SEO para ecommerce: saiba como destacar sua loja nos principais buscadores
Neste conteúdo, explicamos a importância de se aplicar técnicas de SEO para ecommerce, além de detalharmos as métricas validadas pelo Google. Confira!
Você acabou de abrir sua loja de ecommerce na internet, mas tem muitas dúvidas com relação a como os sites aparecem nas primeiras páginas do Google ou de outros buscadores? Não tem problema, a gente vai te ajudar com isso.
Antes de tudo, saiba que o que vai fazer com que a sua loja apareça dentre as primeiras páginas de buscadores como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo, serão as estratégias de SEO utilizadas dentro do seu site/blog.
Infelizmente, muitas lojas quando se lançam dentro de plataformas online, acabam deixando de lado uma estratégia sólida e eficaz relacionada a SEO para ecommerce, o que faz com que o negócio não alcance resultados satisfatórios.
Porém, uma vez entendida a importância do SEO para loja virtual e traçado um planejamento preciso e de acordo com o que precisa ser escalado, as chances de sucesso desse ecommerce são muito maiores.
Inclusive, é importante aprender essas técnicas de ranqueamento e inseri-las no seu negócio o quanto antes. Isso porque o marketing digital se encontra em franca ascensão, possibilitando que muitos comércios se transformem em verdadeiros cases de sucesso dentro da internet.
Segundo pesquisa publicada pelo o portal E-commerce Brasil, em 2021, o ecommerce brasileiro teve um crescimento de 27%, obtendo um faturamento de R$ 161 bi. Esses dados evidenciam o mar de oportunidades que o mundo digital proporciona para aqueles que trabalham da maneira correta.
Dito isso, vamos voltar para o que realmente interessa: como destacar a sua loja online utilizando boas práticas de SEO?
De antemão, já te avisamos que não é nenhum bicho de sete cabeças e, depois de ler esse texto, você sairá daqui com diversos insights sobre o assunto.
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization, são fatores utilizados pelo Google que, se seguidos corretamente, têm a capacidade de posicionar qualquer empresa dentro das primeiras páginas de busca.
Além disso, é interessante lembrar que utilizar as técnicas de SEO são extremamente importantes para lojas de ecommerce que ainda não podem investir tanto dinheiro em tráfego pago. Ou seja, lojas virtuais que pretendem aparecer nas primeiras páginas do Google de maneira orgânica.
Aliás, caso você esteja se perguntando qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, veja a seguir:
Tráfego pago
O tráfego pago é quando você conquista clientes para o seu site/blog, através de anúncios pagos dentro de plataformas como Google, Facebook, Instagram e outros.
Tráfego Orgânico
Já no tráfego orgânico, como o nome já diz, os clientes chegam até você de forma orgânica, ou seja, de forma natural, sem que haja a necessidade de se investir dinheiro para alavancar seu ecommerce.
Confira as principais diferenças entre tráfego orgânica e pago!
Por que o SEO é tão importante para o crescimento da sua loja virtual?
Agora que você aprendeu o que é SEO, é necessário entender o porquê desse mecanismo de ranqueamento ser tão importante para o seu negócio.
Primeiramente, é preciso entender que, quando falamos da principal ferramenta de busca do mundo, o Google, estamos falando de uma empresa que, acima de tudo, zela pela boa experiência do usuário.
Em outras palavras, todas as técnicas de SEO utilizadas no seu negócio, primordialmente, visam oferecer para o seu futuro cliente, um ambiente mais informativo, simples e de fácil navegação. Aliás, essas são as premissas impostas pelas principais plataformas de busca, para que seu negócio seja indexado logo nas primeiras páginas.
Portanto, planejar uma estratégia de SEO para loja virtual seguindo todas as diretrizes das quais iremos falar a seguir, significa não só atrair clientes em potencial, mas, também, fazer de você uma autoridade dentro do seu nicho de atuação.
Quais pontos devem ser considerados dentro de uma estratégia de SEO para ecommerce?
Finalmente chegamos ao momento mais esperado, aquele onde iremos te mostrar, de forma detalhada, como o SEO para ecommerce ajudará sua loja a ocupar as primeiras páginas de busca.
Entretanto, antes de começar, é necessário fazer um comentário: normalmente, as estratégias de SEO, são feitas através de ações que visam resultados a médio/longo prazo. Ou seja, por mais que seja seguido exatamente o que será mostrado nesse artigo, pode ser que demore um tempo até que sua loja obtenha os resultados que você deseja.
Ademais, tenha em mente que sempre haverão pontos a serem melhorados sempre. Isso quer dizer que, uma estratégia de SEO, também, é feita de testes. Por isso, efetue mudanças dentro do seu site quando necessário e, acima de tudo, tenha paciência com relação aos resultados.
Dito isso, confira o passo a passo que você deve seguir para que sua loja virtual esteja sempre nas primeiras opções de busca.
Pesquisa de palavras-chaves
Antes de mais nada, é necessário que você faça um estudo extremamente detalhado do seu público-alvo e sua persona. Uma vez definido quem são eles, coloque-se no lugar do seu cliente e tente imaginar como ele faria para procurar pelo seu produto.
