10 estratégias pra vender mais na Black Friday

Além do Natal, a data da Black Friday é uma das mais importantes do comércio no mundo todo. Uma matéria do E-commerce Brasil mostrou que em 2020 a Black Friday superou R$4 bilhões em apenas 2 dias no ecommerce, é muito coisa não é mesmo? A estimativa dos especialistas é de um aumento nas vendas na Black Friday deste ano independente da crise devido à pandemia. Por isso, separamos 10 estratégias pra vender mais na Black Friday e aproveitar esse momento do comércio.

A data oficial é dia 26 de novembro mas a maioria dos lojistas começam a divulgar e a oferecer descontos já durante o mês de novembro.

Então, você lojista, aproveite esta data pra aumentar as suas vendas com as dicas da MT Soluções, um Hub em soluções para ecommerce e parceiro oficial da Loja Integrada.

Como se preparar para a Black Friday e ter sucesso em suas vendas? Confira!


O que fazer antes da Black Friday começar?

Se planeje, quanto antes melhor!

A dica mais importante é se planejar. Sem planejamento não é possível realizar uma boa Black Friday.

Faça isso com antecedência, defina o preço que aplicará com a estratégia de chamar a atenção do consumidor. É claro que não é aconselhável oferecer um preço muito abaixo do recomendado, por isto analise os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos não só para o cliente, mas para você também, avaliando junto o valor de frete e o prazo de entrega.

Prepare o seu estoque! 

Reforçar o estoque pra Black Friday é essencial não é mesmo? Como nesta época do ano a procura é maior, é muuuuito importante que o seu estoque esteja preparado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual, fazendo este levantamento terá uma noção de qual produto é mais procurado.

Oferecer grandes descontos é o ponto chave na Black Friday, mas sabemos que não é possível fazer isto com todos os produtos, por isto escolha alguns que são mais competitivos no seu ecommerce e reforce o estoque com eles. Fazendo isso você consegue preços melhores com os seus fornecedores e consequentemente vai oferecer bons descontos aos consumidores.

Nada de descontinho

Não recomendamos dar pequenos descontos, como de 5%, em todos os produtos, essa diversidade na Black Friday não funciona. Porém se você oferecer um desconto agressivo em um celular por exemplo, mas a garantia estendida e outros acessórios sem descontos, funciona melhor.

?3 apps para lojistas iniciantes na Black Friday

Atenção com o frete, condições de pagamento e o relacionamento com o cliente

Seja sempre transparente com o seu cliente, planeje-se, converse com seus fornecedores e transportadoras, pois é preciso passar um prazo real de entrega para o cliente. E convenhamos, quem não fica ansioso esperando sua compra chegar em casa, não é mesmo?

Então seja transparente com os valores e prazos, postar o quanto antes o pedido é algo que pode fazer o diferencial, fidelizando o cliente.

Se a sua loja aceita apenas cartões de crédito, que tal estruturar o seu ecommerce pra outras formas de pagamento? Como boleto e Pix. Quanto mais opções de pagamento o cliente tiver, mais facilidade ele terá em adquirir o produto.

Prepare também um atendimento personalizado pro cliente, levando uma boa experiência na hora da compra, um chat em sua loja virtual ou até mesmo pelo Whatsapp, o importante é estar próximo do seu cliente no momento da compra até o pós-venda.

Invista em Marketing Digital

Comece agora investindo em ações de marketing pra Black Friday, toda ação de marketing demanda tempo. Faça um bom planejamento estratégico de marketing pra alavancar suas vendas e divulgar o seu ecommerce.

Comece fazendo campanhas de remarketing, aumentando as chances de converter clientes em potencial de forma mais barata. Com a sua base de clientes crie campanhas de email marketing, os mantendo informados sobre a promoção de Black Friday em sua loja, oferecer brinde para quem já é cliente ou na primeira compra é uma boa estratégia.

Sua loja virtual precisa estar engajada nas redes sociais! Crie propagandas e banners pro período de pré e Black Friday. Uma outra estratégia é investir também em campanhas para as redes sociais, criando campanhas segmentadas e fazendo o uso do público semelhante sua campanha pode trazer bons retornos.

Invista no seu ecommerce 

Não adianta nada investir em Marketing, buscar as melhores estratégias, investir em campanhas e ter a melhor promoção do mercado, se a sua loja virtual não estiver preparada e bem estruturada.

Um site bem funcional no desktop é importante, mas hoje em dia o seu site precisa funcionar muito bem no mobile, prezando pela experiência do usuário. Faça um diagnóstico do que é preciso melhorar em sua loja antes da Black Friday.

A MT Soluções é especialista em ecommerce e tem muuuita experiência em marketing digital, pra te ajudar alavancar as vendas. 

Mas e durante a Black Friday, o que fazer?

Esteja presente nas redes sociais

Use e abuse das redes sociais, faça vídeos, boas fotos dos seus produtos e divulgue os descontos!
O mais importante é engajar e interagir com o público, fique atendo as mensagens, comentários e tenha um tempo de resposta rápido.

Acompanhe as vendas

Fique atento se há a necessidade de alguma alteração, caso algum produto acabe antes do esperado ou se existe alguma mercadoria na qual não está saindo, uma boa estratégia é criar uma oferta relâmpago e divulgá-la!

? 5 dicas para fidelizar clientes na Black Friday

Dicas para depois da Black Friday

Acompanhe as entregas 

O pós-venda é tão importante quando o momento de compra, pois é nele que você consegue fidelizar o cliente, gerando assim mais vendas e mídia espontânea. Esteja atento ao SAC e mensagens enviadas pelos seus clientes.

Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

Como já falamos no tópico anterior, o pós-venda é muito importante, por isso, aproveite este momento no qual o cliente já recebeu o seu produto e está feliz com a nova aquisição, pra pedir uma avaliação. Será uma ótima oportunidade para saber o que precisa melhorar e o que os clientes mais gostam.

Utilize estratégias de NPS – Net Promoter Score – que basicamente são aquelas notas de 0 até 10 para saber o nível de satisfação com a compra. Isto realmente irá lhe trazer uma visão mais macro do seu negócio.

Não esqueça de remover ofertas pós Black Friday


Troque os banners do site e das demais comunicações, não esqueça de alterar os preços da sua loja.

Temos certeza de que essas dicas ajudarão a alavancar suas vendas nesta Black Friday, trazendo muitos resultados. Não perca tempo e se planeje.

Se quiser mais conteúdo sobre Black Friday, baixe agora o KIT PREPARA BLACK FRIDAY! Nele, você vai encontrar: infográfico, checklists, dicas, vídeos sobre logistica, blogposts e muito mais. Aproveite!

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