Saiba como fazer um case e a sua importância

como fazer um case

Afinal, o que é um case de sucesso?

Case de sucesso é quando as empresas colhem histórias reais e inspiradoras de clientes que tiveram resultados expressivos ao usarem seu produto ou serviço.

E pode ter certeza que isso é algo extremamente valioso para a sua marca, pois atualmente as pessoas levam mais em consideração a opinião que seus clientes têm sobre você e também, é claro, nos problemas que você é capaz de solucionar, do que simplesmente o que você tem a dizer a respeito de seus produtos e serviços.

Quais impactos positivos um case pode trazer para a agência?

Gerar identificação imediata

As histórias contadas em seus cases de sucesso têm altas chances de impactar profundamente o seu público. Ele se vê naquele estudo de caso, ele se identifica com o que é contado.

Quebrar objeções de clientes em potencial

A grande sacada é que a história de crescimento e transformação contada no case por si só já quebra barreiras, porque mostra como esses clientes venceram todos os obstáculos e tiveram resultados incríveis com as lojas virtuais deles na Loja Integrada. Ele verá que obstáculos como não saber utilizar a plataforma ou não saber como colocar a loja de determinado segmento no ar, por exemplo, podem ser facilmente vencidos.

Como consequência, os clientes em potencial sentem mais segurança em relação à sua marca e tendem a ficar mais abertos para ouvir futuras propostas da sua empresa.

Motivar clientes a obterem resultados semelhantes

Depois de quebrar as objeções dos seus potenciais clientes, eles verão uma oportunidade de obter resultados semelhantes aos dos clientes de sucesso. Ele sentirá vontade de aplicar o mesmo método para ter resultados parecidos com o que você contou. 

Mas e agora, como construir um case?

Para coletar o case, selecione lojistas satisfeitos com os resultados da sua empresa e entre em contato com eles para coleta das informações e declarações. Guie-o por meio de perguntas estratégicas e não deixe que as informações se percam, pois existem clientes que podem falar mais e outros que falam menos, e você precisa saber tirar o melhor proveito possível a partir disso.

Após a entrevista, organize as informações mais relevantes e encontre meios de tornar os resultados fáceis de serem percebidos. Seja com imagens, gráficos ou outros formatos. Certifique-se que as informações estejam claras.

E não esqueça de pedir autorização ao cliente para publicar o case dele.

Dicas extras para acertar nos cases de sucesso

Crie cases reais, não perfeitos

Não se preocupe em escrever uma história perfeita, mas sim uma que venceu objeções e, a partir disso, obteve resultados significativos. É claro que você também pode ter cases “perfeitos”, que deram certo do início ao fim e servirão como “case modelo”, mas são os reais que geram real identificação.

Foque no cliente, não na sua marca

Apesar do case de sucesso servir para provar que o seu produto ou serviço funciona e gera impactos positivos, não significa que o foco necessariamente está na sua empresa. Lembre-se que o foco está na história de transformação do seu cliente. 

É claro que a ideia é mostrar que sua empresa ajudou nos resultados, mas foque na jornada inspiradora do seu cliente e como você o ajudou a vencer os obstáculos.

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Alfredo Soares
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