Existem algumas ferramentas que poderão te auxiliar nesse processo. Dentre elas, destacamos o Semrush e o Google Keyword Planner. Em suma, essas duas ferramentas irão te mostrar se as palavras-chaves que você pretende utilizar na sua estratégia tem bastante procura ou não.
Dessa forma, o uso de palavras-chaves com bastante concorrência, fará com que seu ecommerce dispute espaço com outras lojas dentro do mesmo nicho. Por outro lado, o uso de uma palavra-chave com pouca concorrência, poderá fazer com que o seu negócio seja ranqueado com mais facilidade, entretanto, com um número menor de acessos.
URL amigável
Uma ótima dica para melhorar o SEO para loja virtual, é se preocupar em criar uma URL amigável, seja para sua loja ou para uma página específica do seu site, como por exemplo, a página do seu produto.
Por vezes, quando uma página é gerada, sobretudo, aquelas elaboradas através do WordPress, traz consigo uma URL bagunçada, cheia de números e caracteres. E, conforme falamos anteriormente, isso afeta diretamente a experiência do consumidor, dificultando assim a escalabilidade do seu negócio.
Desse modo, lembre-se de incluir sua palavra-chave ao final da URL gerada, além de excluir todos aqueles números e letras que atrapalham a leitura do seu cliente. Confira um exemplo na imagem a seguir:
Descrição para SEO
Para que o seu produto seja bem ranqueado, a descrição para SEO também é um ponto fundamental. Por isso, preste atenção nas dicas a seguir e lembre-se segui-las sempre que for anunciar um produto no seu site:
Utilize palavra-chaves
A essa altura, pelo número de vezes que o termo “palavra-chave” foi adicionado a esse artigo, você já deve ter entendido o quanto esse detalhe é importante. Em síntese, ao criar a descrição do produto que você pretende anunciar, certifique-se de incluir a palavra-chave durante esse processo.
Entretanto, tenha em mente que o acúmulo exagerado de palavras-chaves dentro de um único anúncio, poderá impactar de forma negativa o ranqueamento da sua loja nas plataformas de busca.
Utilize técnica Alt Text
Basicamente, a técnica Alt Text consiste em salvar o nome da imagem contida no seu anúncio, com a palavra-chave selecionada na sua campanha. Isso facilitará que as pessoas encontrem seu produto na aba de “imagens” do Google, quando procurarem pela sua palavra-chave.
Seja criativo e não copie do concorrente
Certamente, esse é um dos principais erros cometidos por aqueles que anunciam seus produtos na internet. Evite, a todo custo, copiar a descrição contida no produto oferecido pelo seu concorrente. Pois, isso afetará drasticamente seu posicionamento nas primeiras páginas de busca.
Desse modo, procure criar descrições criativas e únicas, que mostrem o real valor dos seus produtos, tornando-os relevantes para os clientes.
Heading Tags
Por último, não podemos esquecer das heading tags que, se bem utilizadas, ajudarão a melhorar as técnicas de SEO para loja virtual. Em primeiro lugar, os headers, como também são chamados, nada mais são do que o título e os subtítulos do seu conteúdo.
Por exemplo, ao anunciar o seu produto, o título escolhido deverá ser colocado em formatação H1 dentro do blog. Caso existam outras informações que você queira adicionar ao seu produto, essas deverão vir em formatação H2, H3, H4 e assim por diante. A sequência deve seguir a respectiva ordem de importância do assunto.
Como resultado, o Google conseguirá encontrar e indexar o seu conteúdo dentro das páginas de busca com mais facilidade. Confira um exemplo de Heading Tags bem utilizadas loja Cola e Decora.
Títulos para SEO
O título para SEO, também conhecido como Title Tag, é o título que aparecerá na HTML da sua página. Esse título deve conter entre 55 e 61 caracteres. Portanto, ao criá-lo para seu produto, atente-se ao limite de caracteres estabelecido pelo Google, para que isso não atrapalhe seu posicionamento de cada página da sua loja virtual.
Confira o exemplo de Title Tag no print a seguir
Meta-Description
Você já percebeu que, ao fazer uma busca no Google, logo abaixo das URLs disponíveis na página, é possível visualizar um texto curto, como se fosse um resumo? Pois bem, esse conteúdo é chamado de Meta-Description. Sua finalidade, na verdade, é bastante simples e serve para informar o leitor a respeito do conteúdo contido dentro daquele link.
Assim, lembre-se de adicionar uma meta-description a sua página, sempre seguindo o limite de 121 até 156 caracteres.
Conclusão
Agora que você aprendeu as principais técnicas utilizadas pelo Google para ranquear o seu texto, não perca tempo e comece a aplicá-las o quanto antes. Por fim, conforme explicado anteriormente, estratégias de SEO costumam levar um tempo até que começem a dar resultado.
Portanto, realize avaliações periódicas com relação ao desempenho do seu site de modo geral, além de fazer mudanças pontuais quando necessário. Dessa forma, com o aperfeiçoamento das suas estratégias de SEO, melhor posicionado sua loja estará nas plataformas de busca, aumentando assim o tamanho da sua audiência.
Gostou das dicas? Então aproveite e leia também o conteúdo Primeiros passos para criar campanhas no Google Ads para o seu ecommerce e aprenda a vender muito mais produtos na sua loja.
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