Como criar plano de marketing para aumentar as vendas do seu ecommerce
Criar plano de marketing é fundamental para organizar as ações que irão alavancar as vendas da sua loja virtual. Aprenda como fazer isso!
A partir de 2022, a estimativa é que o ecommerce cresça 30% por ano até 2025, na América Latina. Diante desse cenário, é fundamental para o empreendedor que atua no meio, criar plano de marketing eficiente para conseguir tirar o melhor proveito desse mercado atual.
Por conta desse fato, a competição entre anunciantes no Facebook Ads e no Google Ads está aumentando. Foram gastos cerca de US$50 bilhões em publicidade no Facebook somente em 2021, o que corresponde a 32% a mais do que nos anos anteriores. O ano de 2022 está mantendo essa tendência. Por isso, é tão importante criar plano de marketing agora para aproveitar essa fase.
Quer saber como fazer isso? Descubra como criar plano de marketing para aumentar as vendas do seu ecommerce no conteúdo a seguir.
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é uma estratégia que define quais ações serão realizadas e em quais períodos elas devem ocorrer para alcançar um determinado objetivo. Trata-se de um documento que reúne todas as ações que devem ser usadas pela empresa para conquistar clientes, durante um tempo determinado.
Trata-se de um recurso estratégico de gestão, que alinha metas mais amplas com a capacidade operacional de cada área do negócio. Nessa ferramenta, estão presentes indicadores, análises, dados estatísticos, pesquisa de mercado, objetivos e muitas outras informações relevantes que ajudam a mostrar caminhos para a empresa.
Importância de criar plano de marketing
Criar plano de marketing é muito importante para quem deseja alcançar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas. Ele ajuda a direcionar as tarefas e otimizar o tempo para executá-las.
Além disso, existem outras vantagens em criar um plano de marketing para sua loja virtual. Veja algumas delas.
- Orienta decisões importantes que a empresa precisa tomar;
- Auxilia na busca pelos objetivos traçados pelo empreendimento;
- Ajuda a enxergar a concorrência, as ameaças e as oportunidades em relação a outras empresas;
- Contribui para melhorar as ações praticadas para alcançar os objetivos;
- Permite coordenar melhor as suas campanhas e o seu time de marketing;
- Estrutura exatamente todo o caminho que deve ser percorrido;
- Unifica a forma de atuação de todos os colaboradores;
- Faz a empresa crescer.
Como criar plano de marketing
Agora que você já entendeu a sua importância, está na hora de criar plano de marketing para ecommerce. Para isso, utilize um recurso tecnológico como Excel, PowerPoint, Word, Google Drive, ou a ferramenta que preferir. Você pode até escolher utilizar uma combinação delas para aplicar as dicas a seguir.
1. Defina objetivos
É preciso estabelecer os objetivos que desejam ser alcançados a curto, médio e longo prazo. Eles precisam ser revistos e atualizados a cada ano, quando for o momento do planejamento anual. Não adianta buscar estratégias para algo que não se sabe exatamente o que é. Por isso, os objetivos precisam ser claros e diretos.
Para isso, você pode utilizar a metodologia SMART, proposta por George T. Doran em 1981. De acordo com esse método, o seu objetivo precisa seguir as características relacionadas a cada uma das letras do nome “SMART”, da forma explicada abaixo:
- S – Specific (Específico): o objetivo deve definir exatamente qual é o foco do objetivo;
- M – Measurable (Mensurável): deve ser possível de ser medido para que, regularmente, sejam feitas análises para saber se está perto ou não de atingi-lo;
- A – Attainable (Atingível): deve ser uma meta possível de ser alcançada. Do contrário, só traz frustração para o lojista;
- R – Relevant (Relevante): deve estar alinhado com as outras metas da empresa;
- T – Time bound (Período determinado): com prazo definido para acontecer. Nesse sentido, um objetivo de “aumentar as vendas” não faz sentido. Um bom exemplo de objetivo de marketing é “aumentar as vendas da categoria de produtos para crianças em 10% até maio de 2018”.
2. Olhe para o seu negócio
Esse é o momento de analisar bem o seu negócio.
Identifique pontos fortes e pontos fracos
Nesta etapa você deve identificar e valorizar os pontos fortes da sua loja. E também, é o momento ideal para identificar os pontos fracos e, ao criar plano de marketing digital para ecommerce, estabelecer formas de melhorar essas questões.
