Aprenda como usar o TikTok para aumentar suas vendas

Embora seja uma plataforma voltada para o entretenimento, vender no TikTok é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força. Saiba mais!

Vender no Tiktok é possível? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que estão acompanhando o crescimento exponencial da plataforma ao longo dos últimos anos.

Trata-se de um dos maiores fenômenos dos últimos tempos, uma verdadeira febre. Não à toa, de acordo com dados da própria plataforma, o TikTok alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos em 2021.

Além disso, o número de visualizações e engajamento que o Tiktok proporciona para quem sabe usá-lo estrategicamente é incrivelmente elevado. Sobretudo, porque conteúdos humorísticos, essência da plataforma, tem um grande potencial de viralizar na internet.

Quando o TikTok foi lançado, lá em meados de 2018, ninguém esperava um sucesso tão estrondoso como o que se vê nos dias atuais. E agora, por mais incrível que pareça, você também pode utilizá-lo para potencializar seus resultados, fechando mais vendas e ganhando mais relevância na sua área de atuação.

A seguir, vamos te explicar o potencial da plataforma para monetizar, como é possível vender no TikTok e estratégias para você anunciar seus produtos ou serviços. Vem com a gente!

Entenda o potencial do Tiktok para monetizar

TikTok é uma plataforma digital em que usuários compartilham vídeos curtos essencialmente engraçados. Ele foi criado pela Musical.ly em 2014, carregando o mesmo nome da empresa. Porém, o grande “boom” do aplicativo só aconteceu em 2018, quando a ByteDance comprou esse projeto, nomeando-o como Tiktok.

No princípio, o TikTok era somente um aplicativo que as pessoas baixavam para descontrair um pouco da rotina, seja fazendo danças ou memes em alta no momento, por exemplo.

Só que, de uns tempos para cá, o TikTok está sendo visto de uma outra forma. Os potenciais clientes de empresas, profissionais e comerciantes estão presentes na plataforma. De modo que, vender no TikTok não é só uma tendência, mas também uma realidade para muitos.

Uma parte importante do público de várias marcas está presente no TikTok. E o algoritmo da plataforma mostra-se um diferencial em relação às redes sociais, permitindo que qualquer pessoa produza um conteúdo viral, seja qual for os seus números de seguidores ou engajamento. Sendo um tipo de marketing mais igualitário, por assim dizer.

Além disso, um evento voltado para profissionais de marketing feito pelo TikTok em agosto de 2021, confirmou que a plataforma influencia diretamente na decisão de compra de quem usa a rede social.

Tudo isso transforma o TikTok em uma plataforma com um grande potencial para monetizar. Assim, a pergunta que paira na cabeça das marcas é: como é possível vender no TikTok?

Como é possível vender no TikTok?

O processo para vender no TikTok pode funcionar de diversas formas. A plataforma pode ser usada como um complemento da sua estratégia de marketing, por exemplo.

Em outras palavras, você cria conteúdos atrativos para levar pessoas que estão ali para seu perfil no Instagram, blog ou lista de e-mail. Desse modo, você potencializa o alcance, geração de leads e conversões do seu negócio.

Assim também, é interessante procurar grandes influenciadores do TikTok para fechar parcerias benéficas para ambos os lados. Certamente, o nível de confiança do seu público em relação à marca vai aumentar demasiadamente com o marketing de influência.

Outra possibilidade para vender no TikTok é uma funcionalidade disponibilizada pela própria plataforma. Estamos falando do TikTok Ads, isto é, um meio para fazer anúncios pagos nesta rede social.

O TikTok Ads funciona de maneira bem parecida com ferramentas de tráfego pago de outras plataformas, como Google Ads e Facebook Ads. Basicamente, você pode anunciar conteúdos persuasivos para seu público, com alto índice de segmentação e chances de conversão.

Sendo talvez a melhor forma de vender no TikTok, pois você pode potencializar os resultados da produção de conteúdo na plataforma e parcerias com influenciadores. Assim como, aumentar seus números em demais canais de vendas em um curto intervalo de tempo.

Estratégias para anunciar seus produtos ou serviços

Para vender no TikTok, porém, divulgando sua marca e produtos ou serviços, você precisa considerar algumas estratégias importantes da plataforma. Se forem bem executadas, elas podem ser determinantes para o sucesso do seu posicionamento na rede social. Dá uma olhadinha!

Seja autêntico

Se você está pensando em vender no TikTok, é importante que você preze pela autenticidade na sua comunicação. Ou seja, nada de conteúdos simplesmente copiados de outras marcas ou influenciadores.

O TikTok, assim como outras redes sociais, está repleto de publicações superficiais e sem originalidade. Então, para se destacar, você precisa agregar valor e apresentar diferenciais competitivos para ser convincente o bastante.

Mantenha a essência da plataforma nos anúncios

Vender no TikTok também passa pela manutenção da essência da plataforma em seus conteúdos e anúncios, isto é, postagens criativas ou com um pitadas de humor mesmo.

É bem verdade que essa tarefa pode ser um pouco difícil para marcas. Ainda mais caso o campo de atuação seja um pouco mais sério. No entanto, você pode dar uma roupagem informal para os conteúdos, sintetizando ensinamentos importantes de uma forma leve e descontraída. O objetivo é incorporar o que sua marca tem de melhor em conteúdos virais.

Fique ligado nas tendências

É imprescindível ficar ligado nas tendências para vender no TikTok. Isso porque, produzir conteúdos que se relacionam com o que está em alta no momento na plataforma faz toda a diferença em termos de views, engajamento e viralização.

Você deve manter-se antenado em quais temas ou tipos de publicações do TikTok tem tudo para fazer sucesso na próxima semana, por exemplo. Desse modo, terá mais chances de fazer uma postagem bombar.

Integrando seu ecommerce com o TikTok

No fim de março de 2022, o TikTok anunciou a possibilidade de integração com plataformas de ecommerce. Ainda não são todas, é claro, mas algumas opções populares no mercado fazem parte do grupo seleto, como, por exemplo, a Loja Integrada.

Uma novidade para você vender no TikTok sem parar, porque estende ainda mais o potencial da rede social para alavancar os resultados do seu negócio, te dando mais soluções para deixá-lo em destaque no mercado;

Conclusão

Portanto, vale a pena vender no TikTok. Como vimos, há vários motivos convincentes para incluir essa plataforma em sua estratégia de marketing, atraindo, engajando e convertendo cada vez mais pessoas à proposta do seu negócio. Ou seja, uma grande oportunidade para expandir seus resultados.

E com a Loja Integrada, você ainda pode integrar seu ecommerce com o TikTok, criando campanhas de vendas mais efetivas e tendo diversos recursos disponíveis para lucrar pra valer.

Aproveite para ler também: como medir o sucesso da sua loja virtual com KPIs!

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