Como fazer um planejamento estratégico eficaz para a sua loja virtual?

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Engana-se quem pensa que planejamento estratégico é necessário somente para lojas físicas!

O planejamento estratégico também é importante para as lojas virtuais e precisa apresentar objetivos claramente definidos voltados para esse tipo de negócio. Esse é um dos grandes segredos quando se fala em desenvolvimento, manutenção e controle, de forma a ter um equilíbrio estratégico entre recursos e metas.

Em uma loja virtual, o planejamento estratégico trata da estruturação da empresa para que ela alcance seus objetivos de desenvolvimento. Então, se você ainda não estruturou um para a sua loja, saiba que ele pode ser o que falta para que seu negócio consiga se desenvolver além de aumentar as vendas e crescer no mercado.

O que é um planejamento estratégico?

É a estruturação que toda empresa precisa fazer de forma a garantir que seus objetivos sejam alcançados. Para isso, alguns fatores precisam estar em pauta:

  • Determinações de metas;
  • Avaliação de resultados a serem mantidos;
  • Padronização na execução de processos;
  • Utilização de recursos;
  • Análise de resultados alcançados;
  • Entre outras questões.

O objetivo principal de um planejamento estratégico é garantir que as tomadas de decisão realizadas pela empresa sejam feitas baseadas no que ela deseja conquistar em determinado período de tempo. 

Isso minimiza erros que podem afastar a empresa de seu planejamento, dando certeza de que os movimentos de gestão irão para a direção certa.

Um projeto de loja on-line que busca excelência começa justamente no planejamento. Portanto, é mais que fundamental dispor de um plano de atuação de forma que o projeto tenha foco assertivo e recursos necessários que sejam aplicados com eficiência.

Elementos de um planejamento estratégico para loja virtual 

O planejamento estratégico é o documento no qual constam as principais variáveis da sua loja virtual, apresentadas de forma organizada e detalhada.

Existem diversos modelos de planejamentos disponíveis na internet e que são possíveis de adaptar para seu negócio, mas o ideal é que em seu plano conste ao menos estruturas básicas, como as que citaremos abaixo:

Análise do empreendimento:

Inclui o que vai ser feito na loja virtual e quais as atribuições de cada pessoa da equipe.

Planejamento de marketing: 

Abarca as ferramentas e estratégias de marketing que serão utilizadas para a divulgação do negócio.

Análise de produto: 

Debate sobre o que vai ser colocado para venda no mercado e quais os principais diferenciais que essa mercadoria tem.

Planejamento financeiro

Fala da aplicação dos recursos e a origem deles para que o negócio seja viável.

Análise do mercado: 

Observa quem é o público-alvo, suas características, a concorrência do negócio e suas tendências.

Cronograma e metas: 

Inclui as metas a serem atingidas, prazos e programação de implantação.

Por que o planejamento estratégico é importante para o seu negócio?

Quem empreende no meio digital sabe quais resultados quer alcançar a nível de crescimento do negócio, no entanto, ter esses objetivos mas não haver adequações definindo como esses resultados serão alcançados pode ser um problema. 

O planejamento estratégico é que trata dessa parte, pois é ele que vai definir os caminhos para que a loja virtual atinja as conquistas desejadas, ou seja, sem isso, a empresa pode oscilar nos resultados das vendas, não atender o consumidor com excelência ou mesmo não conseguir concretizar todo o potencial do início.

Todo planejamento estratégico precisa ser amparado por objetivos claros: todos os próximos passos, o trabalho de gestão e questões operacionais do negócio precisam ser pensados com esses objetivos. 

Benefícios de contar com um planejamento estratégico 

Entender as razões para sua loja virtual ter um planejamento estratégico começa por avaliar os benefícios que esse planejamento oferece, pois muitas vantagens são garantidas apenas com essa definição de objetivos e com o trabalho posterior balizado por eles.

Abaixo mostraremos os principais benefícios que sua loja on-line terá ao contar com um planejamento estratégico.

Melhor organização

Pensar em uma loja on-line sem organização fica impossível:

  • Manter o preço de produtos em um patamar competitivo;
  • Gerenciar o estoque com assertividade;
  • Estabelecer contato com o cliente;
  • Analisar resultados de marketing e vendas;
  • Enviar os produtos no tempo correto.

