Como melhorar a gestão de estoque do seu ecommerce com pedido manual?
A gestão do seu estoque no ecommerce pode ser melhorada com o uso de uma ferramenta simples, porém, essencial. Saiba mais!
Muitas pessoas lojistas enfrentam desafios com a gestão do seu estoque no ecommerce. As variáveis podem complicar o acompanhamento da saída dos produtos, especialmente para quem possui vários canais de venda.
Muitos acabam, inclusive, optando por promover seus produtos em menos canais para não ter que lidar com essa dificuldade no controle do estoque.
Mas, estamos aqui para falar de coisa boa!? Isso porque existem soluções que podem ajudar a melhorar a gestão do seu estoque no ecommerce. Com o pedido manual disponível na Loja Integrada, por exemplo, você pode realizar vendas em canais como WhatsApp ou email e registrá-las manualmente na plataforma.
Demais, não é? Então continue a leitura e saiba como melhorar a gestão do seu estoque no ecommerce com essa ferramenta!
Gestão do seu estoque no ecommerce: quais são os principais problemas?
Antes de mais nada, é importante que você entenda os riscos que a má gestão do seu estoque no ecommerce traz à saúde do seu negócio — assim, você pode adotar estratégias para evitá-los. Conheça os principais problemas:
Frustrações da venda sem estoque
A venda de produtos indisponíveis provavelmente vai gerar grandes frustrações no seu cliente. Afinal, ninguém gosta de comprar um produto, pagar por ele e depois descobrir que ele está indisponível.
Outra situação é quando há a retirada em loja física. Como o seu banco de dados informa que o produto está disponível, o cliente e os vendedores só descobrem a falha nesse momento.
Caso isso aconteça, o mais recomendado é avisar o cliente de imediato para que ele escolha outro item ou receba o reembolso. Além disso, você pode oferecer um desconto ou algum benefício para o cliente. Mas o ideal mesmo é evitar que esse tipo de situação aconteça.
Atrasos na entrega
A venda sem estoque também pode acarretar em atrasos nas entregas. Isso porque, provavelmente, você terá que aguardar a chegada de um novo pedido de produtos para entregar a compra do cliente. Mas, a gente sabe que não é tão simples assim e, às vezes, isso pode demorar demais.
Quando o prazo é estipulado e informado para o consumidor, um compromisso entre sua loja e o cliente foi firmado. Caso você não o cumpra, seu cliente pode fazer reclamações e até pedir o cancelamento/estorno do produto.
Excesso de mercadoria
Mercadorias paradas podem gerar grandes prejuízos. Por isso, é importante que a gestão de estoque inclua análises sobre os produtos com maior e menor saída (ou saídas sazonais).
Assim, os lojistas sabem o momento e a quantidade adequada para fazer pedido aos fornecedores, evitando que o estoque fique abarrotado de produtos.
Menor capital de giro
Esse acúmulo no estoque também afeta o fluxo de caixa do seu negócio. Com o seu estoque cheio de produtos parados, o capital de giro torna-se menor, pois o investimento feito não retorna com rapidez.
Em outras palavras, se você está com o estoque parado, quer dizer que você está vendendo menos e consequentemente tem menos dinheiro para voltar a investir em novos produtos.
? Dica: caso você identifique que tem mercadorias paradas, uma boa ação é criar promoções específicas para esses produtos
Impactos na reputação
A má gestão do seu estoque se reflete na experiência dos seus clientes, e isso pode afetar a reputação do seu negócio.
Um problema gera outro conforme as falhas na gestão do seu estoque persistem. Ou seja, uma bola de neve vai se formando. Isso pode, inclusive, causar problemas mais graves, como a demissão de pessoas que trabalhem com você ou até o fechamento da loja em casos mais graves.
Mas, não se desespere! Como a gente comentou lá no começo, estamos aqui para falar de coisa boa!
Para colocar a gestão do seu estoque no ecommerce nos trilhos, você precisa adotar novas posturas, recursos e ferramentas estratégicas.
Além da dica para criar promoções com os produtos que estão parados no estoque, vamos listar formas para melhorar a gestão do seu estoque. Confira!
3 formas de melhorar a gestão do seu estoque no ecommerce
1. Verificação consistente
A melhora da gestão do seu estoque começa no acompanhamento constante da disponibilidade da demanda e das mercadorias da sua loja. Isso pode ser feito de forma mais prática com processos automatizados e ferramentas adequadas.
Você pode automatizar seus processos de logística no estoque a partir de um ERP. Se você ainda não conhece todas as vantagens de contar com um ERP, preparamos um conteúdo que pode te ajudar muito nisso.
✍? Como escolher um ERP para sua loja virtual?
2. Avaliação de fornecedores
Além de oferecerem produtos de qualidade e com um bom custo-benefício, seus fornecedores precisam ser consistentes na entrega. De tempos em tempos, avalie se essa parceria realmente está valendo a pena.
A Edilene Loiola é CEO da Soulog, empresa especializada em logística, preparou um vídeo super bacana com várias dicas para estoque e logística para ecommerce.
3. Modelos de estoque
Às vezes, o modelo de estoque escolhido inicialmente não é o que melhor se encaixa ao seu negócio — ou ao momento da empresa. Assim, talvez seja necessário trocá-lo ou, no mínimo, realizar alguns ajustes. É preciso que ele atenda às necessidades específicas do perfil do seu ecommerce.
✍?Temos um post muito esclarecedor sobre isso: Como fazer gestão de estoque no ecommerce?. Nele, falamos sobre os diferentes tipos de estoque, como dropshipping, cross-docking, estoque compartilhado, único e muito mais.
Além disso, ferramentas como o pedido manual podem também podem te ajudar — principalmente para quem tem loja física e virtual com venda em múltiplos canais.
O que é o pedido manual?
O pedido manual é uma ferramenta disponível na plataforma da Loja Integrada que te dá autonomia para registrar pedidos feitos fora da sua loja virtual. Você tem liberdade para vender para clientes que querem comprar em canais externos, como telefone, WhatsApp, email etc.
Além disso, o pedido manual te ajuda a manter um bom relacionamento e a não perder a venda daqueles clientes que ainda não se sentem confortáveis em comprar online ou que preferem comprar diretamente com você.
E você ainda mantém a gestão da sua loja centralizada. Tudo de uma forma prática e sem dor de cabeça.
Dessa forma, você pode aproveitar as vantagens de vender em vários canais. Entre os benefícios de vender em múltiplos, você pode ter:
- Maior visibilidade da marca;
- Escalabilidade;
- Mais oportunidades de venda;
- Maiores chances de fidelização.
Como o pedido manual é feito na Loja Integrada?
Esse recurso pode ser usado de uma forma mais simples do que imagina. Você pode ver o passo a passo no nosso canal do YouTube, no vídeo Ferramenta de pedido manual, ou aqui mesmo:
- Acesse o painel da sua loja na LI;
- Vá até a categoria “Vendas” no seu painel;
- Clique em “Criar pedido”;
- Escolha entre “Cliente existente” e “Novo cliente”;
- Selecione o produto, envio e pagamento utilizados na venda;
- Finalize o pedido.
Vale lembrar que o pedido manual só está disponível a partir do nosso plano PRO 2.
Se você ainda não é assinante de um dos nossos planos, aproveita que além do pedido manual existem várias outras vantagens como: atendimento feito por pessoas via Whatsapp, dezenas de possibilidades de integrações, diário de bordo e muito mais!
Confira a dica do Mago Ecommerce sobre os benefícios do pedido manual usando a plataforma da Loja Integrada!
Confira todos os nossos planos e veja qual tem mais a ver com o seu negócio!