Identifique o diferencial da sua loja
O diferencial é aquilo que o seu empreendimento tem de melhor em relação às outras empresas. É o ponto que o destaca perante as demais, por isso, foque nele. O seu diferencial pode ser preço mais baixo, melhores condições de pagamento ou entrega, um processo de confecção diferente, o uso de alguma matéria-prima especial, alguma prática sustentável, entre outros.
Depois de definir o seu diferencial, descubra como explorá-lo e comunicá-lo ao cliente.
3. Olhe para o ambiente externo
Aqui você deve analisar os fatores externos que influenciam a sua dinâmica.
Avalie o mercado que a sua loja está inserida
Você precisa responder algumas perguntas como: Esse mercado é um nicho: Ainda há espaço para crescimento? Quais são as suas tendências? Quais fatores o influenciam?
Essas respostas devem estar baseadas em estudos e análises ou consultorias especializadas no assunto.
Analise o público que a loja atende
Você deve saber identificar quem é o seu cliente. Para isso, faça um estudo de buyer persona para te ajudar a conhecer esse perfil com riqueza de detalhes. Descubra suas dores, suas características marcantes e qual problema a loja pode resolver para essa persona. Em seguida descreva toda a sua jornada de compra.
Estude a sua concorrência
Além do estudo do mercado em que a sua loja está inserida, na hora de criar plano de marketing, é fundamental entender a sua concorrência. Descubra seus pontos fracos para suprí-los e descubra os seus pontos fortes para superá-los. Lembre de avaliar todos os seus concorrentes diretos, mas também os indiretos.
4. Defina os canais de comunicação
Para criar plano de marketing é preciso definir quais são os canais que serão utilizados.Você não precisa utilizar todos, mas deve escolher aqueles que estão mais alinhados com os seus objetivos. Para isso:
- Analise o custo e o retorno de cada tipo de ação (ROI);
- Analise a melhor relação entre campanhas pagas (Facebook Ads, Instagram for business, Google Adwords, etc.) ou tráfego orgânico (marketing de conteúdo e SEO);
- Analise quais as redes sociais permitem melhor interação com o público definido;
- Analise quais os melhores canais para oferecer marketing de conteúdo para o seu público.
A partir defina quais os canais que são mais adequados para criar plano de marketing voltado para o seu público.
5. Defina as melhores ações
Para criar plano de marketing digital para ecommerce, é preciso definir quais as melhores ações para atrair o seu público. Entre elas você pode escolher:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de busca;
- Redes sociais;
- Anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads etc);
- Links patrocinados;
- Marketing de influência;
- Marketing de afiliados;
- E-mail marketing;
- Marketing de relacionamento;
- Entre outros.
6. Estabeleça o orçamento e o cronograma
Para criar plano de marketing é preciso estabelecer o orçamento que será usado e o cronograma que será seguido. Faça uma projeção dos recursos necessários em cada ação, definindo assim o orçamento, e crie um cronograma com prazos e responsáveis por cada ação, assim, é possível monitorar o andamento do planejamento.
7. Acompanhe e otimize os resultados
Depois de criar um plano de marketing e colocá-lo em ação, é preciso acompanhar e otimizar os seus resultados. Para isso, analise o ROI, acompanhe todas as métricas estabelecidas, e a partir dessas análises, ajuste o que for necessário para otimizar os seus resultados.
A Loja Integrada te ajuda no seu planejamento
Até na hora de criar um plano de marketing, a Loja Integrada está preparada para te ajudar! O nosso desejo é que você venda bastante na internet, por isso, preparamos vários Modelos que vão te ajudar no planejamento de crescimento da sua loja virtual. De cara você já tem acesso a 3 Modelos gratuitos para planejar o sucesso do seu negócio.
- Modelo 1: Análise FOFA
- Modelo 2: Glossário ecommerce
- Modelo 3: Calendário 2022
Além disso, assinando qualquer plano pago, você tem acesso a outras 4 ferramentas que vão turbinar ainda mais o seu negócio.
- Modelo 4: Modelo de negócio
- Modelo 5: Mapa da empatia
- Modelo 6: Checklist de layout
- Modelo 7: Pesona de compra
Gostou das dicas? Que tal continuar aprendendo e ver como é possível criar uma campanha de marketing digital focada em mídia paga? No vídeo aqui embaixo você vai encontrar uma super aula que rolou durante a Semana Crie seu Negócio. Nela você vai conhecer um passo a passo, ouvir dicas e saber as tendências para criar do jeito certo uma campanha de anúncios focada em mídia paga. É só dar o play e aproveitar!