Quando se pensa em planejamento estratégico para um negócio, leva-se em consideração que há um objetivo a ser alcançado e, para isso, precisa-se determinar como as coisas serão feitas, para garantir o máximo de aproveitamento.

Portanto, o planejamento estratégico pressupõe organização, logo é importante ser fiel aos processos.

Ao seguir os processos determinados com assertividade, o planejamento ocasiona, quase que de forma natural, a organização necessária para que a loja on-line funcione adequadamente, trazendo os resultados esperados.

Maior eficiência

Contar com um planejamento estratégico ajuda sua loja a saber exatamente onde quer chegar, assim a gestão consegue executar bem todos os processos, uma vez que ele é mais que um documento: é uma ideia. 

A intenção do planejamento é definir os termos que culminem na estabilização e no crescimento do negócio de forma que eles sejam seguidos e colocados em prática dando à empresa maior eficiência: funcionando nos conformes, faturamento crescente, consequentemente, lucrando.

Aumento de produtividade

A produtividade para ser boa depende de processos bem feitos, organização cuidadosa e estrutura de trabalho, para saber o que e como deve ser feito. 

Essas também são partes integrantes de um planejamento estratégico bem definido. São elas que deixarão claro que os objetivos da sua loja virtual dependem inseparavelmente de um trabalho qualificado.

Quanto menos você ou a equipe de colaboradores precisar pensar em tarefas a serem feitas e como a demanda será executada, maior será a produtividade, já que o planejamento estratégico leva isso em consideração e trata esse nível de organização como parte fundamental de uma alta produtividade no cotidiano de trabalho de uma loja on-line.

Como fazer um planejamento estratégico para a sua loja on-line?

Para a elaboração certeira de um planejamento estratégico é necessário um trabalho realizado por fases, as quais precisam passar por uma série de análises antes de serem executadas.

Somente após é chegada a fase de projetar objetivos e traçar como será o caminho para chegar até eles.

Explicaremos nos próximos tópicos como desenvolver o planejamento estratégico para sua loja on-line com eficácia.

Analise sua loja

Atualmente, o que sua loja faz frente ao mercado e à concorrência? O planejamento estratégico precisa desses dados que a empresa possui no momento e dessa forma é importante avaliar questões como:

  • O faturamento e lucro atual;
  • Os produtos que está vendendo;
  • O público-alvo que atende;
  • O rol de concorrentes.

Somente com os dados acerca dessa visão atual, é possível ter uma ideia mais concreta sobre o contexto do negócio e, em seguida, projetar o futuro de uma forma organizada.

Compreender pontos positivos e negativos da sua loja on-line no momento presente é muito importante para observar pontos passíveis de melhoria e ajustes, bem como manter o que funciona satisfatoriamente.

Mapeie onde você quer chegar

Projetar o futuro da sua loja on-line é uma das questões mais importantes quando um planejamento estratégico é elaborado, pois justamente o que se pretende estruturar são as ações que precisam ser efetivas e as tomadas de decisões que vão garantir o desenvolvimento do negócio dentro do mercado com um bom faturamento. 

Dessa forma, é importante saber onde se quer chegar. Então, coloque nessa etapa o  que você deseja para o futuro da empresa. Esses objetivos podem ser dos mais variados, seguem alguns exemplos:

  • Ser líder no seu nicho de mercado;
  • Fazer um número estipulado mínimo de vendas diárias;
  • Oferecer o melhor produto de seu segmento;
  • Atingir determinado valor de faturamento;
  • Ampliar a base de clientes.

São esses objetivos que definirão como será o seu planejamento estratégico a ser seguido e, consequentemente, direcionar as ações e formas de gerir a loja virtual, adaptando-as para que, estrategicamente, as metas estipuladas sejam atingidas.

Crie um plano de ação

Para que os resultados sejam alcançados, seu negócio precisa determinar um plano de ação: definir o que precisa ser feito para que, de forma gradativa, os objetivos estratégicos sejam alcançados. 

Essas ações precisam ser orientadas da forma correta para o seu negócio alcançar esses objetivos.

