7 dicas surpreendentes para fazer suas primeiras vendas
Prevê-se que, até 2021, haverá mais de 2,1 bilhões de consumidores digitais. Claramente, o comércio eletrônico é uma indústria em expansão, e você pode estar interessado em aproveitar esse negócio lucrativo.
Com tantas lojas online, atrair novos clientes pode ser um grande desafio. Mas se você empregar as estratégias certas, deverá ver sua empresa prosperar e crescer.
Listadas abaixo estão 7 dicas úteis que podem ajudá-lo a obter suas primeiras vendas.
1. Crie um ótimo site
Quando um cliente entra em uma loja física, não só os produtos que estão disponíveis importam, mas também a sensação ao entrar na loja. Se a disposição dos produtos for ruim, os produtos forem difíceis de encontrar, a equipe for grosseira e a loja estiver desarrumada, provavelmente esses clientes sairão sem fazer uma compra.
O mesmo vale para o seu site, que é essencialmente a vitrine digital da sua loja. Se o seu site é difícil de navegar, é confuso, lento para carregar e possui muitos recursos que distraem, então as chances são de que as pessoas vão sair do site sem comprar nada.
No entanto, apenas um bom site não fará sua empresa brilhar. Para realmente se destacar na crescente concorrência, você precisa trabalhar em todos os aspectos do seu site. Por exemplo, obter um nome de domínio relevante e significativo para sua empresa é fundamental. Com a disponibilidade de extensões de domínio novas e contextuais, como .store, você pode agregar ao seu endereço Web uma identidade totalmente nova de marca.
Um nome de domínio como www.<nomedonegocio>.store é um indicador claro de que o seu site é uma loja e isso oferece uma vantagem indiscutível sobre seus concorrentes.
2. Realize um sorteio ou concurso
As pessoas gostam de ganhar brindes grátis ou ter a chance de ganhar algo maior. A psicologia por trás da palavra “grátis” é muito poderosa, e você deve tirar proveito disso.
Isso dá aos seus clientes em potencial a chance de experimentar seus produtos e serviços sem ter que se comprometer com uma compra imediata. Brindes e concursos podem se tornar virais, o que é ótimo para promover a sua marca. Por exemplo, muitas empresas realizam concursos nas mídias sociais, onde a mecância para participar é “curtir e compartilhar” uma publicação.
Brindes e concursos são uma maneira barata de expor seu produto a um público amplo e isso pode criar curiosidade entre alguns, motivando a experimentar seu produto, o que pode levar a algumas vendas iniciais.
3. Escreva regularmente artigos no blog
Os artigos no blog são uma ótima maneira de promover seu comércio eletrônico. Além de ajudá-lo a ter uma classificação melhor para otimização em mecanismos de busca (SEO), também permite expor e explicar seus produtos de forma a gerar interesse, o que pode resultar em vendas.
Se você escreve artigos para o blog ou contrata alguém para fazer isso por você, é uma maneira econômica de fazer marketing. Escreva artigos centrados no produto que destaquem como eles são usados ou como resolvem um problema. Um blog bem otimizado pode gerar uma classificação mais alta nos resultados de busca e ajudar nas vendas do seu produto.
Por exemplo, você pode compartilhar os artigos nas mídias sociais e enviar periodicamente emails destacando alguns conteúdos interessantes e úteis do blog. Isso não apenas cria confiança na marca, mas também ajuda você a ficar no topo nos mecanismos de busca.
4. Anuncie no Facebook
Os anúncios do Facebook são únicos em comparação com outros anúncios digitais, pois permitem uma segmentação muito específica. Embora a maioria dos anúncios em banner seja exibida para praticamente todos os públicos, o Facebook pode ser ajustado para um público específico, como mulheres com mais de 30 anos que trabalham como redatores freelancers.
Isso significa que, quando se trata de marketing, você estará alcançando pessoas com maior probabilidade de se interessar por seus produtos, aumentando assim suas chances de fazer uma venda.
À medida que os anúncios são exibidos, você pode analisar as métricas de retorno e ajustar sua campanha para restringir ainda mais seu foco.
5. Trabalhe com influenciadores do Instagram
As mídias sociais tornam incrivelmente fácil a divulgação boca a boca, por isso, tire proveito disso. Você não deve apenas postar em suas próprias páginas de mídias sociais, mas também pode trabalhar com influenciadores do Instagram.
As mensagens do Instagram podem ser uma ótima maneira de exibir e falar sobre seus produtos. Você está essencialmente “comprando” o público do influenciador; porque eles já confiam no influenciador, serão mais receptivos a uma recomendação dele do que de uma pessoa aleatória.
Existem algumas táticas que podem ser usadas. Você pode enviar ao influenciador do Instagram um produto gratuito para tentar pedir a ele que o promova em troca. Isso pode funcionar muito bem se for um item caro.
Você também pode enviar o produto a ele e pagar por uma mensagem (post) para garantir que ele o promova de maneira positiva e imediata. Por sua vez, isso pode motivar vários de seus seguidores a fazer uma compra.
6. Aproveite o Reddit
O Reddit é um site popular entre pessoas de todo o mundo, por isso é uma ótima maneira de colocar sua loja de comércio eletrônico na frente do público certo. Você também pode contatar outros donos de lojas para saber como eles fizeram suas primeiras vendas. Existem vários subreddits, como /r/empreendedor, nos quais você pode compartilhar um desafio específico que está enfrentando e obter conselhos práticos.
Você também pode procurar subreddits que estão falando sobre os produtos que você vende. Por exemplo, se você deseja vender produtos de jardinagem, pode pesquisar por /r/jardinagem onde as pessoas estão falando sobre jardinagem e cultivo e participar da conversa.
Não basta usar o Reddit como um local para anunciar. Tente contribuir significativamente para as conversas; se você fizer isso, pode gerar confiança na sua marca.
7. Encontre o que seu público quer
As pesquisas podem ser uma maneira divertida e interativa para os usuários fornecerem feedback, uma situação em que todos saem ganhando.
Você não apenas descobre o que os usuários desejam (como um site de carregamento mais rápido ou uma gama mais ampla de produtos), mas os usuários sentem que suas vozes são ouvidas. Quando você faz alterações específicas em sua loja de comércio eletrônico com base nos comentários deles, eles se sentirão apreciados e valorizados. Isso pode ter um impacto nas vendas da sua loja.
Outra vantagem de fazer pesquisa com seus usuários e clientes é que podem fornecer informações importantes sobre quais produtos estão com alta demanda, por exemplo, para que você possa planejar bem seu estoque, o que aumenta as chances de emplacar mais vendas.
Conclusão
Quando você inicia seu negócio de comércio eletrônico pela primeira vez, pode ser assustador. Possuir uma nova empresa pode ser empolgante, mas também pode ser um momento apreensivo ao tentar gerar suas primeiras vendas.
Seguindo as dicas que oferecemos, você poderá conquistar suas vendas iniciais mais cedo e com menos dificuldade.
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