Como criar uma loja virtual de produtos Geek
Dando continuidade à nossa série de artigos E-commerce Prático, onde compartilhamos dicas de como ter seu negócio online de forma simples e descomplicada, chegou o momento de falarmos sobre um segmento muito popular e que vem crescendo muito nos últimos anos, o de produtos do universo Geek.
Mas, afinal, o que é ser “Geek”?
De acordo com a definição apresentada pelo site Masters In IT, que faz curadoria de programas de educação voltados à tecnologia da informação e ciência da computação, Geeks são pessoas que, de tão apaixonadas por determinado assunto, tornam-se especialistas sobre ele.
São mais comumente apresentados como consumidores de artigos de tecnologia, mas podem ter interesses diversos, desde miniaturas colecionáveis até produtos relacionados à universos fantásticos do cinema.
O mercado Geek
Muitos dos números do mercado Geek se misturam com os números de outros segmentos. Contabilizar o que foi comprado especificamente por um Geek não é uma tarefa fácil, afinal, geeks tem animais de estimação, moram em algum lugar, compram peças de vestuário…
Entretanto, a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento) estima que este mercado movimenta R$ 18 bilhões ao ano, e esse ainda é um número pequeno frente ao potencial deste segmento.
Um detalhe que diferencia o público geek de outros públicos é a profunda relação daquilo que é comprado com suas paixões. Para o geek, a aquisição de um produto não é meramente uma compra, e sim algo que vai compor seu estilo de vida.
E para entender um pouco mais sobre o estilo geek de viver – e de consumir – a MindMiners e o Grupo Omelete conduziram um estudo que traça alguns possíveis perfis deste público. Entre outros dados deste estudo, lançado dia 25 de maio de 2018, o Dia do Orgulho Nerd, um dado interessante é que existem geeks de todas as classes sociais.
Além disso, boa parte é financeiramente independente, mesmo não pertencendo às classes sociais com maior poder aquisitivo.
Um geek para chamar de seu
Neste mesmo estudo, a MindMiners e o Grupo Omelete classificaram os geeks em 3 diferentes perfis: Tech Geek, Cult Geek e Gamer Geek.
Cada um desses perfis tem diversos interesses que podem ser traduzidos em produtos para o seu e-commerce.
1. Tech Geek
São os geeks interessados em conhecer novas tecnologias. Uma forte característica do Tech Geek é ser early adopter, ou seja, sempre está antenado às novidades do mercado e sente prazer em ser o primeiro de seu grupo a descobrir algo.
Produtos que vão agradar
• Smartphones;
• Notebooks;
• Acessórios de tecnologia em geral, como mouses, teclados e monitores.
Ticket médio
• Alto – produtos de tecnologia, principalmente smartphones e notebooks, tendem a apresentar preços mais altos e baixa recorrência. Por isso, o ticket médio costuma ser mais alto.
Como falar com este público
• Aposte em descrições completas para os produtos, com todas as especificações técnicas. Informação nunca é demais!;
• Acompanhe as tendências do mercado de tecnologia e compartilhe com seu público, por meio de redes sociais ou pelo blog do seu negócio.
Dica que vale ouro: O Google, a Apple e a Samsung são algumas das empresas que oferecem produtos de tecnologia e que fazem anualmente eventos onde apresentam todas as novidades que serão lançadas nos meses posteriores.
Acompanhe estes e outros eventos e, mesmo que inicialmente sua loja ainda não comercialize esses produtos (alguns demoram a chegar ao Brasil), isso mostrará que seu negócio está atento às novas tendências.
2. Cult Geek
Este é o grupo onde você encontrará mais oportunidades para oferecer produtos, devido à diversidade de paixões envolvidas. Os Cult Geeks são aficionados por cultura pop, cinema, quadrinhos e diversas outras formas de arte.
Produtos que vão agradar
• Camisetas com estampas de filmes e séries;
• Histórias em quadrinho;
• Action figures de super-heróis e personagens de filmes e seriados;
• CDs, DVDs e Blurays – embora estas mídias estejam se tornando obsoletas, os geeks adoram colecioná-las!;
• Quadros e placas.
Ticket médio
• Baixo a Médio – de forma geral, os produtos para este segmento não tem um preço alto. O preço dependerá também da raridade do produto.
Como falar com este público
• Descrições completas também farão a diferença, mas os detalhes que você deve apresentar são um pouco diferentes. Em relação à mídias, por exemplo, lembre-se de apresentar o ano de lançamento, se é uma edição especial, comemorativa, entre outros detalhes;
• Use e abuse de referências. Este público domina o conteúdo daquilo que consome, então usar frases de filmes ou ressaltar características de personagens de quadrinhos ao tratar com seu cliente demonstrará que você também tem a mesma paixão.
Dica que vale ouro: Acompanhar eventos e premiações sobre cultura pop, como o Oscar e as Comic Cons que acontecem pelo mundo, pode dar muitas ideias não só para movimentar suas redes sociais, mas também para criar promoções e apostar em novos produtos para sua loja.
Atente-se aos filmes indicados, celebridades que comparecerão aos eventos e os grandes lançamentos.
3. Gamer Geek
O Gamer Geek é apaixonado e entusiasta de jogos. E quem pensa que o Gamer Geek é só aquele que gosta de jogar videogames está enganado, hoje esse público é muito maior e diverso do que se imagina.
Produtos que vão agradar
• Camisetas com estampas de jogos;
• Action figures de personagens de jogos;
• Consoles e seus acessórios, como controles, fones e os próprios jogos em mídia física;
• Computadores especiais para gamers e seus acessórios, como mousepads, teclados e mouses;
• Jogos de tabuleiro;
• Quadros e placas.
Ticket médio
• Variável – os produtos voltados para gamers, principalmente por influência do dólar, costumam ser mais caros. Uma boa alternativa para atingir quem tem mais e menos possibilidades para investir nestes artigos é equilibrar produtos mais baratos (como placas e camisetas, por exemplo) com produtos mais caros (como acessórios e jogos em mídia física).
Como falar com este público
• Se para o Cult Geek as referências fazem a diferença, conhecer algumas das gírias do universo dos jogos pode ser um diferencial para seu negócio;
• O site E-Arena reuniu diversos termos do vocabulário gamer que podem te ajudar a se comunicar com este público sem parecer um noob completo.
Dica que vale ouro: Um universo ainda pouco explorado é o dos streamers, jogadores que transmitem suas partidas online. Neste caso, o seu objetivo é atingir o público que acompanha este tipo de transmissão.
Produtos que levam a assinatura de e-atletas (jogadores profissionais de e-sports) e relacionados aos principais campeonatos, como os de League Of Legends, são uma grande oportunidade!
Como você pode ver, lojas do universo Geek se misturam com diversos outros tipos de loja: moda e vestuário, eletrônicos, casa e decoração e diversos outros. O limite é sua criatividade em unir a paixão de um desses nichos com a proposta do seu negócio. Para que você possa começar a estruturar seu negócio, nossa dica é primeiro escolher um desses perfis (aquele que você tenha mais identificação, que apresente uma melhor margem de lucro e que você tenha acesso a bons fornecedores), e em seguida compor um mix de produtos para focar seu negócio.
O que achou do artigo de hoje? Tem algum outro segmento do mercado de e-commerce que você quer saber mais informações e dicas? Deixe nos comentários sua sugestão!