Checklist – Criando meu ecommerce: meio de pagamento
Dando continuidade à série Criando meu ecommerce, vamos falar sobre os processos que envolvem a escolha e a ativação de um meio de pagamento para sua loja.
Além de analisar as opções disponíveis, o quanto elas são vantajosas para seu negócio e para seu cliente, você precisará verificar os custos, criar e validar sua conta de usuário e integrá-lo corretamente à sua loja.
Veja de forma mais detalhadas essas ações em nosso checklist.
1. Analisar opções disponíveis
Atualmente, existem diversas opções de intermediadores de pagamento disponíveis no mercado.
Na Loja Integrada, são várias as opções disponibilizadas a partir dos planos PRO. Você pode consultá-las clicando aqui.
Antes de eleger o meio de pagamento, faça uma análise de diversos pontos. Por exemplo, leia com atenção o contrato de uso dos serviços. Analise cláusulas, prazos e toda e qualquer informação que possa fazer a diferença em sua operação no futuro.
Busque também aquela que traz mais vantagens ao seu cliente, como a facilidade de compra (caso o processo seja feito no site do intermediador, e não em seu checkout).
2. Conferir os custos
Todo meio de pagamento cobrará um preço por seus serviços.
Esse preço pode ser fixo, com um valor único por transação, pode ser em porcentagem, retendo uma fração do valor pago por seu cliente em cada pedido, ou até mesmo um mix dos dois.
Nesse caso, o que você deve observar é quais as vantagens oferecidas pelo intermediador e a relação das taxas com esses benefícios.
Por exemplo, alguns meios de pagamento cobram uma taxa maior, mas liberam o dinheiro para retirada em menor prazo.
Portanto, observe essas vantagens e desvantagens e faça simulações para entender o efeitos destes custos em seu lucro final.
3. Criar sua conta no serviço
Tendo o meio de pagamento escolhido, você precisará criar sua conta com o serviço.
De forma geral, esse processo é muito simples. A maioria exigirá seus dados pessoais, como nome completo, endereço e documentos (RG, CPF) para confirmar o cadastro.
Para a realização de retiradas, você precisará informar seus dados bancários.
É válido ressaltar que a maioria dos serviços permite a criação de uma conta do tipo Pessoa Física, mas alguns exigem que a conta seja criada usando dados de Pessoa Jurídica.
Em ambos os casos, é muito importante informar dados consistentes, ou seja, não misturar dados pessoais com informações profissionais.
Um erro comum é criar uma conta em nome de pessoa física e informar uma conta bancária jurídica para os resgates.
4. Integrar o serviço à sua loja
Com a conta criada e validada, você precisa vinculá-la ao seu ecommerce.
As informações necessárias para esse vínculo variam de meio de pagamento para meio de pagamento. Alguns pedirão somente o email e senha de acesso, já outros pedirão chaves de API, por exemplo.
Assista a seguir alguns dos tutoriais em vídeo onde ilustramos como fazer essas configurações:
Mercado Pago
PagSeguro
PayPal
Você encontra na Central de Ajuda artigos com todos os passos necessários para configurar esses e os demais meios de pagamento que temos integrados.
5. Configurar as políticas de sua loja
Dependendo do meio de pagamento escolhido, você poderá fazer algumas configurações que definirão as políticas de pagamento da sua loja.
Você deverá definir se sua loja receberá pagamentos somente via cartão de crédito, somente via boleto bancário ou via ambos.
E por falar em cartão de crédito, parte importante das políticas é o parcelamento.
Defina se sua loja oferecerá o parcelamento dos pagamentos, em até quantas parcelas, a partir de qual valor total do carrinho, se haverá algum desconto a vista, entre outros pontos.
Para tanto, tenha em mente que ao oferecer parcelamento sem juros, quem arcará com essas taxas será você.
Lembre-se também que, geralmente, as configurações de parcelamento feitas em seu painel de administração são ilustrativos, e servem mais para que na loja o comprador saiba quais são as políticas.
A configuração que valerá no momento do pagamento devem ser realizadas no painel do meio de pagamento.
Mais uma etapa do nosso checklist concluída! Na próxima, vamos falar sobre a políticas em geral do seu negócio. Até lá!