Escolher imagens para anúncios pode ser um desafio. Mas com algumas dicas você pode ter ótimos resultados de vendas para sua loja.
Uma imagem vale mais do que mil palavras. E não é segredo que somos seres muito visuais. Uma publicação da NeaMam Studios reúne dados científicos relevantes sobre o impacto das imagens: as pessoas conseguem entender uma cena visual em menos de 1/10 de segundo e podem se lembrar de 80% do que veem e fazem (enquanto se lembram apenas 20% do que leem). Por isso, ecommerces que usam imagens para anúncios conseguem ter melhores resultados, fixando a mensagem, o conceito e o valor da marca.
O marketing utiliza esse recurso para contar uma história. Ao associar textos e imagens, é possível passar a mensagem desejada de forma clara, objetiva e persuasiva.
Para as lojas virtuais, as imagens são ainda mais importantes, pois ajudam a suprir a falta de alguns sentidos que só podem ser usados no mundo físico — como olfato, tato e paladar. Por isso, utilizar imagens para anúncios é uma estratégia essencial para marcas que querem ser mais assertivas nas campanhas.
Mas, nesse oceano de informações da internet, como posso destacar minha loja e realmente chamar a atenção do consumidor online? Realmente, isso pode ser desafiador, mas uma seleção estratégica de imagens e textos aliada a diversos testes para entender como os usuários se comportam é um bom caminho para começar.
Confira o conteúdo que preparamos e aprenda a criar imagens para anúncios e otimizar os seus resultados.
4 dicas práticas para criar imagens para anúncios
Certamente, para quem não é profissional de marketing, publicidade e design, muitas dúvidas podem surgir sobre como criar imagens para anúncios da sua loja virtual. Mas você não precisa ser especialista na área para começar a divulgar seu ecommerce. Veja algumas dicas práticas que separamos para te ajudar:
1. Pesquise e defina o seu objetivo
O primeiro passo é pesquisar e ter ideias de inspiração. Procure referências de empresas que oferecem produtos similares ou até marcas de áreas diferentes, mas que te atraem. Analise o que estão fazendo e veja o que pode ser aplicado à sua estratégia.
Além disso, para escolher as imagens para anúncios é importante definir o tipo de anúncio que você quer criar. Podem ser anúncios para redes sociais (no feed do Instagram, nos Stories, no Facebook etc.), anúncios nos resultados de pesquisa orgânica ou em sites parceiros com o Google Ads, campanhas no Google Merchant, entre outros.
Depois, defina o objetivo do seu anúncio: aumentar as visitas ao seu site, divulgar uma promoção específica, oferecer um desconto etc.
2. Crie fotos autênticas e atraentes
Uma boa opção é tirar fotos exclusivas dos seus produtos. Isso dá um toque pessoal e autêntico às imagens para anúncios, ajudando a fortalecer a identidade visual da marca.
Você também pode utilizar rostos para ajudar a criar um vínculo com o cliente. O olhar humano é atraído por outros olhares, e essa é uma ótima estratégia para aplicar às suas campanhas. Não se esqueça de valorizar também o sorriso e outras características marcantes das pessoas que estão nas fotos. Isso tende a facilitar o sentimento de identificação com a marca.
Além disso, você também pode montar a imagem do seu produto com outros elementos. Isso ajudará os consumidores a entender suas dimensões e seu uso.
E, claro, tire fotos com alta resolução, de vários ângulos, com boa iluminação e mostrando os detalhes do seu produto. Isso vai ajudar a incentivar a compra do seu consumidor.
Se o seu orçamento for limitado e você não puder investir em uma produção de fotos personalizadas, uma boa alternativa é utilizar bancos de imagens. Assim você consegue manter um aspecto profissional e de qualidade. Vamos ver mais sobre isso a seguir…
3. Utilize bancos de imagem quando necessário
Se você não tiver imagens próprias, jamais utilize fotos do Google sem autorização. Isso poderá trazer sérios problemas, visto que toda imagem possui direitos autorais, e usá-las pode custar muito mais caro do que pagar pela licença.
Por isso, o uso de banco de imagens garante que você não tenha que arcar com prejuízos ao utilizar imagens para anúncios que não foram produzidas por você.
Cada foto possui uma licença que lhe garante proteção conforme os termos e condições da agência de fotos. No entanto, é importante ter atenção ao escolher, pois algumas não podem ser utilizadas para fins comerciais. Sempre leia o contrato de licença completo do banco de imagem que você utiliza. Veja alguns sites com opções de imagens gratuitas e pagas:
4. Confira as regras e requisitos das principais plataformas de anúncios
Ao criar imagens para anúncios, é preciso respeitar algumas boas práticas das plataformas que veicularão sua publicidade. Veja a seguir algumas das principais:
O Google prioriza os sites que entregam uma boa experiência online para os seus visitantes. Com os anúncios não é diferente. Se você criar imagens para anúncios que vão ser exibidos na plataforma do Google, invista em imagens responsivas. Ou seja, que serão bem exibidas tanto no desktop como em dispositivos móveis.
Além disso, é muito importante que a imagem para o anúncio leve para uma página que tenha exatamente o produto que você está anunciando. Dessa forma, é possível ter resultados muitos mais assertivos em suas campanhas.
? Mais detalhes sobre as especificações de imagem no Google Ads podem ser consultados na página de Ajuda do Google Ads Editor.
Tamanho das imagens no Instagram e Facebook
Cada rede social possui alguns padrões de imagem para anúncios. É muito importante que você respeite as proporções, caso contrário seus anúncios podem ficar distorcidos ou cortados. Veja quais são as dimensões recomendadas pelo Instagram e Facebook: Facebook:
- Feed: para imagens com link, 479 x 246 pixels no desktop e mínimo de 320 pixels de largura no celular. Recomendação: 1080 x 1350 pixels.
- Stories: 1080 x 1920 pixels
Instagram:
- Feed: 1080 x 1350 pixels
- Stories: 1080 x 1920 pixels
>> Mais detalhes sobre os diferentes tipos de anúncios e suas especificações podem ser encontrados no Guia de Anúncios do Facebook.
Quantidade de texto
Antigamente, o Facebook proibia a veiculação de anúncios com mais de 20% do espaço ocupado por texto. No entanto, hoje em dia, a exigência passou a ser apenas uma recomendação, com base em análises de desempenho. É importante reforçar que isso serve para o texto existente na própria imagem, não para o texto que a acompanha, como o texto da descrição ou do título do anúncio. Veja a quantidade recomendada para um anúncio no feed do Facebook/Instagram:
- Texto principal: 125 caracteres
- Título: 40 caracteres
- Descrição: 30 caracteres (ou 30 hashtags no caso do Instagram)
Agora que você já conferiu nossas dicas de como escolher imagens para anúncios, aproveite e aprenda mais com o nosso Manual Mão na Massa: como tirar fotos incríveis de produtos para sua loja virtual.