Por que recuperar carrinhos abandonados (e como fazer isso)?

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Carrinhos abandonados representam um dos maiores pesadelos de um lojista: queda nas vendas, menores taxas de conversão, menos dinheiro entrando e menos lucro. Já que o objetivo de recuperar carrinhos abandonados é tão importante, criamos este artigo com dicas para você saber como atrair o cliente para finalizar a compra e combater estes monstros que atormentam o sono dos lojistas!

O que são os carrinhos abandonados e por que isso acontece?

Carrinhos abandonados são as listas de produtos selecionados por consumidores que, por algum motivo — falaremos sobre isso mais adiante neste post —, desistiram de prosseguir com a compra, abandonando os produtos e saindo da loja.

Por que é importante adotar estratégias para recuperar carrinhos abandonados?

O resultado de um grande volume de carrinhos abandonados é:

  • Diminuição da taxa de conversão;
  • Perda de oportunidades de venda;
  • Menos dinheiro entrando;
  • Menos lucro;
  • Impacto na motivação e entusiasmo do lojista e colaboradores.

Para evitar tudo isso, é importante procurar formas de recuperar carrinhos abandonados. Além disso, eles podem ser a indicação de um problema maior que pode estar acontecendo, que pode trazer outras consequências e, portanto, deve ser resolvido o quanto antes.

3 dicas para recuperar carrinhos abandonados

Para recuperar carrinhos abandonados, as dicas são:

1. Pesquisar, pesquisar e pesquisar

Muitos fatores podem levar o consumidor a abandonar um carrinho. Por exemplo:

  • Uma falha na experiência de navegação;
  • Falha no atendimento e na disponibilidade de informações fundamentais para a decisão da compra;
  • Checkout não transparente;
  • Valor alto do frete e/ou a disponibilização desta informação somente na hora do fechamento da compra;
  • Forma de pagamento preferida do consumidor não está disponível;
  • Prazo de entrega maior do que o consumidor está disposto a esperar;
  • Muitas páginas ou campos para cadastro;
  • Indecisão do cliente;
  • Falta de segurança ou confiança do cliente na loja;
  • Esquecimento.

O primeiro passo para recuperar carrinhos abandonados é entender qual (ou quais) destes fatores está motivando o seu consumidor a abandonar carrinhos no seu site. Como? Com muita pesquisa. Neste momento, ferramentas analytics que lhe permitam montar um funil de conversão, acompanhar cada passo que o consumidor deveria dar e mapear o comportamento de navegação do usuário dentro do seu site serão suas melhores amigas.

2. Atuar no problema

Em seguida, você precisa elaborar soluções. Abaixo, preparamos uma tabela com as soluções dos principais problemas que citamos acima. Confira.

ProblemaSolução
Falha na experiência de navegação.
Estudar a usabilidade e a navegabilidade do site para encontrar os pontos de falha e modificá-los. Testes de navegação assistida, nos quais você literalmente assiste a um consumidor navegando pelo site, e de cliente oculto podem ajudar a identificar o que precisa melhorar.
Falha no atendimento e na disponibilidade de informações fundamentais para a decisão da compra.
Rever as opções de atendimento oferecidas, o horário de funcionamento e se a equipe que atua nesta área está suficientemente treinada e munida de informações que ajudem a incentivar a finalização da compra.Além disso, é interessante analisar as informações que constam nas páginas que o consumidor acessa antes de chegar ao carrinho bem como o conteúdo disponibilizado no FAQ (perguntas frequentes).
Checkout não transparente.
Estabelecer um checkout transparente para que o cliente possa realizar o pagamento de forma simples, rápida e segura, sem ser redirecionado para outro ambiente.
Valor alto do frete e/ou a disponibilização desta informação somente na hora do fechamento da compra.
Disponibilizar a informação de cálculo de frete na página de detalhe do produto e/ou uma opção de visualização no próprio carrinho, antes do fechamento. Se possível, procurar outras soluções de entrega que possam reduzir o valor do frete.
Forma de pagamento preferida do consumidor não está disponível.
Fazer um estudo sobre as formas de pagamento preferidas do seu consumidor e oferecê-las em sua loja.
Prazo de entrega maior do que o consumidor está disposto a esperar.
Rever os prazos de entrega com o serviço de frete e/ou deixar bem claro e explícito na página de detalhe dos produtos o motivo do prazo mais longo, especialmente no caso de produtos feitos artesanalmente ou de forma personalizada.
Muitas páginas ou campos para cadastro.

Rever a quantidade de campos para serem preenchidos e de páginas para serem acessadas. Solicite somente dados realmente essenciais para o atendimento da demanda e não o faça passar por mais páginas que o necessário — isso é especialmente importante no caso de compras mobile, em que o cliente está usando uma tela pequena, muitas vezes está no meio de outras atividades diárias e precisa de praticidade para finalizar a compra.
Indecisão do cliente.
Tenha uma equipe de atendimento capacitada, munida de argumentos relevantes, simpatia e preparo para lidar com diferentes clientes e situações. Além disso, trabalhe com o marketing personalizado, disparando e-mail marketing para os consumidores que possuem carrinho abandonado. Você pode oferecer um desconto para incentivá-lo a finalizar a compra, por exemplo. Mas tenha cautela para não encorajar que o consumidor repita esta ação sempre que quiser ganhar um desconto. Uma dica é oferecer cupom de desconto só para carrinhos de determinado valor e com prazo de validade. Outra possibilidade é trabalhar com o retargeting, usando anúncios que o lembrem do produto. Só tome cuidado para não usar esta estratégia em excesso a ponto de incomodar o cliente.
Falta de segurança ou confiança do cliente na loja.
Tenha um certificado digital, deixe-o exposto no site e disponibilize depoimentos e avaliações reais de consumidores satisfeitos.
Esquecimento.
Neste caso, vale usar o e-mail marketing ou o anúncio de retargeting para lembrá-lo de que o carrinho permanece lá esperando por ele.

3. Usar ferramentas para recuperar carrinhos abandonados

Por fim, você pode contratar ferramentas com recursos especializados na recuperação de carrinhos abandonados, como a Enviou. Com planos acessíveis, a Enviou pode ajudá-lo(a) a ter:

  • um monitoramento em tempo real dos abandonos;
  • analisar abandonos e recuperações com os relatórios oferecidos;
  • uma ferramenta de envio de e-mail marketing para impactar os consumidores e recuperar carrinhos abandonados.

A melhor parte é que a Enviou é parceira da Loja Integrada. Isso significa muito mais praticidade na hora da integração com a sua loja virtual. Conheça mais sobre a ferramenta para recuperar carrinhos abandonados da Enviou.

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Alfredo Soares
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