5 dicas para fidelizar clientes na Black Friday

A Black Friday traz ofertas incríveis e é essencial para aumentar o volume de vendas, de conversão e ajuda a liberar o estoque para o Natal. Nada disso é novidade. De fato, é importantíssimo preparar a loja para oferecer promoções e elevar as vendas. Mas também é possível ir além. Que tal usar a data para fidelizar clientes? Venha descobrir no texto de hoje da Série Black Friday 2019!

5 dicas para fidelizar clientes na Black Friday

1. Oferecer uma experiência de compra incrível

A base para fidelizar clientes é a excelência na experiência de compra. De nada adianta oferecer e comunicar algo para o cliente se ele não têm uma memória positiva da loja. Por isso, a primeira dica para fidelizar clientes é caprichar nos detalhes.

Promova uma experiência de compra que desperte o desejo no cliente de querer voltar e comentar sobre a loja com os seus conhecidos. Você pode fazer isso:

  • Gerenciando o estoque para não vender produtos esgotados;
  • Estabelecendo parcerias de frete para o prazo de entrega não ficar muito longo;
  • Oferecendo promoções de verdade — nada de “Black Fraude”;
  • Contando com recursos e uma equipe de atendimento ao cliente preparada para sanar dúvidas e oferecer informações;
  • Caprichando na embalagem e adicionando a experiência do unboxing;
  • Sendo transparente e honesto(a) sobre prazos e política de troca e devolução;
  • Agregando valor social à sua marca;
  • Entre outras ações.

2. Dar atenção ao pós-venda

Não é porque a Black Friday acabou e as vendas foram feitas que é hora de esquecer o cliente. Muito pelo contrário. Essa é a hora de colocar a cereja no topo do bolo para ele ficar encantado com a loja e querer voltar. É a hora crucial de fidelizar clientes. Algumas sugestões:

  • Ofereça um brinde ou desconto para a próxima compra, se possível;
  • Envie uma pesquisa de satisfação para demonstrar a valorização da opinião do cliente;
  • Envie um e-mail para confirmar se ficou alguma dúvida sobre o produto e colocando-se à disposição;
  • Envie materiais ou conteúdos relevantes sobre o produto que ele adquiriu, como diferentes formas de uso, curiosidades etc.
  • Incentive o cliente a postar uma foto com o produto nas redes sociais usando a hashtag da loja e compartilhe-a;
  • Peça depoimentos;
  • Mantenha sempre uma comunicação com o cliente clara e alinhada com o seu perfil.

3. Oferecer descontos exclusivos na Black Friday

Você pode dar ofertas exclusivas para clientes que já compraram na sua loja anteriormente. Além de comunicar a oferta, é importante deixar claro o motivo de eles terem acesso a essas oportunidades. Dessa forma, eles compreenderão a importância e o benefício de voltar a fazer compras na sua loja.

Observe que ofertas exclusivas podem ser descontos, mas também frete grátis ou um acesso prévio a produtos limitados, por exemplo. 

4. Reativar o contato de clientes da Black Friday do ano anterior

Outra forma de fidelizar clientes é enviando um e-mail marketing ou uma mensagem de WhatsApp para aqueles clientes que, na data do ano anterior, realizaram compras na sua loja. Você pode enviar mensagens gerais comunicando que a loja tem ofertas para a Black Friday 2019 e convidando-os a conhecê-las, ou segmentar essa base de e-mails de acordo com os produtos comprados no ano anterior. Essa forma de segmentação pode ser mais assertiva e responsável por uma taxa de conversão maior.

5. Criar um Programa de Fidelidade e se destacar!

Você já deve conhecer programas de pontos, não é mesmo? De acordo com o volume de vendas, os consumidores ganham pontos que podem ser trocados por recompensas, como produtos ou descontos. Que tal oferecer isso aos seus clientes e se destacar ainda mais?

Você pode configurar o seu programa de fidelidade para pontuar não só quando ele comprar, mas também quando ele indicar um amigo ou responder a uma pesquisa de satisfação.

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