Programa de fidelidade: vale a pena adotar no ecommerce?
Uma prática bem famosa no meio offline ganha cada vez mais espaço no meio online. O motivo? Traz vantagens para quem vende e para quem compra. Estamos falando do programa de fidelidade. Já pensou em implementar um na sua loja virtual? Será que vale a pena? Para ajudá-lo(a) a decidir, no texto de hoje, vamos abordar este tema, explicar como funciona, quais são as vantagens e muito mais. Confira!
O que é um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade é todo e qualquer esforço de marketing que prevê beneficiar os consumidores fiéis, ou seja, que compram recorrentemente.
Como funciona um programa de fidelidade? Existem diferentes formas?
Você já deve ter visto aquele cartão fidelidade que muitas lojas físicas usam. Basicamente, a cada compra ou a cada determinado valor em compras, o cliente ganha um carimbo ou um selo. Após a coleta de carimbos/selos suficientes, o cliente recebe uma recompensa.
Tanto no cenário online quanto offline, para um programa de fidelidade funcionar, o princípio é: um sistema de acumulação e um sistema de recompensa. Tendo essa fórmula em mente, alguns exemplos de itens que podem ser acumulados são:
- Valor determinado de compras;
- Produtos adquiridos;
- Respostas em pesquisas;
- Indicação para amigos e familiares;
- Envolvimento nas redes sociais.
Além disso, algumas premiações que podem ser dadas são:
- Descontos em futuras compras;
- Ofertas de parceiros;
- Brindes;
- Produtos;
- Acesso exclusivo às novidades.
Quais são as vantagens para um ecommerce?
Se o consumidor enxerga no programa de fidelidade a vantagem de obter descontos ou produtos, o lojista conta com outras vantagens para o seu negócio. Algumas delas são:
1. Aumentar o ticket médio
Participando de uma ação assim, o cliente pode pensar duas vezes antes de finalizar uma compra. Afinal, se ele pode adicionar mais um produto no seu carrinho e atingir a meta estabelecida no programa de fidelidade, pode fazer sentido adicionar outro item. Por isso, se o seu objetivo é aumentar o ticket médio do cliente, o programa de fidelidade pode ser um grande aliado.
2. Aumentar a quantidade de clientes
Além disso, se o seu programa tem como premissa a indicação de conhecidos, isso pode ajudar a aumentar a quantidade de pessoas novas conhecendo a sua loja e realizando compras. O melhor é que é um esforço de marketing muitas vezes mais barato que uma grande quantidade de anúncios.
3. Nutrir clientes atuais em vez de conquistar novos clientes
Lembra da máxima do Philip Kotler de que é cinco vezes mais barato manter um cliente atual que conquistar um novo? Bom, o programa de fidelidade pode ajudar a manter os clientes atuais na casa. Por que eles vão sair e procurar outras lojas se a sua oferece vantagens que só melhoram à medida em que ele compra mais?
O que eu preciso fazer para implementar um programa de fidelidade?
Para adotar um programa de fidelidade no seu ecommerce é preciso:
1. Estabelecer os itens que podem ser acumulados
Escolha aquilo que ajuda a cumprir o seu objetivo de marketing e beneficia o cliente.
2. Estabelecer de que forma irá registrar os itens do programa
Será um programa de pontos? Um programa de descontos? De toda forma, o ideal é ter um sistema automatizado para identificar compras e registrar os benefícios.
3. Entregar as recompensas
Prepare a logística de estoque e frete para que isso não afete as entregas regulares de compras.
4. Estabelecer métricas de sucesso
Para monitorar se o programa de fidelidade está trazendo o resultado esperado.
5. Melhorar o seu programa de fidelidade constantemente
A partir dos resultados das métricas, você pode traçar estratégias para aprimorar o programa. Além disso, vale a pena atualizar e oferecer novidades sempre que possível.
Colocando o programa em prática
Certamente, é preciso dedicação para implementar um programa de fidelidade. Felizmente, existem opções no mercado para fazer tudo isso de forma muito simples e prática. Um exemplo é o Fidelizar Mais.
Você estabelece quantos reais vão representar um ponto no seu programa de fidelidade. A plataforma identifica as compras e pontua para o cliente. Ao atingir a quantidade de pontos estabelecida, você é notificado para liberar a entrega da premiação. Super fácil e prático, não é? E o melhor, como o Fidelizar Mais é parceiro da Loja Integrada, toda a integração com a sua loja é feita de forma muito mais simples e rápida. Conheça o Fidelizar Mais!