Aumentando vendas da sua loja com influenciadores
O marketing de influência, ou em inglês, influencer marketing, é uma vertente da área de comunicação que consiste em desenvolver ações focadas em determinadas pessoas que tenham influência e/ou liderança sobre uma comunidade de indivíduos que os acompanham, seus seguidores.
Compartilhando experiências cotidianas de suas rotinas, essas pessoas fortalecem uma relação legítima com seu público, e conseguem criar um posicionamento de autoridade, fazendo de suas opiniões extremamente relevantes na tomada de decisão daquele grupo social que os seguem.
E como um bom profissional, lendo esses dois últimos parágrafos, você com certeza já teve um insight para encaixar essa estratégia no seu negócio, né?
Eu consigo imaginar que já surgiram algumas dúvidas, como:
Como identificar um influenciador?
•Quanto devo investir para fazer uma campanha?
•Será que é mesmo algo viável para minha marca?
• (…)
Essas são algumas indagações bem comuns entre pessoas que nunca se aventuraram nesse mundo, mas fica tranquilo, um dia eu também já tive!
Sim. Eu, Johnny Mizrahy, que co-fundei uma tecnologia de conexão entre marcas e influencers, tive as mesmas dúvidas.
Então desliga a música, foca na leitura e juntos vamos “rascunhar” sua próxima campanha de marketing com influenciadores.
1. Definindo os objetivos da campanha
Primeiramente, antes de qualquer ação de marketing, seja offline ou online, é preciso ter uma finalidade, ou seja, definir o que quer alcançar.
Para definir seu objetivo, é preciso pensar em resultados específicos. Por isso, aumentar o faturamento por si só não vale!
Com um objetivo principal em mente, deve pensar:
•Por que eu quero usar essa estratégia?
•Faz sentido para minha empresa?
•Como vou executá-la?
Fazer esses questionamentos e descobrir as respostas, tornam os resultados mais claros e palpáveis, facilitando todo o direcionamento de seus esforços e/ou recursos.
Sendo assim, defina objetivos diretos, tais como:
•Aumentar o reconhecimento da marca
•Gerar leads/novos usuários
Além de traçar os objetivos, é preciso identificar quem você quer atingir com a sua ação. Ou seja, qual é o seu público-alvo, o que consomem e, principalmente, onde estão.
2. Elaborando sua estratégia
Toda ação marketing requer planejamento, estratégia e execução para alcançar o sucesso. E quando se trata de como fazer uma estratégia com influenciadores, deve-se pensar: quais influencers utilizar, quantos serão necessários para ter o alcance que você deseja, quais plataformas (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp e etc), e se usará ou não uma tecnologia de apoio.
Esclarecendo cada um desses pontos:
Perfis de influenciadores
Já entendemos que um influenciador é qualquer indivíduo ou instituição que é capaz de afetar a tomada de decisão de um terceiro, ou seja, uma imagem de credibilidade.
Dessa forma, não se amarre a quantidade de likes, comentários ou seguidores de alguém. Interprete esses dados e analise o quanto aquele público confia e está disposto a ouvir o que ele tem a falar.
Em 98% das ocasiões, tendemos a optar sempre pelo maior, mas nem sempre o que tem mais é o ideal para você.
A escolha de seu influencer deve ser baseada na sinergia do público dele com seu produto e/ou serviço.
Plataformas a serem utilizadas
O mundo não para de avançar, ficando cada dia mais trabalhoso acompanhar os canais de comunicação disponíveis no mercado.
Cada plataforma tem uma audiência que gira ao redor da funcionalidade que oferece. Portanto, é preciso determinar qual é o melhor formato de divulgação do seu produto e, consequentemente, qual focar.
Exemplos:
1. Se for para vídeos mais extensos, YouTube.
2.Para fotos e/ou vídeos mais breves, Instagram.
Tecnologia pode facilitar
É um recurso bem vantajoso para criar sua estratégia de marketing de influência.
Para ter êxito e fazer jus a todos os seus esforços, é de extrema prioridade definir como será executado o passo a passo da campanha.
“Mas Johnny, eu consigo fazer sozinho?”
Sim, você consegue. É mais trabalhoso, porém, possível.
Simulando um cenário sem tecnologia, o encarregado pela campanha precisará transitar pelas seguintes etapas:
1.Recrutamento
2. Seleção
3. Negociação
4. Comunicação
5. Gerenciamento
6. Extração de resultados
Não é algo impossível, porém, como falado anteriormente, é algo que vai requerer mais de seu tempo.
Agora, pensando no cenário com uma tecnologia, você consegue centralizar todas as etapas acima em um único ambiente e contar com uma equipe de especialistas para auxiliar o sucesso de sua campanha.
Com todos esses pontos definidos, fica menos complicado, não é?
3. Tornando um influenciador seu parceiro de vendas
Ao falarmos em influencers, devemos ponderar que existem alguns modelos para uma parceria de sucesso.
Por isso, sintetizar a configuração da sua estratégia é um ponto-chave para obter melhores resultados em seu projeto.
Levando isso em consideração, mapeei três formas de parceria:
•Ativação: Os influenciadores fazem inserções pontuais para uma marca. Pode ser a presença em algum evento, a participação de maneira especial e afins.
•Campanha: Os influenciadores têm uma participação mais longa na estratégia de divulgação da marca. Diferente da ativação, é combinado algo mais duradouro por parte do anunciante e do influencer.
•Embaixadores: A estratégia de embaixadores é transformar um influenciador digital em um porta-voz da sua marca. A ideia é pensar em longevidade, ou seja, ter o mesmo influenciador ao seu lado durante bastante tempo.
Para finalizar …
A elaboração da campanha é um dos elementos mais importantes do seu projeto.
Definir como será feita toda a execução, ter todos os pontos bem alinhados e delimitados vão gerar mais segurança na sua estratégia.
Agora, vamos fazer um acordo? Isso mesmo, eu e você.
Extraia ao máximo os gatilhos desse texto e aplique em seu negócio ao menos uma campanha de marketing de influência em no máximo 30 dias.
Quero saber as dúvidas, dificuldades e resultados de sua campanha.
Espero sua mensagem direta (DM) no Instagram em meu perfil pessoal @johnny_mz e vou responder individualmente cada mensagem.
E como começar agora? Economize seu tempo e conheça agora Tag The Brand, uma tecnologia focada no PME (pequeno e médio empreendedor) que simplifica o sucesso da sua campanha com marketing de influência.
É uma tecnologia paga que cabe no seu bolso.
Para ganhar seu CUPOM aguardo sua mensagem direta (DM) no meu Instagram.
E aí, já vendeu hoje? Não!? Então foco no resultado e bora vender
Johnny Mizrahy, co-fundador da empresa Tag The Brand.