Como criar campanhas de vendas para o setor de modas
A empreendedora, influencer e especialista em modas online, Alê Moraes, é a nossa convidada e vai dar dicas de como elaborar uma campanha de vendas neste artigo. Continue a leitura!
Uma campanha de vendas, de forma bem resumida, é uma ação de vendas estruturada, ou seja, existem alguns critérios e passos a serem seguidos para que ela gere resultados expressivos. Em muitos casos, usando a estratégia de campanha de vendas, é possível vender em uma semana, o faturamento do mês inteiro!
Uma campanha de vendas tem, entre outros passos, um tema definido, antecipação para sua lista VIP de WhatsApp ou e-mail, escassez, uma alta intensidade e volume de postagens, e principalmente, uma oferta irresistível, algo que faça seus clientes parar tudo o que está fazendo para aproveitar essa oportunidade única!
A maioria das pessoas confunde campanha com dar brinde ou desconto, mas vai muito além disso!
Vamos construir esse raciocínio juntos – o que é mais atrativo na sua percepção?
Nas compras acima de R$200,00 ganhe 10% de desconto;
OU
Nas compras acima de R$200,00 ganhe uma camiseta de presente (uma camiseta que você vende por R$60,00, mas que pagou R$20,00 no fabricante?);
Fica claro que a opção 2 é a mais atrativa porque ela tem muito mais valor agregado do que a opção 1 – mas para você, dono do negócio, o custo dessa ação é o mesmo!
A opção 2 é uma oferta irresistível – mas preste bastante atenção: a oferta precisa ser irresistível para o seu público-alvo! E é justamente por esse motivo que entramos nos 3 pontos importantes a serem avaliados antes de criar uma campanha de vendas:
1 – O seu estoque: quais peças você tem em estoque que poderiam ser usadas como presente? Existem peças que têm um tema em comum e podem ser usadas para uma campanha com produtos específicos? Caso não tenha nada em estoque, você consegue buscar parceiros para os presentes da campanha?
2 – O seu ticket médio: esse número define quanto seu cliente precisará comprar para ganhar o presente. Não adianta criar uma ação em que a cliente precisa comprar R$600,00 para ganhar o presente, se em uma situação de compra normal ela gasta R$150,00 – por mais irresistível que o presente seja, o valor do ticket está muito acima da média do seu público.
3 – O seu público-alvo: o que é irresistível para o seu público? O que faz sentido dar como presente? O que faria seu cliente parar tudo o que ele está fazendo e prestar atenção na sua loja e nas suas postagens, e tomar a decisão de compra agora?
E uma das melhores maneiras de conhecer melhor o seu público-alvo é usar as enquetes do Instagram, ou até mesmo mandar perguntas no WhatsApp, caso as respostas às suas enquetes ainda sejam pouco expressivas.
É fundamental que você busque saber exatamente do que o seu público gosta, quais são as dificuldades que eles têm na hora de comprar um produto, quais são as influenciadoras com as quais se identificam, como é sua rotina, o que eles gostariam de ganhar de presente.
Quanto mais profundamente você conhecer o seu público, mais fácil será criar suas ações de vendas.
Etapas de uma campanha de vendas
Todos estes 3 pontos básicos que falamos acima, são somente a ponta do iceberg.
Para criar uma campanha de vendas de sucesso, você vai precisar seguir os seguintes passos:
° Analisar o seu estoque para definir qual será o tema da campanha – você tem muitos vestidos? Pode fazer a semana dos vestidos. Você tem muitas peças com estampa animal print? Pode fazer a campanha “Safari” – use sua criatividade;
° Avaliar quais presentes podem ser oferecidos dentro das peças que já tem em estoque ou através de parcerias. Os parceiros podem ser negócios que vendem produtos complementares aos seus ou até mesmo prestadores de serviços locais, dentro dos interesses do seu público-alvo;
° Criar antecipação – informe para sua audiência que está planejando uma ação especial, e se elas pudessem escolher, o que gostariam de ganhar de presente (dentro das opções que você tem disponíveis, claro!). Aproveite para mostrar os bastidores da organização da campanha, para gerar curiosidade;
° Definir qual será o tema da campanha;
° Definir qual será sua oferta irresistível, usando os dados captados através das pesquisas;
° Definir o tempo de duração da campanha (o prazo máximo, para gerar escassez, é de até 7 dias de duração);
° Informar que sua lista VIP de WhatsApp irá receber a campanha de vendas em primeira mão, antecipadamente, e usar esse argumento para levar mais pessoas para o seu WhatsApp;
° Antecipar a ação de vendas na lista VIP;
° Preparar vários posts para feed e stories com foco em venda, em deixar claro qual é a campanha, qual é o presente, qual o tempo de duração da ação;
° Agendar lives e fazer provador com as peças da campanha, exemplificando o que a pessoa pode comprar e o que ela vai ganhar de presente;
° Criar anúncios para impulsionar ainda mais seus resultados (opcional, mas bastante poderoso);
° Fazer parcerias com influenciadoras locais para divulgarem sua ação para a audiência delas;
° Fazer no mínimo 6 posts no feed e 30 stories diariamente no período em que a campanha está no ar;
° Anunciar que a campanha está acabando, com contador de tempo e intensificar ainda mais as postagens no feed e stories, para que a escassez seja realmente forte.
Teste, análise e repita!
O segredo de uma campanha de sucesso é testar e repetir!
Eu recebo muitas perguntas como: “é melhor eu fazer isso ou aquilo?”, mas a verdade é que muitas vezes você só vai descobrir a resposta testando. É por esse motivo que eu sempre indico começar com produtos que você já tem em estoque ou parcerias, porque se a campanha não trouxer o resultado esperado, você não fica com ainda mais itens parados em estoque. Em vários casos, a mesma campanha de vendas apresentada de maneiras diferentes traz também resultados diferentes.
Assim que terminar sua campanha, é essencial fazer uma análise dos resultados – avaliar o que funcionou, o que pode ser melhorado, se a meta de vendas foi alcançada, e já preparar a próxima ação! É super possível fazer pelo menos uma campanha de vendas estruturada por mês, intercalada com ações de venda rotineiras do seu negócio.
Agora é a hora de colocar as mãos na massa e planejar a sua próxima campanha de vendas!