[Guia] Como tirar fotos de produtos pra loja virtual
Aprenda algumas dicas práticas de como tirar fotos de produto pra loja virtual e arrasar!
Os consumidores de hoje querem rapidez e conveniência na hora de fazer suas compras. Por isso, quando falamos de ecommerce, um dos aspectos mais essenciais são as fotos de produto pra loja virtual.
As fotos de produto são o primeiro contato do cliente com o que você tem a vender. Por isso, saber criar uma boa foto é, com certeza, uma das habilidades básicas do mundo do ecommerce.
Mas então como você pode capturar tudo o que o seu produto oferece aos visitantes em uma imagem? Vem com a gente e veja as dicas que preparamos.
Fotos de produto pra loja virtual: por que elas aumentam suas conversões (vendas)?
Suas imagens representam o valor e a qualidade do seu produto percebidos pelo consumidor. Elas falam diretamente ao seu público-alvo e podem transmitir informações, mas também emoções e sensações. Isso faz com que as pessoas se identifiquem com o que está sendo vendido. Bem estilo “amor a primeira vista”.
São também por meio delas que o consumidor “experimenta” seu produto. Uma boa imagem pode reduzir suas taxas de devolução, enquanto uma imagem ruim pode frustrar seus consumidores.
Além disso, elementos visuais estão no comando da sua marca. Eles são o primeiro componente a chamar a atenção do consumidor, inspirar confiança e convidar quem chega a dar a famosa “olhadinha” pra saber mais.
Em outras palavras, boas fotos de produto pra loja virtual aumentam suas taxas de conversão simplesmente incentivando que os usuários permaneçam por tempo o suficiente pra tomar uma decisão de compra.
O que considerar ao tirar fotos de produto pra loja virtual?
Ok, talvez você já até soubesse ou imaginasse tudo que falamos até aqui — que as fotos de produto são parte fundamental do seu processo de vendas.
Mas pode estar achando também que tirar fotos de produto incríveis está muito fora da sua realidade e que custa muito caro. Isso não é verdade.
A tecnologia hoje se popularizou, e nós apostamos que você tem em mãos um celular com uma câmera suficiente pra dar conta do recado.
Sim, você pode usar ele mesmo. A qualidade das suas fotos tem muito mais a ver com a luz, ambiente e posição que você escolhe do que com ter uma super câmera profissional em mãos.
Veja a seguir algumas coisas que você deve considerar na hora de tirar fotos de produto pra loja virtual.
1. Resolução mínima de imagens
Seu celular provavelmente possui uma boa câmera, mas você deve tomar cuidado na hora de subir a imagem para sua plataforma de ecommerce.
Para checar a resolução das imagens, você deve acessar os detalhes em sua galeria. Lá, você verá o tamanho da imagem (quantos MB ela tem) e a resolução em pixels (por exemplo, 2800×1200).
O ideal é que suas imagens tenham, no mínimo, 640 x 480 pixels para imagens retangulares e 640 x 640 pixels para imagens quadradas.
Seu celular provavelmente dá conta do recado, mas lembre-se de enviar as fotos pela nuvem ou por email, e nunca pelo WhatsApp! Alguns aplicativos (entre eles, o WhatsApp) reduzem a qualidade da imagem para reduzir seu tamanho de envio — e, claro, você quer garantir a máxima qualidade para seu público.
2. Zoom e ângulos
O consumidor não quer ver apenas a frente do seu produto, mas sim ele por completo, como se estivesse manuseando o item. Por isso, você pode tirar fotos mais próximas de determinados detalhes do objeto e explorar diversos ângulos.
Quanto mais você mostrar do produto, mais o seu consumidor vai se encantar ?
Para isso, existem alguns ângulos básicos que não podem faltar na sua página de produto. São eles:
- Nível dos olhos: é como veríamos o produto de frente, na vida real;
- Plongée: foto com a câmera inclinada para baixo em direção ao produto, mostrando o item de cima;
- Contra-plongée: foto tirada de baixo para cima, mostrando o produto visto de baixo;
- Ângulo alto: este ângulo mostra o produto diretamente de cima;
- Inclinado: foto tirada com a câmera inclinada para um lado e o produto posicionado em um ângulo.
Você pode tirar pelo menos uma foto de cada um desses ângulos e de diferentes faces do produto (de frente, de costas, de lado etc). Isso deve ilustrar todas as características do item.
3. Imagens secundárias
Além das imagens clássicas do produto, em vários ângulos e com fundo branco, você também pode tirar fotos complementares, mostrando o uso do produto no dia a dia.
Por exemplo, se você vende tênis feminino pra corrida, tire fotos do tênis no pé de uma modelo pra dar uma ideia melhor de como ele se encaixa (altura do cano, espessura da sola, formato etc.). E você também pode tirar algumas fotos da modelo correndo em um parque, por exemplo, ilustrando o uso.
Essas imagens complementares dão vida ao produto, e ainda podem ser utilizadas em outras campanhas nas redes sociais pra impulsionar suas vendas.
? Existem diversas outras dicas que podem te ajudar a tirar fotos de produto pra loja virtual arrebatadoras!
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