O plano de ação deve ser criado pensando em cada objetivo traçado, com definições simples e objetivas para que a gestão da loja on-line saiba como se deve trabalhar no dia a dia para alcançar essas metas.

Analise as métricas alcançadas

Boas metas são aquelas que podem ser mensuradas, pois se você não consegue saber se está perto de alcançar a meta, como dar prosseguimento ao trabalho ou fazer ajustes nos processos para alcançar a meta estipulada?

Dessa forma, os objetivos definidos no planejamento estratégico da sua loja virtual precisam ser analisados com facilidade através dos resultados obtidos no cotidiano, para saber a distância que a empresa está de atingir os objetivos. 

Analisar as métricas do negócio é saber como o negócio está indo e para onde.

Melhores práticas para a elaboração do seu planejamento estratégico

Veja, a seguir, dicas excelentes para criar seu planejamento estratégico.

Defina suas prioridades

O passo inicial para planejar de forma eficiente é definir todas as prioridades. As principais metas a serem alcançadas devem ser listadas. A seleção precisa destacar as melhorias que vão levar a empresa a ter maior reconhecimento junto aos consumidores e ao mercado.

Trabalhe com informações claras

Mesmo conhecendo os recursos financeiros, humanos, materiais etc, é preciso saber quais os resultados desejados, os responsáveis pelas ações e os prazos de início e término, pois somente com esses dados, a execução das atividades poderá ser monitorada corretamente, ajudando a aperfeiçoar o desempenho e minimizando erros.

Estabeleça objetivos realistas 

Ao fazer o planejamento do seu ecommerce, estabeleça objetivos possíveis de serem atingidos, alinhados com a realidade da empresa, avaliando a demanda do mercado e os recursos financeiros disponíveis, entre outras questões.

Mas e quais erros devem ser evitados?

Se você está pensando em fazer o planejamento estratégico da sua loja virtual, esteja atento a alguns erros que podem acabar ocorrendo durante o processo.

Focar unicamente nos produtos

Ao fazer o planejamento estratégico de um ecommerce, muitos focam apenas no produto que será vendido na internet, mas é fundamental entender que os consumidores não têm interesse no produto de forma específica, o que eles buscam é adquirir uma solução para sua questão do momento. 

Esse é o propósito de cada produto que você deve ter em mente e trabalhar com a 

mercadoria que deseja vender: essa é a ideia, uma solução para um problema e não um simples produto.

Trabalhe estratégias que transmitam essa ideia, crie conteúdo de qualidade, engaje seu público. Faça tudo que for necessário para chamar o consumidor.

Achar que sua loja não é “tudo aquilo”

Quando você monta uma loja virtual, seja ela independente ou vinculada a um marketplace, veja-a como um case de sucesso.

Nada de ficar sentado aguardando os clientes aparecerem, assim será bastante provável que seu comércio eletrônico não dure um mês.

Você precisará planejar ações, criar campanhas, ter métodos para atrair clientes, gerar leads, engajar seu público,  botar a mão na massa mesmo! A cada dia é preciso que você evolua, dê passos à frente de forma que sua marca se consolide no mercado, cresça e gere maior rentabilidade.

Não fazer divulgação do seu negócio 

Quando se trata de lojas virtuais, quanto maior a quantidade de pessoas visitando a página, maiores as chances de venda! Então, um dos objetivos fundamentais é divulgar seu negócio de forma a aumentar o tráfego do seu ecommerce. 

E, sem dúvidas, a forma mais eficiente de divulgar uma loja virtual é investindo em marketing, para depois estudar mais a fundo sobre sua persona (o consumidor ideal do seu empreendimento), pois ao conhecer seu público-alvo, saberá para quem fazer anúncios de forma direcionada, que gere resultados.

Tudo isso passa por um marketing bem-feito, quando o retorno é maior que o investimento.

Fazer seu planejamento estratégico não é um bicho de sete cabeças!

Deu para ver que é fácil, ainda mais seguindo as dicas do nosso post! E nossa cartada final é que você use um ERP para fazer a gestão da sua loja virtual de forma alinhada com os objetivos do seu planejamento.

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Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas do Bling, um Sistema de Gestão Empresarial Integrado (ERP) para micro e pequenas empresas.

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Alfredo Soares
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