Adote a gestão de pedidos omnichannel na Black Friday
Gestão de pedidos é um trabalho minucioso e que não dá espaço para erros. É preciso que ele seja feito com muita atenção a detalhes para garantir que os produtos solicitados cheguem até o cliente — e para que não sejam vendidos produtos que não estão mais disponíveis em estoque. Fazer isso em plena Black Friday e num cenário omnichannel é ainda mais desafiador. Por isso, o texto de hoje da Série Black Friday traz informações sobre como tornar esse processo mais fácil.
O que é a gestão de pedidos omnichannel?
Omni significa “o todo, todos” e channel significa “canais”. Portanto, omnichannel no e-commerce significa vender nos canais disponíveis e que fazem sentido para os seus consumidores, de forma integrada. Por exemplo, se seu cliente prefere receber atendimento via chat, mas, por algum motivo, precisa continuar a conversa por e-mail, ele poderá fazer isso de forma fluida, sem interrupções. Outro exemplo de experiência omnichannel: o consumidor começa a explorar os produtos na rede social da sua loja, clica em um link para acessar a página do produto no site de e-commerce e finaliza a compra via WhatsApp.
O desafio dessa estratégia é, justamente, saber como gerir os pedidos que chegam por meio de todos esses canais, incluindo administrar o recebimento, verificar a disponibilidade e estoque, conferir, confirmar pagamento e acompanhar a logística de cada pedido que chega por meio dos diferentes canais de venda da marca.
O que é OMS?
OMS é a sigla para Order Management System. Em tradução livre, Sistema de gestão de pedidos. Ou seja, é um sistema que automatiza os processos de gestão de pedidos omnichannel, além de proporcionar uma visão geral do estoque. Com esse sistema fica mais fácil acompanhar as vendas e também as devoluções de clientes por motivo de troca, por exemplo.
Qual é a importância desse sistema principalmente na Black Friday?
Realizar a gestão de pedidos de qualquer loja virtual já é um desafio, mas, na Black Friday, o volume de vendas costuma ser bem maior. E isso exige mais cuidado e mais recursos de tempo, equipe e processos. São mais conferências de pedido, verificação de disponibilidade em estoque, confirmação de pagamento e logística para fazer. E se o e-commerce é omnichannel (que já é uma característica bem relevante atualmente), os pedidos podem chegar de diferentes canais ao mesmo tempo.
Fazer essa gestão de pedidos omnichannel em plena Black Friday de forma manual, ou seja, sem um sistema para ajudar, é quase impossível. Seria necessário um time grande e muita atenção aos detalhes. Afinal, uma falha no processo de gestão de pedidos pode significar a venda de um produto que não está disponível em estoque, um envio incorreto, um problema no pagamento e um cliente frustrado que, além de compartilhar sobre a experiência ruim que teve com a loja, dificilmente vai voltar a comprar nela.
Conheça o Tiny
Tiny é um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de recursos empresariais) que oferece a função de OMS. Como todos os pedidos passarão por ele, fica fácil, prático e ágil sincronizar os pedidos que chegam por meio de todos os canais da loja e verificar a disponibilidade dos produtos em estoque.
Um dos diferenciais do OMS da Tiny é a função de Recepção de Pedidos Multicanal. Por meio dela, a cada pedido feito, o produto fica reservado no estoque. Dessa forma, a plataforma evita que outro pedido seja feito para o mesmo produto e a loja venda um produto indisponível. Depois da confirmação de pagamento, o produto é liberado e é dado baixa no estoque. Caso o pagamento não seja realizado, a unidade do produto volta a contar no estoque.
Para melhorar ainda mais, a Tiny é parceira da Loja Integrada, o que facilita muito para o lojista na hora de instalar a aplicação.
Sem complicação e sem chances de ter clientes frustrados na Black Friday — conheça o módulo de OMS da Tiny.