8 vantagens do checkout transparente

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Na hora de se decidir por um checkout padrão ou um transparente, é preciso compreender melhor o que é este último. Trata-se de uma finalização de compra que ocorre dentro do ambiente da loja virtual. Ou seja, quando o cliente seleciona uma forma de pagamento, ele não é direcionado para a página de um método de pagamento (PayPal, PagSeguro e outros). Ele permanece no ambiente da loja virtual em que está comprando e finaliza sua compra. Neste blog, já foi comentado sobre os detalhes do checkout transparente e como ele funciona. Neste texto, o foco serão as vantagens do checkout transparente.

1. Agilidade

Não precisar mudar de página ou de ambiente torna o processo de finalização de compra muito mais ágil. Além disso, como muitos consumidores utilizam o celular para fazer compras, o redirecionamento para outro ambiente pode prejudicar o desempenho do dispositivo móvel, tornar o processo lento, travar a tela ou causar outros problemas, como veremos a seguir.

2. Navegabilidade e usabilidade

Como já comentado no texto sobre navegabilidade e usabilidade, oferecer um ambiente em que o cliente possa realizar suas compras de forma prática, intuitiva, com a menor quantidade de cliques possível, em um layout agradável e organizado é fundamental para uma boa experiência de compra. Quando falamos especificamente do checkout, este tema vem para mostrar a importância que existe em, no momento da compra, evitar que o cliente saia do ambiente da loja, dê vários cliques para chegar onde precisa ou faça um novo login na forma de pagamento.

Além disso, a navegabilidade também está relacionada a eliminar etapas desnecessárias. Uma nova página para cadastrar-se ou logar no meio de pagamento pode ser considerada uma etapa desnecessária, por exemplo.

3. Redução do abandono de carrinho

Entre as vantagens do checkout transparente, talvez essa seja a principal. O fato de mudar de ambiente traz certa estranheza para alguns consumidores, o que os faz abandonar o carrinho.

4. Aumento de conversões

Esta vantagem está diretamente relacionada com a de cima. Seguramente, quanto menor for a taxa de abandono, maiores serão as taxas de conversão. Além disso, oferecer uma experiência ágil, com navegabilidade e usabilidade para o consumidor, também favorece as taxas de conversão.

5. Praticidade

Com um checkout transparente, é possível armazenar os dados dos clientes para que eles não precisem preencher novos formulários a cada visita realizada. Essa praticidade gera uma experiência de compra mais rápida e, portanto, mais agradável para o cliente.

6. Segurança

Muitos clientes sentem-se mais seguros se não precisarem fornecer seus dados em outra página. Eles preferem inseri-los na própria loja – pois, muitas vezes, já têm uma relação de confiança com a marca – e o checkout transparente pode viabilizar esta ação. Além disso, usar selos de certificação também pode ajudar a demonstrar que a loja virtual é um ambiente seguro para as transações monetárias.

7. Preferência do cliente

Se, por meio de pesquisas ou entrevistas, você perceber que essa é a forma que o cliente prefere, não há argumentação. Você deve oferecer o formato que o agrada mais.

8. Profissionalismo

Os clientes já estão bem maduros para comprar no ambiente online. Eles podem não saber exatamente como funciona a tecnologia por trás do processo de compra, mas estão bem atentos aos detalhes. Um destes detalhes é o checkout transparente. Eles entendem que, para um checkout assim, é preciso ter um pouco mais de tecnologia envolvida e eles associam essa opção ao profissionalismo. Dessa forma, se você busca inspirar esse tipo de percepção, essa é uma das grandes vantagens do checkout transparente que você poderá aproveitar.

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