Como o Chat Online Otimiza Seu Funil de Vendas
O funil de vendas de seu negócio serve para ajudá-lo a qualificar visitantes e acompanhá-los durante a jornada de compra. Ele é trabalhado por diferentes áreas de seu ecommerce, envolvendo desde sua estratégia de marketing digital e atração de visitantes – mais no topo do funil – até seu setor de vendas.
Se seu ecommerce ainda não trabalha com um funil de vendas, ou você está buscando formas de melhorar seus esforços para que possa conquistar e fidelizar visitantes, é importante reconhecer que o atendimento ao cliente é um dos aspectos que envolve essencialmente toda a extensão do funil.
Considerando os canais de atendimento oferecidos ao consumidor digital, o chat online se destaca entre os demais por oferecer o menor tempo de resposta, além de ferramentas e recursos feitos para impactar as chances de conversão.
Vamos apresentar melhor como o chat online otimiza seu funil de vendas e porquê você deve oferecer este canal à seus clientes.
Encaixando o chat online no funil de vendas
O funil de vendas do ecommerce pode ser dividido em quatro etapas principais: no topo do funil temos a etapa de atrair visitantes, no meio, seu negócio precisa gerar leads e posteriormente ir para a etapa onde deve converter oportunidades e, no fundo do funil, é a hora de fechar vendas.
A partir disso, podemos afirmar que o chat online otimiza pelo menos três etapas do funil, ajudando a gerar leads, conquistá-los e permitindo que sua equipe os acompanhem até a tomada de decisão da compra.
Para que possa entender melhor como isso acontece, vamos segmentar estas etapas e apresentar exatamente como o chat as afeta, assim como os benefícios que ele trás para seu ecommerce.
Meio do funil: gerar leads e converter oportunidades
Após seus esforços de marketing, na primeira etapa do funil, visando aumentar o reconhecimento de sua marca e atrair visitantes à sua loja online, é necessário ser capaz de captá-los e transformá-los em leads para seu negócio. Veja como o chat online impacta esta etapa.
Aumenta a confiabilidade em seu negócio
O primeiro benefício do chat online na página – especialmente para um visitante novo – é que ele ajuda a aumentar a confiabilidade em seu negócio e na sua marca.
É verdade que comprar online é uma tendência que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Porém, não podemos negar que diversos clientes ainda têm receio de adquirir produtos em lojas virtuais, especialmente de marcas novas no mercado.
O chat online em sua página é um canal de comunicação entre um novo visitante e os representantes de sua empresa. Ele demonstra a seriedade e comprometimento do seu ecommerce em relação ao atendimento ao cliente, podendo ser utilizado para assegurar o visitante de sua legitimidade.
Facilita a obtenção dados e ajuda a segmentar sua base de clientes
As melhores plataformas de chat online apresentam recursos que podem ajudá-lo a obter informações relevantes sobre seus visitantes e clientes, como nome, e-mail, telefone, localização e até mesmo numero de visitas.
Unindo estes dados com o atendimento realizado por seus agentes, você será capaz de entender melhor as preferências, interesses e necessidades de cada cliente, podendo segmentá-los de forma a otimizar suas campanhas de marketing digital, visando produzir e compartilhar conteúdo que seja relevante para cada lead.
Permite que seja proativo no atendimento e que possa abordar clientes
Você já deve ter tido a experiência de ser abordado enquanto navegava em uma página, através de um pop-up da janela de chat. Estes são os convites proativos, um dos recursos com o maior potencial de aumentar suas chances de conversão, disponibilizados pelos melhores chats online.
Ele utiliza o monitoramento de visitantes para saber em qual página estão navegando e, utilizando chatbots com mensagens customizáveis pré-configuradas, enviam um pop-up do chat automaticamente.
Os convites proativos podem servir tanto para oferecer assistência, com um simples “Olá, posso ajudá-lo?”, quanto para informar sobre promoções, ofertas especiais, novidades na loja e até mesmo entregar cupons de desconto. Com isso você poderá chamar o cliente para o chat, onde seus funcionários poderão percorrê-lo através das etapas do funil.
Final do funil: fechar vendas
Após transformar seus visitantes em leads, está na hora de entender como o chat online otimiza a última etapa do funil de vendas.
Atendimento veloz e personalizado
Nesta fase, a velocidade de seu atendimento é crucial, qualquer dúvida não respondida em tempo hábil sobre as especificações de um produto, meios de pagamento ou logística de entrega, por exemplo, pode resultar em um carrinho de compras abandonado.
O chat online ajuda a evitar este problema, servindo como um canal de comunicação em tempo real, onde o cliente pode obter respostas instantâneas de seus agentes.
Além disso, oferecendo um atendimento personalizado, sua equipe poderá agregar valor à compra ao dar sugestões de produtos e oferecer alternativas e acessórios que podem ser comprados em conjunto.
Aumente o senso de urgência
Uma boa estratégia nesta etapa do funil de vendas é aumentar o senso de urgência da compra, apresentando diferenciais únicos para que o cliente tome sua decisão e faça o pedido.
Isso pode ser feito oferecendo cupons de descontos com tempo limitado, informando sobre o estoque do produto e até mesmo apresentando diferenciais de seu ecommerce, como um programa de fidelidade ou brindes especiais.
Seus agentes devem estar prontos para resolver o quanto antes qualquer problema encontrado nesta etapa, além de certificar-se que o cliente está adquirindo o produto certo, que atende suas necessidades, garantindo sua satisfação.
O chat online otimiza seu funil de vendas
Agora você entende melhor como este canal de atendimento ao cliente apresenta diferenciais competitivos para aumentar suas chances de retenção, fidelização e conversão. Ofereça um chat online e conquiste clientes através de um atendimento veloz, personalizado e profissional, certificando-se que seus agentes estão prontos para auxiliar durante toda a jornada do cliente.
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