar por aí varejistas do comércio eletrônico que precisam melhorar sua experiência mobile para os clientes. No mundo cada vez mais móvel de hoje, esses varejistas estão perdendo um segmento crescente de compradores e um grande pedaço de vendas potenciais.

O comércio móvel, Mobile Commerce ou mCommerce, como é carinhosamente chamado, refere-se à compra ou venda de produtos e serviços por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Um dos maiores marcos do mCommerce aconteceu em 1997, quando uma máquina de venda automática da Coca Cola instalada em Helsinque, na Finlândia, passou a receber pagamentos feitos por mensagem de texto SMS.

Muita coisa mudou desde então. Nos últimos anos, o comércio móvel sofreu uma rápida evolução, junto com os pagamentos digitais. Portanto, para lojas virtuais, agora é a hora de investir no aprimoramento da sua experiência mobile para os clientes.

Mas como? É isso que vamos contar abaixo!

Como preparar uma estratégia de mCommerce de sucesso e melhorar a sua experiência mobile?

As empresas líderes no comércio eletrônico estão definindo o padrão para a experiência mobile. Isso significa que, em geral, os clientes agora esperam que as experiências móveis sejam rápidas, fáceis e intuitivas, mesmo quando sua jornada abrange vários dispositivos.

Confira algumas dicas:

1. Tenha um layout responsivo

O básico de uma boa experiência mobile é ter um layout responsivo. Isso significa que os elementos da sua loja virtual devem se adequar a qualquer tamanho de tela e suas características específicas. 

Layouts não responsivos frustram o consumidor ou impossibilitam a navegação. Por exemplo, textos muito pequenos, imagens de carregamento lento ou botões que o consumidor não consegue tocar com o dedo podem fazer com que o seu visitante desista da compra.

2. Otimize imagens e vídeos para celular

Não presuma que a foto do produto que você usou em seu site otimizado para desktop contará a mesma história em dispositivos móveis. 

Ajuste suas imagens fazendo com que o produto preencha mais a tela e se certifique de que tenham qualidade suficiente caso o consumidor queira dar um zoom para ver mais detalhes. Além disso, procure posicioná-las de modo que o visitante da sua loja possa encontrar e acessar os botões de navegação facilmente.

Você também deve se preocupar com o tamanho do arquivo das suas imagens ou vídeos, pois ele poderá impactar na nossa segunda dica…

3. Diminua o tempo de carregamento

De acordo com dados do KissMetrics, a maioria dos usuários mobile não espera mais do que 10 segundos para um site carregar.

Qualquer tempo de carregamento adicional se torna uma brecha para os clientes em potencial levarem seu dinheiro para outro lugar e, se a página de checkout não carregar imediatamente, as taxas de abandono do carrinho disparam.

Isso também é verdade para outros pontos na sua loja. Muitas etapas até o checkout, por exemplo, podem fazer o consumidor desistir da compra. E falando em checkout, vamos para a próxima dica.

4. Torne o checkout móvel simples e seguro

Muitos compradores ainda têm medo de inserir informações financeiras em dispositivos móveis.

Oferecer opções de carteira móvel, como GoogleWallet ou ApplePay, pode ajudar a aliviar preocupações relacionadas a inserir as informações de cartão de crédito em plataformas desconhecidas, bem como eliminar o incômodo de digitar números e dados em uma tela pequena.

Além disso, oferecer o checkout transparente pode ser uma ótima forma de garantir praticidade e transmitir mais segurança.

As vendas pelo smartphone ou outros dispositivos móveis crescem a cada dia, e você deve aproveitar essas dicas para pegar a sua fatia desse bolo!

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Alfredo Soares
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