Veja como fazer banners atraentes pra Black Friday
Novembro está chegando, e usar e abusar dos banners para Black Friday pode ser a estratégia para vender mais na sua loja virtual
Os banners são ótimas ferramentas para chamar a atenção do consumidor para uma oferta ou produto no seu ecommerce. E com uma das datas mais esperadas do comércio varejista chegando, saber fazer banners para Black Friday é fundamental para atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua loja.
Os banners estão entre as ferramentas mais usadas para divulgação na internet. Eles são versáteis e, quando bem elaborados, são capazes de gerar tráfego pro seu site, incentivando até mesmo o fechamento da compra de um cliente indeciso. Aliás, você pode usar os banners em diversos canais e de variadas formas pra atrair os usuários, não é o máximo? Confira nossas dicas neste post.
Elementos importantes dos banners para Black Friday
Criar um banner é fácil, mas, é importante saber quais elementos são importantes pra conseguir alcançar o objetivo.
Quando se trata da identidade visual, você tem pouquíssimos instantes pra deixar uma boa impressão. Inclusive, o consumidor é bastante visual e, por isso, você deve soltar sua criatividade e caprichar no design dos seus banners para Black Friday. Veja o que não pode faltar:
? Utilize imagens de qualidade e atraentes; ? Cuidado com as cores: elas devem ser harmônicas com os outros elementos e com as ações da página. Use e abuse da psicologia das cores nesse processo; ? Elabore textos com cuidado. Procure combiná-los com a imagem que irá utilizar. Inclusive, se a imagem comunica algo, o texto não precisa repetir exatamente a mesma coisa — complemente e aprofunde. Ah! E não deixe de fazer a verificação ortográfica. ? Crie um visual agradável, com um bom layout, espaços de respiro e posicionamento de elementos.
Ao criar seus banners para Black Friday, evite exagerar nos elementos, pois quando eles são excessivos, tendem a deixar os visitantes confusos e irritados com tanta informação. O resultado é gerar menos cliques.
Como e onde usar os banners
Como já falamos, existem diversos canais em que você pode utilizar os banners para Black Friday e atrair mais compradores para seu ecommerce. Veja algumas ideias:
- Anúncios nas redes sociais;
- Anúncios do Google Ads;
- Anúncios na própria loja virtual.
Os banners para Black Friday são muito eficientes e ajudam a comunicar as ofertas da sua loja para seus clientes, leads, suspects e prospects.
Em especial para a Black Friday, você precisa se programar com antecedência para divulgar suas promoções. Os consumidores aguardam meses por essa época para comprar algum produto — e essa é sua chance de conquistá-los. Por isso, comece a divulgar com pelo menos 20 dias de antecedência. Assim, você coloca sua loja no radar do cliente para essa data tão esperada.
Como montar um banner com a cara da sua marca
Nem sempre você tem um designer disponível para criar os banners para Black Friday da sua loja virtual. Mas não precisa se preocupar, pois você pode fazer isso sem precisar de conhecimentos avançados em design.
1. Defina o objetivo
O primeiro passo é definir qual será o objetivo. Com base nisso, você vai elaborar o texto e a CTA (que é a chamada para a ação), escolher as cores, o link de destino, entre outros.
2. Pesquise referências
Criar um banner do zero sem ter experiência no assunto pode parecer desafiador. Mas você pode pesquisar referências de banners para se inspirar. Use as ideias para criar algo autêntico.
3. Planeje o visual
É importante que o visual do seu banner: • Combine com o estilo e a identidade da sua loja. • Combine com o perfil da(s) sua(s) persona(s).
4. Crie banners simples e assertivos
Os banners precisam ser simples, pois como já mencionamos, muitos elementos podem deixá-lo “poluído” com tanta informação. Por isso, coloque apenas aquilo que realmente importa, deixando a mensagem clara e explícita para o visitante.
5. Use e abuse das ferramentas
Ferramentas de design como Photoshop, Illustrator ou Corel são ótimas aliadas na criação dos seus banners para Black Friday. Mas, se você não sabe usá-las, o Canva pode ser uma boa alternativa. É um recurso que pode ser usado na web ou no celular, oferece um plano gratuito e diversos templates prontos, que você adapta de acordo com o que deseja.
6. Crie variações do mesmo banner
Criar variações do mesmo banner é muito importante para fazer testes de como seu público vai reagir a ele. Deixe essas artes online por uma semana, assim você terá informação para entender qual tipo de visual mais atrai seu público-alvo. Procure variar também o texto, pois as partes mais fortes do seu banner são o título e a chamada para a ação.
7. Meça o desempenho
Medir os resultados do seu banner é muito importante para saber o que está trazendo mais resultados. Aliás, este é um dos melhores benefícios do marketing digital: acompanhar o desempenho e realizar ajustes para investir na estratégia mais assertiva.
Já que o assunto é visual, temos dois materiais para te ajudar a criar banners para Black Friday: o Manual Mão na Massa: como tirar fotos incríveis de produtos pra sua loja virtual e o post Como editar fotos para ecommerce e encantar seus clientes.